Libertad-PAR elimina o Cruz Azul-MEX e está nas quartas da Libertadores

Quarta-feira, 09/05/2012 - 03:15

O Libertad é o segundo clube garantido nas quartas de final da Copa Santander Libertadores. A equipe paraguaia recebeu na noite desta terça-feira (8 de maio) o Cruz Azul, abusou do jogo aéreo, e venceu por 2 a 0. O outro já classificado é o Vélez Sarsfield, que empatou mais cedo com o Nacional de Medellín. Na próxima fase, os paraguaios enfrentam o vencedor de Universidad de Chile e Deportivo Quito. Na ida, vitória dos equatorianos por 4 a 1 em casa.

Como o primeiro jogo tinha sido 1 a 1 no México, um empate sem gols garantia os paraguaios nas quartas. Mas eles nunca tiveram na cabeça o pensamento de jogar pelo resultado. Tanto que logo aos 10 minutos saiu o primeiro. O Libertad aproveitou-se da maior fragilidade do Cruz Azul: bolas no alto. Ayala cobrou falta lateral na área, e o baixinho Núñez, sozinho, completou de cabeça.

Até que o Cruz Azul tentou sair para o jogo, atacar, passar a bola com calma. Um gol, e a disputa ia para os pênaltis. Mas o último passe sempre saía errado, nunca entrava. E o jogo acabou ficando preso no meio de campo, e o Libertad chegava com mais perigo e na boa. Os espaços dos mexicanos eram cada vez maiores, e o goleiro Corona acabou sendo o melhor jogador de um time que precisa marcar. Grande partida do camisa 1 dos visitantes.

O momento mais animado do primeiro tempo foi o último. O único passe final certo do Cruz Azul foi um belo toque de calcanhar de Villa, que achou o quase-xará Vela na área. Ele chutou cruzado, muito perto da trave. A resposta veio no mesmo minuto. Ayala acertou um voleio lindo, para defesa ainda mais bonita de Corona.

O segundo tempo foi praticamente uma cópia do primeiro. Começou logo com um gol de cabeça do Libertad depois de falta lateral cobrada por Ayala. Mas desta vez quem completou foi Cáceres, que assim como Núñez, subiu sozinho.

O resto do jogo foi mais do mesmo: passes sem definições do Cruz Azul, ataques esporádicos do Libertad, belas defesas de Corona, e mais nenhum gol no Estádio Nicolás Leoz.

Fonte: Lancenet