Confira os fatores que podem fazer o Vasco avançar na Libertadores

Terça-feira, 08/05/2012 - 14:20

Depois de vencer o primeiro duelo por 2 a 1, o Vasco volta a enfrentar o Lanús, agora na Argentina, nesta quarta-feira (9 de maio), a partir das 22h, com transmissão ao vivo do canal FX, em busca de sua classificação às quartas de final da Copa Santander Libertadores. Confira, então, cinco fatores que podem determinar o futuro do Gigante da Colina na competição continental.

Dedé fora

Um dos principais jogadores do time titular do Vasco, o zagueiro Dedé está fora confronto na argentina porque não se recuperou de um edema ósseo em sua perna esquerda. Chamado de Mito pela torcida, o defensor não possui substituto à altura no elenco. Assim, o sistema defensivo da equipe, que terá no miolo de zaga Rodolfo e Renato Silva, pode não suportar a pressão do Lanús, que, como se espera, tentará reverter o resultado desde os minutos iniciais da partida.

Diego Souza

O time do Vasco possui ótimas opções para o setor de meio campo. Além dos ídolos Felipe e Juninho Pernambucano, a equipe também conta como talentoso e decisivo Diego Souza, grande responsável pelo time do Grêmio ter chegado à final da Libertadores em 2007. Desta forma, como aconteceu no jogo de ida, o camisa 10, a partir de uma grande jogada, pode definir a ida do Gigante às quartas de final.

Gol sofrido em casa

Motivo pelo qual o time saiu vaiado do estádio São Januário na semana passada, o gol marcado por Regueiro a favor do Lanús pode custar caro ao Vasco. Isso porque, com o resultado final de 2 a 1, uma vitória argentina simples, por 1 a 0, acaba com o sonho dos cariocas de conquistar o bi da Libertadores.

Ânimos vascaínos

Do empate em 1 a 1 contra o Libertad, no Paraguai, na terceira rodada da fase de grupos, pôde-se tirar uma lição: o time vascaíno precisa controlar seus ânimos na hora de lidar com a catimba sul-americana. A equipe vencia por 1 a 0 até o início do segundo tempo, quando Diego Souza, autor do gol, “entrou no jogo dos paraguaios” e foi expulso após cometer falta violenta. Com um a menos em campo, o Vasco não suportou a pressão e cedeu o empate.

Então, para voltar ao Brasil com a classificação na bagagem, é fundamental que os vascaínos controlem seu lado psicológico para que, em um lance isolado, não acabem comprometendo o restante do jogo, que tem tudo para ser tenso durante seus 90 minutos.

Histórico na Libertadores 2012

Retrospecto não entra em campo, mas serve como um bom parâmetro para analisar o desempenho das equipes em diferentes situações. E, com base nos jogos feitos pelo Vasco na Libertadores deste ano, a classificação já pode ser dada como garantida. Afinal de contas, o time não perdeu nenhum jogo fora de casa (na primeira fase empatou com Libertad e Nacional do Uruguai) e balançou as redes em todos os jogos que disputou até aqui.

Fonte: Fox Sports