Dep. Quito dá grande passo para ir às quartas da Libertadores: 4 a 1 na U. de Chile

Sexta-feira, 04/05/2012 - 00:27

O Deportivo Quito deu um importante passo rumo às quartas de final da Taça Libertadores da América. Atuando no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, a equipe goleou a Universidad de Chile por 4 a 1 e ficou muito perto da próxima fase do torneio continental. Alustiza, duas vezes, Luis Checa e Fidel Martínez marcaram os gols do time equatoriano. Matías Rodríguez descontou para os chinelos.

Com o resultado, o Deportivo Quito poderá perder por até dois gols de diferença na partida de volta na próxima semana em Santiago que ainda assim conquistará vaga nas quartas de final desta edição da Libertadores. Atuando em seus domínios, o Deportivo Quito dominou toda a primeira etapa e encurralou a Universidad de Chile. Pressionando bastante, o Deportivo Quito abriu o placar aos 29min. Matías Alustiza recebeu pela direita, avançou e chutou forte para marcar o primeiro da equipe da casa. No entanto, na saída de bola Olivo acabou comentendo falta dura, recebeu o segundo amarelo e acabou expulso de campo.

Com um jogador a mais, a Universidad de Chile conseguiu o empate aos 36min. Matías Rodriguez recebeu na área pelo lado direito, limpou o zagueiro e finalizou no canto direito de Elizaga: belo gol dos visitantes e igualdade no marcador. Apesar de ter um jogador a mais, entretanto, a equipe chilena dava muito espaço para a equipe da casa. Tanto que, aos 45min, Luis Checa aproveitou cruzamento da direita e recolocou o time equatoriano em vantagem.

No segundo tempo, o Deportivo Quito continuava perigoso apesar da desvantagem numérica. E, mesmo com um a menos, chegou ao terceiro gol aos 11min. Em rápido contra-ataque, Alustiza recebeu livre pelo lado direito e chutou sem chances para Herrera: 3 a 1 para a equipe da casa. A situação para a Universidad se complicou ainda mais aos 15 quando O. González foi expulso e os chilenos também ficaram com dez jogadores.

Com 31min, a Universidad perdeu grande de diminuir o prejuízo. Días enfiou para Junior Fernándes, que tentou por cobertura e acabou jogando para fora. Depois disso, a equipe do Chile passou a ficar mais com a bola em busca do segundo gol. O time da casa marcava bastante e apostava nos contra-golpes em velocidade.

E foi exatamente em rápido contra-ataque que o Deportivo Quito transformou a vitória em goleada. Aos 38min, Fidel Martínez recebeu sozinho pela esquerda, avançou e mandou uma bomba para marcar o quarto dos mandantes. Nos minutos finais, o time chileno ainda tentou descontar mas não conseguiu incomodar Elizaga.

As equipes fazem o segundo jogo das oitavas de final na próxima quinta-feira, dia 10 de maio, no Estádio Nacional de Santiago, às 22h (de Brasília). Quem passar deste confronto, encara o vencedor do duelo entre Cruz Azul-MEX e Libertad-PAR, que empataram por 1 a 1 na última terça-feira no México e voltam a se encontrar no dia 8 no Estádio Nicolás Leoz, no Paraguai.

Fonte: Terra