Alecsandro muda estilo, toca menos na bola e quebra recorde de gols

Terça-feira, 17/04/2012 - 10:19

Uma conversa franca com o técnico Cristóvão Borges modificou a trajetória do atacante Alecsandro no Vasco. Durante a pré-temporada, o treinador avisou que gostaria de vê-lo fixo na área adversária, pois desta forma seria mais útil ao time. O posicionamento mudou, são menos toques na bola, porém, as redes passaram a balançar com mais frequência. Em 20 jogos oficiais em 2012, Alecsandro já marcou 14 gols, quebrando o recorde de 2011 – 13 gols em 39 partidas – ainda na metade do primeiro semestre.

A transformação tática faz com que Alecsandro participe menos durante os 90 minutos e raramente volte para marcar ou distribuir jogadas no meio de campo. Praticamente, quando recebe o passe já está em condições de finalizar. Desta forma, 13 dos 14 gols marcados no ano foram feitos apenas com um toque na bola, seja com a cabeça, perna esquerda ou perna direita.

Recursos que o jogador trabalha diariamente nos treinamentos em São Januário. Não é raro Alecsandro ser o último a deixar o gramado após praticar dezenas de finalizações com a ajuda dos goleiros do elenco. A atitude e os resultados práticos mudaram de forma significativa o seu conceito em São Januário.

A evolução é perceptível e faz do atacante o principal jogador cruzmaltino até o momento no ano. Sem um reserva direto, Alecsandro tem jogado quase todas as partidas. Com isso, aumenta as possibilidades de marcar, e consequentemente as da equipe vencer. Se no ano passado, chegou a ficar 12 jogos sem fazer um gol e conviveu com a perseguição dos torcedores, este ano goza de prestígio com os vascaínos mesmo tendo desperdiçado três pênaltis na temporada.

Um respeito que ele adquiriu e espera manter no confronto contra o Flamengo, domingo, às 16h, no Engenhão, pela semifinal da Taça Rio. Alecsandro será fundamental no sonho cruzmaltino de passar ao jogo decisivo do torneio. Ele ainda vislumbra a artilharia do Campeonato Carioca e está apenas um gol atrás de Somália, do Boavista (13 contra 12).

“Estou feliz de poder jogar a semifinal e disputar a artilharia. Enfrentar o Flamengo é sempre difícil. Além de ser um grande jogo, é um clássico, o maior rival, vamos concentrar e trabalhar. Teremos essa semana toda para descansar carregando pedra, ou seja, treinando, mas com certeza para chegar muito forte na semifinal”, afirmou, ainda na saída de campo após a vitória por 3 a 1 sobre o Nova Iguaçu.

E Alecsandro pode quebrar outro recorde em breve. O camisa 9 está a quatro gols da marca de Bernardo, artilheiro do Vasco no ano passado, com 18 gols. Com o desempenho apresentado nos últimos jogos, a tendência é a de que o atacante tenha ainda mais história para contar antes mesmo do meio de 2012.

Fonte: UOL