Cristóvão apoia torcida em manifestação contra o racismo

Terça-feira, 20/03/2012 - 17:58

Dedé e Renato Silva foram os alvos, mas as manifestações racistas da torcida do Libertad-PAR no jogo entre as duas equipes na semana passada atingiram os torcedores do Vasco, que prometem se manifestar no duelo desta quarta, quando os dois times voltam a se enfrentar. A ironia foi o fato ter acontecido justamente contra um clube que sempre se orgulhou por ter sido o primeiro a abrir as portas para que negros também pudessem praticar futebol. Nas redes sociais, vascaínos pediram que o time jogasse com a camisa contra o racismo, que foi lançada no ano passado, mas isso não vai ser possível porque ela não foi inscrita na competição como um dos uniformes oficiais do clube.

A diretoria vascaína ainda não decidiu se vai fazer alguma ação contra o racismo antes do jogo, mas a tendência é que o clube deixe para a torcida as manifestações de repudio ao preconceito racial. Uma atitude apoiada pelo técnico Cristóvão Borges.

- A torcida está com esse sentimento de defender o clube e os jogadores. Ela tem liberdade de se manifestar, assim como os jogadores. Ficamos tristes com isso porque é um retrocesso. É desagradável e decepcionante ver isso a essa altura depois de tudo que a sociedade evoluiu. Procuramos superar e dar respostas e exemplos positivos para esse tipo de coisa ter cada vez menos efeito – disse o treinador.

Os jogadores admitem a decepção com o ocorrido, mas procuram não valorizar o fato às vésperas de um jogo tão importante para o Vasco na Libertadores.

- Procuramos esquecer, porque é algo muito feio. Sou contra, sempre fui. Só vão parar com isso quando um clube for expulso ou punido severamente. Fifa e Conmebol têm que pensar. Isso machuca muito. Estamos numa sociedade avançada, mas em alguns aspectos ainda na idade da pedra. Independente disso, temos que ter vontade para ganhar o jogo. Libertadores é a competição mais importante do ano. Se não tiver motivação para essa, tem dificuldades para ganhar as outras - afirmou Fagner.

Vasco e Libertad-PAR se enfrentam pela quarta rodada da primeira fase da Libertadores. O jogo vai ser disputado em São Januário, a partir das 22h (horário de Brasília).

Fonte: GloboEsporte.com