Franck responde questionamentos sobre atuação como agente e dirigente

Domingo, 18/03/2012 - 03:38

ESPECIAL FRANCK ASSUNÇÃO: VIDA COMO AGENTE E HISTÓRIA DE GANSO

Tímido para os jogadores, irreverente em fotos, misterioso com o seu passado. Este é Franck Assunção, novo diretor executivo de futebol do Vasco.

A pedido de inúmeros leitores, o SuperVasco decidiu fazer uma grande pesquisa a respeito de Franck Assunção, ocupante de um dos cargos mais importantes atualmente no clube.

Chegando a Europa aos 18 anos, seis anos depois, Franck Assunção cursou entre os anos de 2001 e 2004, Administração de Empresas, chamada em italiano SAA SCUOLA DI AMMINISTRAZIONE AZIENDALE, na Università degli di Torino.

De junho (2011) a janeiro (2012), cursou o curso de alta formação em “Stadium Management”, na Itália, e o programa de desenvolvimento de competências de gestão, em janeiro de 2011. Na Inglaterra, estudou Gestão de negócios do esporte, em janeiro de 2011, e, no mesmo ano e mês, se tornou CEO da empresa FTPM SRL. (assim como as informações do parágrafo acima como neste, foram retiradas do perfil oficial de Franck Assunção no LinkedIn, e podem ser vistas clicando aqui, acessadas por uma divulgação inserida no Fórum do site Netvasco, no dia 8 de março, clicando aqui ou observando a versão em cachê do perfil de Franck Assunção, clicando aqui. Essas informações foram apagadas em seu perfil).

Paralelamente a isto, Franck foi sócio do restaurante brasileiro Brazil Soccer, localizado na região de Padova, Itália. Porém, o site SuperVasco não encontrou qualquer informação da existência hoje deste restaurante no país europeu. Não está descartada a possibilidade do mesmo ter trocado de nome.

Vida como empresário

Uma das primeiras aparições de Franck Assunção circulou como agente foi numa matéria pra lá de polêmica.

Numa publicação em março de 2009 (clique aqui para acessar), o site italiano Tuttomercatoweb informa que Real Madrid, Milan, Inter de Milão, entre outros clubes estão interessados no jovem Sidcley Ferreira Pereira, jogador de 15 anos, do Corinthians, atleta este que, segundo a matéria, é representado por Franck Assunção.

Contudo, segundo a Lei Pelé, é proibida a transferência de menor de 16 anos para a Europa.

O que poderia não se enquadrar na lei brasileira, acabou não se concretizando. Tudo porque, na época da circulação da matéria faltavam dois meses para Sidcley completar 16 anos, idade permitida para transferência internacional e, portanto, se caso algum clube se interessasse pelo jogador posteriormente a isto, a transferência seria legal.

Na internet, existem registros que comprovam que Sidcley não se transferiu para o mercado europeu antes de 16 anos, mas não revela se o menino foi ou não para a Europa, e nem onde joga atualmente.

Aproveitando esta situação, o site SuperVasco entrevistou Pedro Venancio, do site Olheiros, especializado na categoria de base, que contou como é a situação envolvendo jogadores menores de idade no Brasil e sua ida para a Europa.

“Basicamente é algo que se intensificou muito com a Lei Pelé. Os empresários se aproximam dos garotos, na maioria humildes, e os ajudam, estão presentes onde o clube não está. Acabam convencendo alguns deles a ir. Em alguns casos, como o do Ryder, que saiu do Vitória para a Fiorentina aos 15, dá certo, porque houve a presença oficial de alguém do clube no Brasil. Mas na maioria não“, disse.

O jornalista diz não conhecer Sidcley, mas declarou que não é proibido levar um menor de idade, desde que seja acompanhado de um dos responsáveis.

“É sim proibido. O que os empresários e clubes fazem é oferecer um emprego ao pai do jogador no país, aí deixa de ser ilegal. Ao pai ou à mãe, ou aos dois. Muitas vezes esse emprego é de fachada. O pai só é registrado, mas na verdade não trabalha. Só ganha dinheiro e passa a atuar na nova profissão da moda, que é "Pai de jogador"”, concluiu.

Para contar sobre o caso de Sidcley, o site SuperVasco procurou Franck Assunção que, por e-mail, deu sua versão sobre o fato.

“O Sidcley é um atleta ligado a um grande amigo meu. Nunca foi meu jogador, quando eu trabalhei no mercado de jogadores profissionais de futebol. Este amigo, vendo o potencial do garoto e imaginando que ele pudesse ter espaço em algum clube da Itália, me ligou perguntando se eu poderia ajudar a levar esse jovem para realizar testes na Juventus. Fiz o favor de falar com o Diretor das categorias de base, âmbito adequado à idade dele na época, e pude abrir a possibilidade de ele ir para a o clube, em teste, inclusive acabou nem indo. Resumindo, apenas fiz um favor para este meu amigo brasileiro. Quanto à ida de menores de idade para clubes europeus, essa chance não existe mais entre os clubes profissionais (pois nenhum deles permite, seja para teste ou para contratação definitiva) se não for seguindo todas as regras da FIFA, conforme estatuto (pesquisar site da FIFA estatuto). O que é um critério muito acertado, no meu ponto de vista.”

Franck Assunção e previsões do mercado europeu

Logo após sua primeira matéria, descrita acima, Franck Assunção passou a conceder diversas entrevistas na Itália tratando de nomes que poderiam interessar aos italianos, entre outros. Porém, se ele acertou quando Jonathan saiu do Santos rumo a Inter de Milão, acabou “errando” previsões por diversas vezes.

Numa entrevista publicada no dia 15 de janeiro de 2011 concedida ao site italiano Fcinter1908 (clique aqui para acessar), Franck Assunção foi questionado sobre os nomes que a Inter de Milão estaria interessadas e ele declarou:

“Branca (dirigente da Inter) é um grande promotor e Leonardo (técnico da Inter) é um grande treinador e caçador de talentos. Eu entendo que eles estão interessados em NEGUEBA (FLAMENGO), Lucas (São Paulo), Dedé (Vasco) e GABIONETTA (Hortolândia)”, declarou.

Desses, apenas o interesse de Lucas e Dedé foram efetivamente confirmados.

Já numa outra entrevista, concedida em maio de 2010 (clique aqui para acessar), Franck afirmou que “Corinthians e Palmeiras estavam interessados no jogador da Juventus”, David Trezeguet. O interesse de ambos os clubes se confirmou, porém o jogador acertou mesmo foi com o River Plate, da Argentina.

Além disso, numa publicação datada em 24 de maio de 2010, publicada no site Fcinter1908 (clique aqui para acessar) quando foi indagado quem poderia ser o próximo treinador da Inter, o agente na época lançou na mídia o nome de Zico: “"Mourinho ainda não deixou a Inter. Vou atirar num nome que é muito importante e faria muito bem: ZICO ", disse.

Em outra oportunidade, em abril de 2010 (clique aqui para acessar), Franck Assunção foi perguntado sobre quais jogadores brasileiros poderiam ir para a Itália. Ele destacou, entre alguns, Nikão (atacante do Santos), Romarinho (atacante do Rio Branco) e quem dizia que poderia reforçar a Roma, e Wesley, do Santos.

Nikão atualmente pertence ao Atlético-MG após rodar por diversos clubes. Romarinho é hoje do Bragantino e Wesley estava no Werder Bremen e atualmente está próximo do Palmeiras. Nenhum deles atuou na Itália.

Já quando foi questionado se Mário Fernandes, do Grêmio, despertava o interesse da Inter de Milão, Franck afirmou que sim. De fato, o interesse, que já havia sido noticiado antes, se confirmou futuramente.

Já em julho de 2010(clique aqui para acessar), Franck revelou que a Inter de Milão estaria interessada em Diego Macedo, do Atlético-MG. Assim como Léo Gago, que na época jogava no Vasco, para o Dínamo de Kiev e Bologna, e Ariel, jogador do Coritiba na ocasião, para o Brescia.

Nenhum deles, assim como no caso anterior, se transferiu para a Itália. Diego Macedo atualmente joga pelo Linense, Léo Gago hoje atua no Grêmio e Ariel na LDU–Equador.

Franck diz que levou Paulo Henrique Ganso para a Itália, mas irmão nega

Sendo chamado de “caça talentos” por alguns jornalistas italianos por demonstrar pleno conhecimento no mercado brasileiro, Franck Assunção era alvo de muitos questionamentos a respeito dos jovens e do andamento quanto às negociações.

Numa das matérias, por exemplo, concedida em 2010, Franck disse que foi o responsável por levar Paulo Henrique Ganso, enquanto o mesmo ainda não era profissional, para a Itália. Confira abaixo a declaração.

“Eu o trouxe na Itália pela primeira vez no torneio em Viareggio. Santos queria 500 mil euros, mas eu sei que a Juventus não queria exceder a oferta de 100 mil”, clique aqui para ver a declaração.

“Torneo di Viareggio”, como chamam os italianos, é um dos torneios de categoria de base mais famosos do mundo. O Santos disputou esta competição no ano de 2007.

O site SuperVasco entrou em contato com Papito Lima, irmão de Paulo Henrique Ganso e agente do jogador por algum tempo. Papito revelou que esteve com Franck Assunção, mas nega que ele tenha tentado negociar Ganso para a Juventus.

“Conheci o Franck anos atrás, quando ele tentou obter uma procuração para tentar negociar o meu irmão, mas o desfecho não deu certo. Ele nunca levou o Ganso para o torneio em Viareggio, e nem negociou o Ganso para a Juventus”, declarou.

Para comentar a fama de Franck Assunção de levar jogadores brasileiros para a Europa, o site SuperVasco entrevistou o jornalista italiano Fabrizio Romano, do site Fcinternews.

“Sei que ele trabalhou com alguns clubes italianos oferecido aos jogadores do Brasil. Como todos os agentes em todo o mundo”, declarou.

Contudo, este fato acabou causando irritação em agosto de 2010.

Uma matéria publicada pelo site Tuttomercatoweb, assinada pelo jornalista Antonio Vitiello, contava que um jogador, Fabiano Augusto Leoncini, levado por Franck Assunção para o Parma, não permaneceria no clube italiano. Tal fato causou certa irritação no tom do texto publicado, onde declarava, em seu final que “Franck Assunção, procurador brasileiro que, infelizmente, é incapaz de colocar jogadores no nosso país (Itália), e agora parece ser um hábito.” (clique aqui para ver a declaração)

O SuperVasco entrou em contato com o jornalista Antonio Vitiello, que atualmente é diretor do site MilanNews.it, porém o mesmo disse que não foi o responsável pela publicação e que, por isso, não poderia falar a respeito.


ESPECIAL FRANCK ASSUNÇÃO: REDES SOCIAIS E SEUS "AMICOS"

Depois da enorme repercussão por conta de sua conta no Facebook, Franck Assunção imediatamente fez uma exclusão geral. Dos 249 amigos que possuía, deixou apenas quatro em sua conta. Além disso, excluiu suas postagens e fotos, permanecendo apenas uma que leva a inscrição “Group FTPM” (clique aqui para ver o facebook e clique aqui para acessar o perfil oficial no Facebook)

O motivo de Franck ter deixado apenas quatro amigos poderia ter inúmeras explicações, todas de caráter particular. Porém, conversando com dois de seus amigos, o fato de terem sido “eleitos” a permanecerem no Facebook do diretor causou estranheza.

Um dos “amigos de Facebook” de Franck é o italiano brasileiro Carlos Santini, antigo conhecido do site SuperVasco, nascido no Brasil e residente na Itália desde 1967, que é considerado o número um na cidadania italiana entre brasileiros tendo já feito, por exemplo, a cidadania de Lucas Leiva, hoje no Liverpool, e do piloto Luiz Razia.

O site SuperVasco entrou em contato com Carlos Santini que negou que tenha qualquer ligação com Franck Assunção.

“Ele (Franck Assunção) passou há três anos atrás 30 minutos na minha casa. Não fizemos nenhum trabalho juntos, apenas consultas para cidadania italiana de jogadores”, declarou.

Quando questionado se Franck Assunção era um bom nome para assumir o cargo de diretor executivo de futebol do Vasco, ele disse: “Sim, não é nenhuma surpresa pra mim o Franck assumir como diretor, essas pessoas com o “jeitinho brasileiro” às vezes conseguem obter coisas que talvez outros “poderosos” não conseguiriam. O tempo é o senhor da razão.”

Já outro que permanece na conta de Franck Assunção é Edson Moraes Filho, um rapaz de 25 anos que possui o mesmo sonho que muitos garotos: jogar futebol.

Edson contou ao SuperVasco sua ligação com o agora dirigente do Vasco.

"O Carlos Santini da Itália me indicou ele, liguei uma vez e ele só me perguntou minha idade, disse que tinha 25 anos. Daí, ele disse logo pra eu fazer outra coisa na vida porque eu estava velho pro futebol. Depois disso, nem tentei mais ligar, porque ele foi muito grosso e arrogante. Ele foi muito arrogante. Estudei em quatro escolas particulares, falo quatro idiomas. Não é porque ele tem alguns contatos que tem o direito de me humilhar."

Sobre se acredita que Franck Assunção será um bom diretor, ele declara:

“Não sei das capacidades dele como diretor, não tenho como opinar a respeito.”

Outra rede social que o diretor executivo de futebol do Vasco permanecia era o LinkedIn, uma rede social para profissionais de diversas áreas.

Se no dia em que foi apresentado no Vasco seu perfil era repleto de dados, como onde estudou, seus últimos trabalhos, entre outros (como pode ser visto na imagem abaixo)

(É possível ver estas informações clicando aqui, acessadas por uma divulgação inserida no Fórum do site Netvasco, no dia 8 de março, clicando aqui ou observando a versão em cache do perfil de Franck Assunção, clicando aqui.

Agora aparece como descrição apenas “EXECUTIVE OFFICER FOOTBALL” (clique aqui para ver), deletando, portanto, todas as suas referências profissionais.

Seus “amicos”

Um dos hábitos nas entrevistas concedidas por Franck Assunção era citar nomes dos dirigentes italianos, principalmente Arielo Braida, do Milan, e Marcos Branca, da Inter de Milão.

Para contar da ligação entre Marcos Branca e Franck Assunção, o jornalista Fabrizio Romano, revelou que o diretor do Vasco tentou fazer negócios com o dirigente da Inter por duas vezes, mas não conseguiu.

“Franck Assunção trabalhou com Marco Branca sobre Jonathan (ex-Santos e Cruzeiro e hoje na Inter) quando o jogador ainda estava no Cruzeiro. Ele também trabalhou para Diego Macedo. Porém, em ambos os casos, não houve negócios com a Inter. Mesmo Franck e Branca sendo amigos, nenhum negócio foi concretizado. Franck é conhecido na Itália como sendo um agente importante, mas nunca como dirigente”, declarou.

Já com relação à Ariedo Braida a precisão de Franck Assunção por acertar quais serão os próximos contratados de clubes italianos falhou.

Numa entrevista concedida ao site Fcinter1908 em agosto de 2010 (clique aqui para ver), Franck Assunção declarou que não acreditava que Ariedo Braida estaria interessado em Robinho, que na época jogava no Manchester City.

Três meses depois, Robinho assinou contrato com o Milan.

O SuperVasco entrou em contato com Franck Assunção para questioná-lo sobre as empresas Group FTMP, que consta em seu Facebook, e FTMP SRL, que constava em seu Linkedin.

Por e-mail, o diretor negou que tenha qualquer ligação com ambas.

“Essas empresas não são ligadas a mim. Até onde vão meus conhecimentos sobre elas, a FTPM e a SRL foram criadas pelo agente FIFA Pierpaolo Beretta e registradas somente no cartório, sem sede fixa, com o intuito de cuidar da carteira de atletas dele. Sempre que fui procurado, prestei assessorias técnicas e de mercado, que como você pode ter notado, era uma de minhas principais atuações na Europa, junto com a gestão executiva de futebol.”


ESPECIAL FRANCK ASSUNÇÃO: "AGENTE FIFA" E CONTRADIÇÕES

Após ter seu nome veiculado pela primeira vez na Europa, Franck Assunção começou a ser requisitado para conceder entrevistas, uma prática muito comum entre a imprensa italiana, que é entrevistar jornalistas esportivos, agentes, consultores de futebol, etc.

Porém, se na primeira matéria foi chamado apenas por “procurador”, agora Franck Assunção ganha ares de agente da FIFA e profundo conhecedor do mercado brasileiro.

Um dos responsáveis por esta “mudança” de nomenclatura foi o jornalista italiano Christian Recalcati, na época diretor do site da Inter de Milão, FCinter1908. Ele foi quem assinou inúmeras matérias onde entrevistava Franck, principalmente no ano 2010. Sua primeira entrevista foi ao ar em 12 de abril de 2010 (clique aqui para ver), onde chamava o novo diretor executivo de futebol do Vasco como “agente da FIFA”.

Entretanto, Franck Assunção nunca foi agente FIFA. O SuperVasco entrevistou o jornalista italiano que falou sobre sua ligação com o brasileiro.

“Franck Assunção é um amigo querido, foi o primeiro a me dizer do interesse da Inter no defensor Jonathan (ex-Cruzeiro e Santos), foi o primeiro a falar sobre situações envolvendo os jogadores brasileiros na Europa e raramente estava errado. Hoje, no mercado de transferências, isso ajuda e, muitas vez, significa mais trabalho. Além disso, existem aqueles ganchos diretos com uma determinada informação e as notícias”, declarou.

Quanto ao motivo de chamar Franck Assunção de agente FIFA, Recalcati não soube dizer o motivo.

“Eu honestamente não me lembro, só sei que ele passou na TV algumas vezes e se mostrou bem preparado”, disse.

O jornalista da Itália ainda se mostrou feliz com o fato de seu amigo assumir o cargo no Vasco.

“Foi um ótimo agente e poderá ser um grande diretor do Vasco, porque é preparado, sério e gosta muito de seu trabalho. Eu estou feliz por ele”, concluiu.

O site SuperVasco entrou em contato com Franck Assunção para que ele explicasse este fato de ser chamado de "agente FIFA".

“Jamais pediria para ser chamado de agente FIFA, ate porque não sou, nunca fui e as pessoas e dirigentes de futebol me conhecem, mas o jornalista equivocadamente colocou e já foi corrigido. Espero que esse equívoco não aconteça mais.”, declarou.

Não atua como agente há três anos?

Em matéria divulgada pelo Jogo Extra (clique aqui para ver), Franck Assunção diria em seu discurso que “já há três anos não exerce nenhuma função como agente”. Porém, numa entrevista que concedeu ao site FCinter1908, no dia 15 de janeiro de 2011, portanto há um ano, o novo dirigente do Vasco afirmou que era representante e agente do jogador Adrian Mutu no Brasil.

“Eu sou o representante do jogador e seu agente no Brasil”, respondeu Franck quando questionado sobre uma possível ida de Mutu para o Brasil (clique aqui para ver)

O site SuperVasco entrou em contato com Franck Assunção para saber sobre esta situação envolvendo Adrian Mutu. O novo diretor do Vasco negou, em contato por e-mail, que tenha sido agente do atleta.

“Eu morei na Europa durante 18 anos, vivendo o mundo do futebol diariamente e por isso tenho relações em praticamente todos os grandes clubes. Dessa forma, no dia a dia, além de trabalhar, também construímos amizades verdadeiras. E o Adrian Mutu é um de meus amigos, um grande jogador, mas não fui empresário dele, até porque ele não tem empresário e trabalha com advogados que cuidam dos interesses profissionais dele. O caso que você cita refere a uma conversa informal com o Mutu, em 2011, quando ele me disse que tinha muita curiosidade de conhecer o Brasil, pois a sua esposa é Dominicana, e perguntou se existia mercado pra ele no Brasil. Tudo muito informalmente e de forma particular. Disse a ele que imaginava que sim, pois sempre há mercado para um jogador desse nível, não é mesmo? Capitão da seleção romena. Mas foi apenas isso.”


ESPECIAL FRANCK ASSUNÇÃO: ASCOLI, CHIASSO E PORTUGAL

Em seu currículo, Frank Assunção declarou que trabalhou no Ascoli, da Itália, e no Chiasso, da Suiça.

Mesmo com a negação dos clubes, o novo diretor do Vasco voltou a confirmar, em entrevista ao Globoesporte.com, que trabalhou em ambos os clubes.

“Houve uma grande falta de informação sobre isso. Trabalhei no Chiasso, mas com outras pessoas. Em 2005, participei da venda do Douglas, que jogava no Santos, atuando como consulente de mercado. Nos últimos seis meses estive com Franco Della Torre, que é proprietário do clube. O Riccardo Bellotti, que falou sobre mim, é um secretário que não conheço. No Ascoli, fui diretor executivo de consulência atuando junto de Armando Ortoli, que é diretor executivo do clube”, declarou.

No jornal suíço GIORNALE del POPOLO, o site SuperVasco encontrou uma publicação no dia julho de 2011, onde dizia da participação de Franck Assunção no Chiasso.

Franck Assunção, até aquela data, afirmava que "Por enquanto ainda não assinamos nenhum papel, mas nós começamos com um bom contato. Alguns jogadores já chegaram e o treinador vai testá-las, mas outros virão em breve.”

A matéria não afirmava Assunção como dirigente do clube, mas sim um “agente de futebol com ligação no futebol sul-americano e que já levou alguns brasileiros para o Chiasso em testes”, não sendo, portanto, um cargo oficial do clube.

A matéria ainda aponta que ele trouxe para o Chiasso o ex-atacante do Santos, Douglas, em 2005, confirmando a entrevista de Franck Assunção a Globoesporte.com. O jogador não teve muito sucesso no clube suíço e acabou saindo. Atualmente, ele está no Buriram FC, da Tailândia.

Nesta mesma matéria publicada pelo jornal suíço, é informado de que Franck Assunção é CEO da empresa Vogue Marketing, que inclusive consta no site oficial da mesma o logo do Chiasso.

Atualmente, confrontando os endereços, a Vogue Mkt (o site da empresa atualmente está indisponível) possui a mesma sede da empresa General Marketing (a empresa retirou o site do ar no dia de hoje, por isso, clique aqui para ver a antiga imagem contida na página “contatos” da empresa)

Já com relação ao Ascoli, não foram encontrados qualquer tipo de registro contando a passagem de Franck Assunção pelo clube, porém, foi apenas encontrada uma matéria no site oficial do Santos publicada no ano de 2006 (clique aqui para ver)onde Assunção está acompanhado de Armando Ortoli, dirigente do clube naquela época, para conhecer as instalações da equipe paulista.

Franck Assunção em Portugal?

Em sua apresentação ao Vasco, Franck Assunção afirmou que possui a experiência de 18 anos atuando no futebol e trabalhos realizados na Europa, em clubes da Itália, Portugal e Inglaterra.

Para contar um pouco da passagem de Franck Assunção por Portugal, o site SuperVasco entrou em contato com Pascoal Sousa, jornalista do jornal e site A Bola, um dos mais conceituados da Europa.

Pascoal Sousa diz não ter qualquer tipo de conhecimento que Franck Assunção tenha trabalhado no país.

“Não tenho qualquer vestígio de que ele tenha trabalhado em Portugal. Aliás, não conheço ninguém que o conheça e olha que conheço muita gente”, declarou.

O SuperVasco procurou Franck Assunção para comentar sobre seus trabalhos em Portugal e na Inglaterra, e para que o mesmo revelasse quais foram os clubes que trabalhou em ambos os país. Confira abaixo a resposta enviada por e-mail.

“Eu posso imaginar que num universo amplo de jornalistas esportivos como o de Portugal e Inglaterra, pode haver 2, 3, 10 ou até 20 jornalistas que não me conheçam. Isso e normal, até porque procuro ser uma pessoa discreta. Mas vou te esclarecer isso: trabalhei na Inglaterra com o Sr. Gianluca Nani, um dos maiores diretores da Europa, inclusive ele trabalha também dando curso de gestão para a Federação Italiana de futebol na área de gestão esportiva. Trabalhei também com o Sr. Minervino Pietra no Benfica (Portugal), fazendo consulencia de mercado para este importante clube do futebol europeu.”

Fonte: Supervasco