Henrique, que indicou Franck, relembra carreira no Vasco nos anos 1980

Segunda-feira, 12/03/2012 - 15:22

Nos tempos de jogador, Henrique era um dos menos badalados da equipe que conquistou o bicampeonato carioca em 1987/88. Mas quase 25 anos depois de deixar o Vasco, o ex-meio-campo teve um papel importante num capítulo polêmico da história recente do clube. Foi ele o elo entre o presidente Roberto Dinamite e Franck Assunção, recentemente apresentado como diretor executivo, causando surpresa e dúvidas.

Hoje com 49 anos, Henrique se aposentou como jogador de futebol em 1998, quando defendia o Campinas. Atualmente morando na cidade de mesmo nome, no interior de São Paulo, ele atua fazendo aproximação entre clubes e empresários interessados em investimentos, aproveitando contatos com agentes, principalmente italianos. Franck Assunção fazia parte dessa rede de relacionamentos e, dessa forma, chegou ao Vasco.

Em sua passagem de três anos por São Januário, Henrique conquistou dois estaduais e guarda como uma das principais lembranças o gol marcado na vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, no dia 8 de maio de 1988 (assista ao gol no vídeo abaixo). Padrinho da filha de Roberto Dinamite, o ex-jogador aproveitou sua amizade com o hoje presidente para firmar uma parceria que, segundo ele, trará bons resultados para o clube.

- Há algum tempo conheço o Franck. Ele veio até mim para apresentar esse projeto de gestão usando os contatos que tem na Europa e falou de apresentá-lo ao Vasco. Como também tenho bom relacionamento com o Roberto, aproximei as duas partes. O mais importante é que o Franck tenha tempo para desenvolver seu trabalho. Se tudo o que ele falou realmente acontecer, será muito bom para o Vasco - afirmou Henrique.

O ex-jogador afirmou ter conhecido Franck Assunção por meio dos empresários italianos Riccardo Calleri e Alessandro Moggi, donos da GEA World, uma das principais empresas de gerenciamento de atletas da Itália. Alessandro Moggi é filho de Luciano Moggi, ex-diretor esportivo da Juventus, que foi o principal personagem do chamado Calciopoli, escândalo de manipulação de resultados que abalou o futebol do país em 2006 e que fez o clube de Turim ter dois títulos nacionais cassados, além de ser rebaixado para a Segunda Divisão.

- Não apareço como empresário e nem sou agente Fifa, mas conheço muitos agentes de todo o mundo e estabeleço contatos. Conheci o Frank por meio dos italianos da GEA World - explicou.

Para a Henrique, a aproximação entre o agora diretor executivo e o presidente Roberto Dinamite também é uma forma de retribuição do bem que o Vasco fez à sua carreira. Embora tenha passado por Guarani, Santa Cruz, Paulista de Jundiaí e Comercial-SP, além de clubes de Portugal e do Japão, as melhores recordações estão em São Januário.

- Fiz parte de um dos grandes times da história do Vasco. O Roberto, aliás, costuma dizer que a equipe de 1988 foi o melhor grupo com quem ele trabalhou em 20 anos de clube. O Vasco me marcou muito, e até hoje é um prazer ajudá-lo de qualquer forma - disse.

Foto da equipe de 1988 sem Roberto Dinamite está exposta na sala de imprensa de São Januário. Henrique é o segundo agachado da direita para a esquerda


Fonte: GloboEsporte.com