Beach Soccer: Vascão vence Sampaio Correa e é campeão da Copa Brasil

Domingo, 11/03/2012 - 12:02

Diante de 18 mil pessoas na arena montada no Centro Cultural Povos da Amazônia, em Manaus, o Vasco levou a melhor sobre o Sampaio Corrêa-MA e conquistou o título da segunda Copa Brasil de futebol de areia. Mauricinho brilhou com dois gols, e Rafinha, Bruno Xavier e Bueno completaram a vitória do "Trem-Bala da Areia" por 5 a 2. Daniel e Diney marcaram os gols da equipe do Maranhao.

O JOGO

Empurrado pela torcida, o Vasco partiu para o ataque desde o começo do jogo. O capitão Jorginho, com um chute rente à trave logo no primeiro minuto, assustou o goleiro Gut. Na sequência, Rafinha arriscou de longe e obrigou o arqueiro do Sampaio Corrêa a fazer grande defesa. Os maranhenses responderam com Datinha, que avançou em velocidade pelo meio da quadra, mas finalizou mal. A equipe cruz-maltina, mais ofensiva, quase abriu o placar com Jorginho, que dominou na área, girou rápido e soltou uma bomba no travessão. Aos 11, o Tubarão de São Luís também esteve perto de marcar o gol. Anderson levantou na área, mas Roberto, sem marcação, não conseguiu cabecear.

Na segunda etapa, os gols, enfim, começaram a sair. O atacante Mauricinho, uma das revelações do Vasco, dominou pelo meio e bateu colocado no canto esquerdo de Gut. Quando a torcida ainda comemorava o primeiro gol, o time-cruzmaltino ampliou. Aos dois minutos, Rafinha recebeu livre pelo lado direito e chutou cruzado, sem chances para o goleiro. O Sampaio empatou a partida em menos de dois minutos. Daniel, com um chute de antes do meio da quadra, e Diney, em cobrança de falta, deixaram tudo igual no placar. Mas a alegria dos maranhenses não durou muito. Aos dez, Jorginho bateu escanteio na medida para Bruno Xavier, com oportunismo, cabecear e fazer 2 a 1.

A festa vascaína continuou na terceira etapa. No primeiro minuto, Mauricinho, de novo ele, roubou a bola pelo lado direito, invadiu a área e chutou colocado, no alto, para marcar o terceiro. O Sampaio foi com tudo para o ataque e tentou diminuir, mas quem fez mais um foi a equipe cruz-maltina. Aos sete, Bueno soltou a bomba na cobrança de falta de longe e anotou o quinto. Com a vantagem no placar, foi só tocar a bola e esperar o tempo passar: 5 a 2. O "Tre-Bala da Areia", que vencedor do último Mundialito de Clubes, agora é campeão do Brasil.

GALERIA

Torcida do Vasco em Manaus
Torcida do Vasco em Manaus
Torcida do Vasco em Manaus
Torcida do Vasco em Manaus
Torcida do Vasco em Manaus
Torcida do Vasco em Manaus
Torcida do Vasco em Manaus
Torcida do Vasco em Manaus
Lance do jogo
Lance do jogo
Lance do jogo
Lance do jogo
Bruno Xavier e Rafinha
Bruno Xavier e Rafinha
Lance do jogo
Lance do jogo
Rafinha
Rafinha
Bruno Xavier
Bruno Xavier
Bruno Xavier
Bruno Xavier
Bruno Xavier
Bruno Xavier
Lance do jogo
Lance do jogo
Jorginho
Jorginho
Jogadores comemoram gol do Vasco
Jogadores comemoram gol do Vasco
Jogadores comemoram gol do Vasco
Jogadores comemoram gol do Vasco
Comemoração do título
Comemoração do título
Comemoração do título
Comemoração do título
Comemoração do título
Comemoração do título
Comemoração do título
Comemoração do título
Comemoração do título
Comemoração do título
Comemoração do título
Comemoração do título
Jogadores levantam a taça
Jogadores levantam a taça
Jogadores levantam a taça
Jogadores levantam a taça


VÍDEO



Fonte: GloboEsporte.com (texto, fotos), MPC Rio (fotos), A Crítica (ficha), Canal da Amazon Sat no Youtube (vídeo)

FICHA TÉCNICA

Vasco 5 x 2 Sampaio Corrêa

Vasco: Cesinha, Bueno, Claudinho, Gil, Alan, Rafinha, Bruno Xavier, Ctarino, Jorginho, Mauricinho, Anaílton. Técnico: Fabrício Santos

Sampaio Corrêa: Gut, Jaudo, Daniel, Roberto, Té, Diney, Moysés, Datinha, Anderson, Gleison. Técnico: Francisco Franco

Árbitros:
Renato de Calo (FIFA),
Antonio Bruno (CBBS),
Alexandre e Bruno Barros
Wagner Rizo (CBBS)


Vasco da Gama é campeão da II Copa Brasil Manaus

O ‘Trem Bala da Areia’ incendiou Manaus. O Vasco da Gama (RJ) é o campeão da II Copa Brasil 2012. Na decisão do torneio, disputada há pouco, na manhã deste domingo, dia 11, o ‘Gigante da Colina’ venceu o Sampaio Correa por 5 a 2 (gols de Mauricinho (2), Bruno Xavier, Bueno e Rafinha, para os cariocas, Dinei e Daniel, para os nordestinos), e conquistou o título inédito, que se junta aos troféus do I Mundialito (2011) e do Torneio Rio-São Paulo (2010). Delírio da imensa torcida vascaína, que compareceu em excelente número (público total de 18 mil pessoas) e fez a festa nas arquibancadas da arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), o ‘Coliseu do Beach Soccer’. Na disputa pelo terceiro lugar, o Flamengo (RJ) venceu o Cruzeiro (MG) por 3 a 1 (gols de Mosca, Diego e Juninho, para os cariocas, e Nelito, para os mineiros) e completou o pódio da competição. Mauricinho (Vasco da Gama) foi eleito o ‘Melhor Jogador’ do campeonato, dividindo com Diego (Flamengo) o posto de ‘Artilheiro’ (6 gols), e Cesinha (Vasco da Gama) foi eleito o ‘Melhor Goleiro’. O evento ainda arrecadou duas toneladas de alimentos não-perecíveis em prol das vítimas do município de Boca do Acre, atingido pela cheia do Rio Branco. A II Copa Brasil Manaus teve organização da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdej), Federação Amazonense de Futebol de Areia (FAFA) e LNC Eventos, e apoio da Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS). Festa portuguesa, com certeza.

MAURICINHO (VASCO DA GAMA-RJ)
- Com toda a humildade do mundo, o Vasco da Gama ainda é o melhor. Ser eleito o ‘Melhor Jogador’ significa muito para mim, estou há três anos nesse time e é a minha primeira oportunidade. É um incentivo para continuar trabalhando, me dedicando e melhorando cada vez mais. Quero dividir essa alegria com os meus companheiros. Hoje eu estava num dia iluminado.

DANIEL (SAMPAIO CORREA-MA)
- Fizemos uma boa campanha e tivemos chances de vencer a partida. Marquei um gol mas, infelizmente, nos desconcentramos num momento do jogo que não podíamos, não conseguimos mais finalizar bem as jogadas, talvez também pelo cansaço. Isso é do jogo. Estamos de parabéns pelo que fizemos e o Vasco está de parabéns pelo título.

A vitória contundente sobre o Flamengo era o cartão de visitas do Sampaio Correa na decisão. Do outro lado estava o favorito Vasco da Gama, então vice-campeão do torneio e atual campeão mundial, mas o ‘Tubarão de São Luís’, único invicto do torneio até então, queria fazer história, queria o primeiro título do clube nas areias. Os vascaínos tinham os retornos de Bueno e Jorginho, que cumpriram suspensão automática na semifinal, e apostavam na experiência para frear o veloz time nordestino, que contava com cerca de 50 barulhentos tricolores uniformizados. O time maranhense ainda tinha o ‘reforço’ dos torcedores rubro-negros na arquibancada. Logo na saída de bola Daniel bateu forte e obrigou Cesinha a trabalhar, logo aos três segundos de jogo. Jorginho respondeu com um bom chute que passou à direita de Gut. Rafinha acertou um belo chute e o camisa 1 maranhense voou para mandar a bola para escanteio. Datinha, camisa 10 e principal jogador da ‘Bolívia Querida’, não encontrava espaços, vigiado de perto pelos defensores cariocas. Ainda assim, todas as jogadas passavam pelos pés de Datinha. Marcação forte, clima quente, discussão entre Bruno Xavier e Jaudo e poucas oportunidades de gol. Jorginho levantou a torcida num belo lance individual: Rafinha bateu o lateral, o capitão dominou e virou, acertando o travessão. Datinha deu a resposta num bom chute que saiu rente à trave esquerda de Cesinha. Anderson deu um susto na torcida vascaína. O Sampaio Correa tinha posse de bola, o Vasco não ameaçava e o primeiro tempo terminou sem gols.

A torcida do Vasco despertou no segundo tempo. E acordou a equipe. O ‘Trem Bala da Areia’ precisou de apenas 21 segundos para tirar o primeiro zero do placar. Após uma bobeada da defesa nordestina, Mauricinho recebeu, ajeitou o corpo e bateu, com categoria, no cantinho de Gut para fazer explodir a arena: 1 a 0. O Sampaio Correa mal teve tempo para se recuperar. Rafinha foi lançado pela direita, avançou e chutou forte, cruzado, vencendo Gut: 2 a 0, aos 1’53”. A estrela de Datinha não brilhava. Mas brilhou a de Daniel. O camisa 4 recebeu no campo de defesa, dominou e encheu o pé, no ângulo, deixando Cesinha sem reação. Golaço: 2 a 1, aos 2’48”. Diney, cobrando falta, deixou tudo igual: 2 a 2, aos 3’52”. A lentidão do Vasco da Gama irritava os torcedores, que pegavam no pé do goleiro Cesinha, sem opções para sair jogando. A cobrança deu resultado. Jorginho bateu escanteio e Bruno Xavier subiu sozinho para cabecear: 3 a 2, aos 9’30”. O ‘Tubarão de São Luís’ não se abateu com o gol e se lançou ao ataque, em busca do empate, mas havia pouco tempo para o fim da segunda etapa.

Veio o último período e foi o Vasco da Gama quem estufou as redes. Mauricinho ganhou a dividida de Jaudo e bateu, na saída de Gut: 4 a 2, no primeiro minuto da etapa. O Sampaio Correa corria contra os vascaínos e contra o relógio. Faltando apenas 11 minutos, os tricolores atacavam de maneira desordenada, deixando de lado um pouco o jogo coletivo que o levou até a decisão, e deixando espaços na defesa. Bruno Xavier quase aumentou, Alan também perdeu ótima oportunidade e o ‘Gigante da Colina’ usava a maior experiência de seus jogadores, como Bueno, Bruno Xavier e Jorginho, todos de Seleção Brasileira, para diminuir a velocidade e ter o jogo sob controle. Os cariocas puseram uma das mãos na taça pelos pés de Bueno. O camisa 2 cobrou falta forte, rasteiro, de muito longe, para fazer o quinto gol: 5 a 2, aos 7’03”. O ‘Tubarão’ estava abatido. Em sua melhor atuação no campeonato, o Vasco esperava o tempo passar, tocava a bola embalado pela torcida, que já fazia festa. Se em 2011, os vascaínos amargaram o vice-campeonato, em 2012 os vascaínos tiveram motivos de sobra para sorrir. Próxima parada: Campeonato Brasileiro, de 21 a 25 deste mês, em São Paulo.

Fonte: Fonte: Site da CBBS