Remo: Vascaíno Marcus Eduardo Ibiapina conquista vaga para Mundial Indoor

Segunda-feira, 06/02/2012 - 07:15

O início do calendário oficial de provas do remo brasileiro não poderia ter sido melhor. No 3º Campeonato Brasileiro de Remo Indoor realizado neste sábado (4), no Estádio de Remo da Lagoa, 19 provas agitaram a torcida dos clubes presentes e definiram os seis remadores que representarão o Brasil no Mundial da modalidade, o Crash B, a ser realizado em Boston (EUA), no dia 19 de fevereiro. Com as melhores marcas entre os profissionais, quatro juniores carimbaram o passaporte para os Estados Unidos, assim como Claudia Santos e Antony Bomfim, atletas do remo adaptável.

Na primeira prova, os peso-leve Junior A mostraram que o dia prometia muita emoção e vibração da torcida. Brigando por duas vagas na seleção brasileira pré-olímpica, os atletas do Botafogo, Emanuel Borges, Thiago Almeida e Diego Nazário, não conseguiram superar Thiago Carvalho, do Flamengo, que saiu campeão, para alegria de seus companheiros de clube.

"Perdi na seletiva para eles. Mas perder faz parte e estou focado em melhorar este ano. Estou muito feliz em dar essa vitória ao Flamengo", comemorou o atleta de 26 anos.

As provas seguiram disputadas. Na quinta bateria do dia, Fabiana Beltrame, primeira remadora brasileira campeã de uma Copa do Mundo e de um Mundial, sentou no remoergômetro para superar sua própria marca, e conseguiu. Dois segundos abaixo de seu tempo no ano passado, Fabiana conquistou o título da categoria peso-leve feminina.

"Meu resultado está dentro do que eu esperava. Não é o meu melhor, mas estamos em início de temporada e estou satisfeita", analisou a remadora, que também veste as cores do Rubro-Negro carioca.

As vagas para o Crash B, no entanto, começaram a ser definidas a partir da sexta prova. O peso-leve Junior A, João Pedro Kubit, do Flamengo, fez os dois mil metros em 6m23s80c, chegando bem próximo dos 6m23s do índice do mundial. Com a marca, João Pedro obteve o melhor percentual do dia, 99,79%, garantindo a primeira vaga para a competição internacional.

Na oitava bateria, os centésimos separaram a primeira e a segunda colocadas do Junior A feminino. Gabriela Salles, do Flamengo, e Camila Cunha, do Botafogo, disputaram a ponta durante toda a prova. No sprint final, Gabriela levou a melhor. Mas as duas atletas saíram vencedoras. Como o índice da categoria é de 7m06s, Gabriela, com o tempo de 7m13s60c, e Camila, com 7m14s40c, obtiveram o terceiro (98,25) e o quarto (98,07) melhores percentuais, respectivamente, e também garantiram a participação no mundial.

"A prova foi muito difícil. No final eu consegui aumentar o meu ritmo e passei a Camila. Estou muito feliz com a minha prova", afirmou Gabriela, de apenas 17 anos.

O segundo melhor percentual em relação ao índice mundial saiu na 11ª bateria. Marcus Eduardo Ibiapina, do Vasco, foi o mais rápido do Junior A masculino, fazendo os dois mil metros em 6m13s05c. O índice da categoria é de 6m10s, e o atleta do Vasco atingiu um percentual de 99,06.

Para fechar a briga por vagas para o Crash B, os atletas do remo adaptável entraram em cena. A campeã mundial Claudia Santos (AS) fez os mil metros em 4m44s04c, conquistando um percentual de 100,33 em relação ao índice de 4m45s. No masculino, Antony Bomfim (AS) obteve a marca de 4m00s01c, obtendo um percentual de 102,49 e fechando a seleção do mundial.

No restante da tarde de sábado, masteres, técnicos, timoneiros e atletas de academias, organizações militares, instituições de ensino e empresas continuaram a festa do esporte. O 3º Campeonato Brasileiro de Remo Indoor foi uma realização da Confederação Brasileira de Remo (CBR) com apoio técnico da Concept2 Brasil, patrocínio Bradesco e Petrobrás e apoio Secretaria Municipal de Esporte, American Airlines e Tamoyo Turismo.

Confira os atletas classificados para o mundial:

1 - João Pedro Kubit - 6m23s80c
2 - Marcus Eduardo Ibiapina, 6m13s50c
3 - Gabriela Salles - 7m13s60c
4 - Camila Cunha - 7m14s40c

Remo adaptável

1 - Claudia Santos - 4m44s04c
2 - Antony Bomfim - 4m00s01c

Fonte: Site da CBR