Tamanho da letra:
|

Cruzada Vascaína divulga resumo da última reunião do Cons. Deliberativo


Quinta-feira, 29/12/2011 - 10:34

Confira o resumo do que ocorreu na ultima reunião do CD.

RESUMO DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO DO CRVG, OCORRIDA EM 19 DE DEZEMBRO DE 2011

Este resumo foi elaborado em respeito a um dos compromissos assumidos pela Cruzada Vascaína, em nossa campanha. Como sabido por toda comunidade vascaína, ocupamos, legitimamente, os assentos reservados à oposição no Conselho Deliberativo do CRVG.

De plano, é importante esclarecer que, estatutariamente, o Conselho Deliberativo do CRVG é o Poder Legislativo e de orientação do Clube, agindo nesta qualidade como imediato, irrestrito e irrevogável mandatário do corpo social.

Assim, entendemos que as informações acerca dos fatos ocorridos no CRVG, em especial as deliberações tomadas no âmbito do Conselho Deliberativo, podem e devem ser de conhecimento de todo o quadro social e da comunidade vascaína.

Pelo exposto, elencamos, abaixo, item a item, as deliberações do Conselho Deliberativo do CRVG, na reunião ordinária, ocorrida em 19 de dezembro de 2011.

ITEM 1 – LEITURA E DELIBERAÇÃO SOBRE AS ATAS DAS ASSEMBLÉIAS GERAIS ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA REALIZADAS EM 25 DE OUTUBRO DE 2011.

(Clique aqui para ver a ata original da reunião ordinária de 25 de outubro de 2011)

(Clique aqui para ver o pedido de alteração da redação da ata feita pela Cruzada e aprovado nesta reunião)

Como de praxe, foram enviadas, antecipadamente, as Atas da reuniões ordinária e extraordinária do Conselho Deliberativo, ocorridas em 25 de outubro de 2011.

O texto da Ata da Reunião Ordinária foi contestado pela Cruzada Vascaína (itens 7.2, 7.3, 7.5 e 7.6), por meio do seu Presidente e Conselheiro, Leonardo Gonçalves, e pelo Conselheiro eleito pela chapa “O sentimento tem que continuar”, Sr. Carlos Jorge Pereira, este último somente quanto ao contido no item 7.5.

Esclarecemos que nossas propostas de alterações, em síntese, eram as seguintes:

Redação original Item 7.2. – OUVIU a apresentação dos Balanços Patrimoniais de 2009 e 2010, efetuada pelo Primeiro Vice-Presidente da Diretoria Administrativa e Vice-Presidente de Finanças, conselheiro NELSON MONTEIRO DA ROCHA;

Proposta da Cruzada: É importante pontuar, neste item, que em sua intervenção, o conselheiro NELSON MONTEIRO DA ROCHA, refutou, por completo, a existência de dívidas contraídas com a empresa Romario Sports (do ex-jogador Romário) e com o conselheiro José Luiz Moreira, visto que não lastreadas com documentos comprobatórios.

Redação original Item 7.3. – RECEBEU dos representantes da CRUZADA VASCAÍNA um documento denominado “Análise e Conclusão sobre as Demonstrações Contábeis – 31/12/2009 e 31/12/2010”, que foi distribuído pelos Conselheiros daquela agremiação a todos os membros do Conselho, sendo que tal documento conclui por externar a posição da CRUZADA VASCAÍNA no sentido da aprovação das demonstrações financeiras de 2009 e pela não aprovação das demonstrações financeiras de 2010;

Proposta da Cruzada: Em vista do teor do documento mencionado, entendemos que, para adequadamente refletir a posição da CRUZADA VASCAÍNA, o texto deve mencionar que “… tal documento conclui por externar a posição da CRUZADA VASCAÍNA no sentido da aprovação das demonstrações financeiras de 2009, fazendo, entretanto, algumas ressalvas, e pela não aprovação das demonstrações financeiras de 2010;”

Redação original Item 7.5. – Encerrada a discussão, passou a DECIDIR sobre o item (1) da ordem do dia. O Sr. Presidente do Conselho submeteu à deliberação o Balanço Patrimonial de 2009, com o Parecer do Conselho de Beneméritos, e colocado em votação, o Balanço Patrimonial encerrado em 31 de dezembro de 2009 foi APROVADO por unanimidade;

Proposta da Cruzada: Neste item, entendemos que houve uma dubiedade no procedimento de aprovação, passível, inclusive, de futuras contestações. O Parecer do Conselho de Beneméritos NÃO PODE integrar e fazer parte da votação do Balanço Patrimonial de 2009, já que, estatutariamente, cabe somente ao Conselho Fiscal emitir o Parecer correspondente e, ainda assim, com teor opinativo. A nosso juízo, com as vênias devidas, o Parecer do Conselho de Beneméritos deve, tão-somente, fazer parte integrante da Ata, já que assim solicitado, como recomendação daquele Conselho a ser seguida e, não como parte integrante do referido Balanço, até porque se trataria de uma completa inovação para os Conselheiros que não conheciam, previamente, o seu teor.

Redação original Item 7.6. – Em seguida, o Conselho passou a DECIDIR sobre o item (2) da ordem do dia, e, colocado em votação, o Balanço Patrimonial encerrado em 31 de dezembro de 2010 foi APROVADO por maioria, contra os votos dos Conselheiros da CRUZADA VASCAÍNA.

Proposta da Cruzada: Neste item, o pedido se cinge à inclusão do voto de alguns beneméritos somados aos Conselheiros eleitos pela chapa Cruzada Vascaína, contrários à aprovação do Balanço Patrimonial de 2010

Ainda em respeito à ata, houve um pronunciamento do conselheiro Mario Piragibe, eleito pela chapa da Cruzada, fazendo críticas veementes a forma como foi redigida e pedindo a renúncia do presidente do Conselho Deliberativo, Sr. Abilio Borges.

Findo os pronunciamentos, a mesa diretora, inicialmente, colocou em votação a proposta de manutenção do texto original. Esta proposição foi vencida, já que votada apenas pelo Presidente do Conselho de Beneméritos, Dr. Eurico Miranda, e mais alguns poucos conselheiros.

Em seguida, foi votada a proposta do Conselheiro Sr. Carlos Jorge, relativa ao item 7.5, já que a mesa entendeu que ela se complementava com a nossa proposta. Essa proposição foi aprovada por maioria.

Após, foram apreciadas e votadas as proposições da Cruzada Vascaína, sendo elas aprovadas, igualmente, por maioria.

ITEM 2 – CONHECER, DISCUTIR E APROVAR A PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2012, NOS TERMOS DO ARTIGO 76, ALÍNEA “A” DO ESTATUTO, COM ANÁLISE DO PARECER DO CONSELHO FISCAL, ENTREGUE EM 09/12/2011, A ESTE PODER.

(Clique aqui para conferir o orçamento de 2012)

Após a explanação do Vice-Presidente de Finanças, Conselheiro Nelson Rocha, fizemos, respeitosa e consistentemente, nossas considerações e críticas acerca do orçamento apresentado para 2012, através dos nossos Conselheiros, José Pedro Mota, Leonardo Gonçalves e Yuri Lumer.

A posição defendida pelos Conselheiros eleitos pela chapa da Cruzada era no sentido da importância do orçamento do clube ser colocado em discussão previamente ali no Conselho Deliberativo pois o orçamento é quem deve guiar o caminho do clube no ano de 2012. Como o orçamento é colocado em discussão simultaneamente a ser colocado em votação e, aliado ao agravante disso ocorrer nos últimos dias de Dezembro, torna praticamente impossível qualquer proposição de mudança, restando aos insatisfeitos a possibilidade única de reprová-lo, ainda assim apenas na hipótese de considerá-lo pior do que o do ano anterior, pois caso contrário, nem essa alternativa lhes resta.

Em seguida, subiu à tribuna, o conselheiro Tadeu Correia da Silva, eleito pela chapa da situação, concordando com os argumentos dos conselheiros eleitos pela Cruzada, em especial às colocações do conselheiro José Pedro Mota, e propôs que seja realizado no inicio de 2012 um amplo debate sobre o planejamento estratégico do Vasco para os próximos 20 anos, como forma de surgir e qualificar as nossas lideranças, no que foi prontamente apoiado e aplaudido pela bancada da Cruzada Vascaína.

Por fim, ainda em relação ao orçamento, a Cruzada Vascaína fez valer o direito de subir a tribuna do conselheiro Alvaro Ribeiro de Souza, que mesmo coagido pelo Sr. Abilio Borges, presidente do Conselho Deliberativo, expôs sua preocupação com os recursos que serão destinados ao remo do Vasco em 2012.

Ainda em relação a proposta orçamentária, é importante ressaltar que a Comissão de Finanças da Cruzada Vascaína, merecedora de todos os nossos elogios, analisou, exaustivamente, todos os pontos do orçamento. Essa análise foi importantíssima para nossos debates internos, oportunizando que pudéssemos elevar, na ocasião, o nível do debate e os questionamentos a serem apresentados à diretoria administrativa.

Possuímos sim algumas críticas ao orçamento e pontuamos todas na oportunidade. Em linhas gerais, nossas críticas estão ligadas ao fato do orçamento não refletir nenhuma gestão financeira excepcional, em especial ao modelo de gestão da dívida e de racionalização dos custos, o que dadas as circunstâncias é uma demanda premente do nosso Clube.

Reconhecemos, entretanto, que vários pontos apresentados pela Cruzada Vascaína, em exercícios anteriores, foram observados e acatados no atual orçamento.

Consideramos, também, que o atual orçamento, apesar de distante do que entendemos como ideal, é substancialmente melhor que os orçamentos anteriores, o que permitirá, doravante, um melhor acompanhamento entre o orçado e o realizado, esta sim a forma mais eficaz de controlar as despesas do Clube.

Por estes motivos, e pelo fato de uma reprovação obrigar o clube a seguir o orçamento de 2011, que foi muito mal feito, nos posicionamos a favor da aprovação da previsão orçamentária para 2012. A votação pela aprovação, assim, se deu por unanimidade.

ITEM 3 – AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE DESPESA EXCEDENTE À DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, DO EXERCÍCIO DE 2011, A TEOR DO ARTIGO 122, PARÁGRAFO I, DO ESTATUTO, COM PARECER DO CONSELHO FISCAL

(Clique aqui para ver o pedido de suplementação orçamentária de 2011)

O Vice-Presidente de Finanças, Conselheiro Nelson Rocha, apresentou os motivos para a solicitação dessa autorização, materializada através de expediente dirigido ao Conselho Fiscal.

O Conselho Fiscal emitiu Parecer recomendando a aprovação da proposta de suplementação orçamentária para o presente exercício e que ratificará sua avaliação na ocasião do fechamento do balanço do exercício a ser encerrado em 31 de dezembro de 2011.

Nosso Conselheiro, Leonardo Gonçalves, apresentou dois questionamentos. O primeiro disse respeito do item 1 da parte de Despesas, aonde o clube relata que houve um impacto de 4,6 MM relativos a 5% de INSS sobre as Receitas de Patrocínio. Leonardo questionou que, se houve 4,6 MM de impacto dos impostos, em contrapartida deveria haver uma entrada de 92MM e que ele estranhava um valor tão grande vindo de receitas de patrocínio. O VP Financeiro Nelson Rocha reconheceu que aconteceram dois erros. O primeiro no orçamento de 2011 quando houve um esquecimento no provisionamento dessa carga de impostos e que estes não seriam apenas referentes às receitas de patrocínio, conforme estava escrito equivocadamente no pedido de suplementação, e sim, referente a todas as receitas do clube.

O segundo questionamento foi em relação ao item 6 dessa mesma seção que apresentava um impacto de 4,7MM de despesas operacionais ocasionado pelo enorme público presente nos jogos devido ao bom desempenho do clube. Diante disso, Leonardo questionou se esse enorme público não teria pago seu ingresso e, por conseguinte, gerado ao Clube mais receitas ao invés de um impacto negativo de tal ordem. Em relação a este item, não foi possível extrair do VP Nelson Rocha uma explicação clara em sua fala.

Outro conselheiro que subiu à tribuna foi José Pedro Mota, eleito também pela chapa Cruzada Vascaína. Ele expôs sua preocupação com a aprovação de tal suplementação, visto que com um caixa negativo de aproximadamente 40 milhões no orçamento apresentado para 2012, que motivou, inclusive, o Conselho Fiscal a mencionar a necessidade de se efetuar cortes nos gastos de maneira urgente, tendo o Vasco conseguido esse aumento de receitas em 2011 apenas devido as luvas do contrato de televisão terem sido pagas em sua totalidade nesse ano. Sendo assim, ele colocou que o Clube pode entrar cada vez mais numa insolvência irreversível, caso não seja adotado, de imediato, um plano de contenção de despesas, usando a suplementação orçamentária para adequar melhor o fluxo de caixa, e não tendo gasto toda essa receita conseguida de maneira imediata e sem planejamento.

Colocada em votação, a proposição de suplementação orçamentária foi aprovada por maioria, tendo votado contra apenas 5 conselheiros, todos oriundos da Cruzada Vascaína.

ITEM 4 – REFORMA DO ESTATUTO.

O Presidente do Conselho Deliberativo, Sr. Abílio Borges, informou aos presentes que havia nomeado uma Comissão formada pelos seguintes integrantes: Abílio Borges, Roberto Monteiro Soares, Anibal Rouxinol, Antonio Carlos Pereira de Lemos Basto, Claudio Marcelo Costa dos Santos, José da Silva Maquieira, Leonardo Fraga Gonçalves, Silvio Aquiles Hildebrando Godoi e Agostinho Taveira Filho.

O Grande Benemérito, Dr. José da Silva Maquieira, lembrou aos presentes que, no mandato anterior, já havia sido constituída uma Comissão, com o mesmo objetivo. Essa Comissão apresentou uma minuta de alteração do Estatuto e, por esse motivo, pediu que a Comissão ora nomeada tivesse caráter de Comissão Revisora. Proposta esta que foi apoiada pela Cruzada Vascaína.

Representando a posição da Cruzada Vascaína, subiu novamente a tribuna o conselheiro Leonardo Gonçalves que elogiou o trabalho anterior comandado pelo Dr. Maquieira, frisando que, de forma alguma, essa minuta poderia ser desprezada pela comissão nova. Além disso, pediu uma salva de palmas para o trabalho realizado até o momento, tendo o pleito aceito pela maioria dos presentes.

Os membros da Mesa garantiram, ao final, que o trabalho apresentado pela outra Comissão seria, não só considerada, como, também, o ponto de partida para uma nova proposição a ser apresentada ao Conselho Deliberativo.

ITEM 5 – INTERESSES GERAIS

O Conselheiro Leonardo Gonçalves fez um relato sobre as denúncias apresentadas pelo colega de Conselho, Jairo Rocha Filho, pessoa pelo qual afirmou nutrir grande apreço e consideração, que culminaram num pedido de abertura de sindicância assinado pelos Conselheiros da Cruzada Vascaína e entregue ao Presidente do Conselho Deliberativo, Sr. Abílio Borges.

Esclareceu, ainda, que, devido a falta de apoio dos demais membros do Conselho a este pleito e, principalmente, da omissão do seu Presidente, Sr. Abilio Borges, que deveria ter aberto essa sindicância, entregou, em seguida, uma carta na Presidência Administrativa requerendo uma reunião com o Presidente para tratar deste assunto, não obtendo resposta até a presente reunião.

Por fim, pediu que o Presidente Roberto Dinamite falasse sobre este assunto e, se fosse o caso, o próprio Conselheiro Jairo Rocha Filho se manifestasse acerca de suas denúncias.

Em resumo, o Presidente Roberto Dinamite esclareceu que vem tomando todas as medidas administrativas para coibir quaisquer problemas existentes na base. Afirmou que já havia conversado com o Conselheiro Jairo Rocha Filho e que o conselheiro em questão teria apenas reclamado da saída de dois jogadores, saídas estas devidamente explicadas na visão do próprio. Assim, como não havia nenhuma denúncia de maior gravidade, ele não via problemas dessa ordem nas divisões de base do clube.

O Conselheiro Jairo Rocha Filho pediu para não ir a tribuna, porém, após novo apelo de Leonardo Gonçalves, que ressaltou a importância do pronunciamento dele, esclareceu que se precipitou, e que tudo o que o presidente Roberto Dinamite havia colocado era verdade, pois ele tinha recebido várias denúncias que, posteriormente, não foram confirmadas ou comprovadas pelos seus contatos. Disse, ainda, acreditar que a base está no rumo certo parabenizando o presidente pelo trabalho.

O Grande Benemérito, Dr. José Carlos Torres Neves Osório, também parabenizou a direção do Clube, comissão técnica e atletas pelo brilhante ano de 2011, só que por outro motivo: o bom desempenho no futebol profissional. Após, pediu ao Presidente da Diretoria Administrativa, Sr. Carlos Roberto Dinamite de Oliveira, que cuidasse das nossas divisões de base, pois elas são o futuro do Clube.

Após, o Conselheiro José Pedro Mota falou sobre as diversas matérias que vem sendo veiculadas na mídia em geral, sobre a possibilidade de termos um campo auxiliar para treinamentos em São Januário. Ao final, questionou se há um projeto para a criação de um campo auxiliar no complexo de São Januário. Além disso, aproveitando a presença do Vice-Presidente de Patrimônio e Conselheiro, Sr. Frederico Lopes, questionou se já havia um estudo para o projeto das Olimpíadas, e se esse projeto do campo em anexo estaria sendo feito de modo a que não causasse interferência no projeto olímpico, para que assim o Vasco não viesse a gastar um dinheiro por algo que depois seria desfeito em pouco tempo

Na resposta, o Sr. Frederico Lopes disse que há, de fato, um projeto sendo feito para esse campo anexo, e que ele se dará no lugar onde hoje existem 4 campos de grama sintética e no colégio, que será transferido para outro lugar. Quanto ao projeto olímpico, ainda não há nenhum projeto.

Outro conselheiro que usou a tribuna foi o Sr. Sergio dos Santos Figueiredo, eleito pela chapa “O sentimento tem que continuar” que enalteceu o surgimento de novas lideranças no Vasco após vários anos de continuidade no clube e que apesar de ter apoiado o presidente Roberto Dinamite no último pleito, disse esperar que ele cumpra com sua palavra de não concorrer no próximo pleito pois isso representaria um prolongamento do período de continuidade no Clube, o que iria de encontro com as suas convicções pessoais.

Por último, o Conselheiro Yuri Lumer pediu que a diretoria do clube verificasse a possibilidade da utilização das leis de incentivo como meio de obter patrocínios para o Vasco da Gama, em especial, por meio de pessoas físicas, vascaínos de todo o Brasil. Finalizou pedindo que o Presidente do Conselho Deliberativo não inibisse a disposição ou cerceasse a palavra dos Conselheiros que desejarem ir à bancada para falar e discutir assuntos de interesse do nosso Clube, principalmente após o retorno da democracia ao Vasco da Gama.

CONSIDERAÇÕES DA CRUZADA VASCAÍNA

Não de hoje temos manifestado nosso posicionamento como oposição responsável do Club de Regatas Vasco da Gama.

Temos discutido muito os mais diversos assuntos, como forma de amadurecer e consolidar nossos pontos de vista. A Cruzada Vascaína exercita e incentiva o debate interno. Por este motivo, não foi surpresa para nós os questionamentos e sugestões oportunas apresentadas na última reunião ordinária do Conselho Deliberativo do CRVG.

Seguiremos firmes, qualificando ainda mais nossa atuação e sendo completamente refratários a qualquer comportamento que se justifique no ‘não’ pelo simples ‘não’, sem base de argumentação ou completamente distorcida da realidade fática. Aliás, verificamos isso em uma das votações realizadas. Felizmente, tal atitude não partiu dos Conselheiros da Cruzada Vascaína!

Valorizamos cada minuto que lá estivemos, e assim continuaremos a fazer, por acreditarmos que é um enorme privilégio sermos parte integrante do Conselho Deliberativo do Club de Regatas Vasco da Gama.

Por outro lado, é importante que o nosso Presidente, Sr. Abílio Borges, se convença que aquele espaço deve ser democrático, de modo a permitir e garantir que tantos quantos forem os Conselheiros que queiram se manifestar, sejam de oposição ou de situação, assim o façam, como forma de tentar elevar os debates e engrandecer nosso Clube.

Desnecessária, assim, sua tentativa e esforço desmedido em tentar encerrar os debates sobre o orçamento, quando, naquele momento, simplesmente, estávamos cumprindo nossas atribuições, contando, inclusive, com a disponibilidade do nosso Vice-Presidente de Finanças, Conselheiro Nelson Rocha, em esclarecer todos os pontos por nós levantados. Não havia necessidade de brigarmos para exercer esse direito, principalmente, em razão da extrema importância que este item possui para o planejamento do nosso próximo exercício.

Por fim, parabenizamos todos os que se manifestaram, na ocasião, representando a Cruzada Vascaína. Aproveitamos a oportunidade para estender nossos parabéns, também, aos nossos valorosos associados, pessoas heterogêneas, inteligentes e de caráter, que, apesar de não estarem no Conselho, não se cansam de trabalhar e qualificar a atuação dos nossos Conselheiros.

Rio de Janeiro, 28 de dezembro de 2011.

CRUZADA VASCAÍNA

SOMOS VASCO!


Fonte: Cruzada Vascaína