Tamanho da letra:
|

Casaca divulga nota sobre reunião do Conselho Deliberativo


Quinta-feira, 27/10/2011 - 14:16

Posição clara

A respeito da reunião do Conselho Deliberativo de ontem o CASACA! vem a público se manifestar:

1 – O CASACA! é contra a aprovação das contas referentes aos exercícios de 2009 e 2010 dadas as irregularidades expostas nos dois balanços pelo Conselho Fiscal (de maioria situacionista) nas duas ocasiões, além do fato de em tais balanços não serem reconhecidas pelo clube dívidas aprovadas pelo próprio Conselho Deliberativo (por unanimidade) em reuniões anteriores ao ano de 2008. Relembrando, o CASACA! também foi contra ao ajuste feito do balanço de 2008 (dia 01/07/2008), no qual, na canetada o Vasco foi posto como clube de maior dívida do Brasil, atendendo aos desejos dos novos gestores de poder, com isso, sangrá-lo, acumulando uma série de dívidas, agora reais e, pior, muitas de curto prazo, outras obscurecidas e diante de um estouro orçamentário (antiestatutário) evidente.

2 – A posição do grupo da minoria na reunião de ontem foi típica. Atrelados a uma composição com a situação durante quase três anos, tal grupo se viu entre a cruz e a espada. Como aprovou o indecente balanço de 2009 – fazendo ingenuamente questão de expor isso ao público na época, na tal aprovação com ressalvas, que em português claro significa APROVAR – se viu obrigado a fazer o mesmo ontem. Quanto às contas do ano seguinte (2010) falou do balanço, mas negou-se a dar parecer, na época. Ser contra naquele instante talvez não fosse bom para a composição. Convenientemente, agora, se mostrou contra (a aprovação do balanço de 2010), embora não tenha deixado clara sua posição ao público até a reunião, como fez questão de fazer em relação à contas de 2009.

3) Em relação à posição do presidente do Conselho de Beneméritos, Eurico Miranda, este se mostrou no ano passado, tal como nós, a favor, na reunião de abril do referido ano, que fosse dada chance para a diretoria da época vir a satisfazer suas obrigações para com o Conselho Fiscal. Posição institucional. Desde então, a situação, com ardis das mais variadas espécies, não proporcionou a votação de tais contas, marcando e desmarcando uma reunião em setembro do ano passado e suscitando uma pendência judicial impeditiva de tal reunião tanto em 2010 como em 2011 (até quando interessou a ela). Na reunião de ontem, mais uma vez, agiu com uma argumentação institucional, defendendo o reconhecimento por parte do clube daquilo que este tem de dívidas expostas em balanços anteriores ao da nova gestão, e com relação a não inviabilização do clube decorrente de tal situação inédita: dois anos de contas não aprovadas.

4) Finalmente o grande vilão da história: a situação. Esta, ao mesmo tempo em que passou a aditar supostas dívidas não expostas no balanço do Vasco, quando optou por colocar o clube como maior devedor do Brasil na canetada, a fim de obter ganho político e poder sangrá-lo à vontade, como já exposto (fala-se aqui do balanço de reajuste referente a 01 de julho de 2008), não reconheceu dívidas antigas do clube para com quem a ele ajudou financeiramente, bem como conduziu o Vasco, a partir do “ajuste”, de forma mais do que temerária quanto às contas.

Aos demais, uma reflexão: Eurico Miranda recomendou a aprovação das contas em 2009 e 2010. Os casaquistas já se mostraram contra tal aprovação. De forma clara! Isto não atinge a posição política do CASACA!, porque, ao contrário do que muitos gostam de dizer, o CASACA! não é o Eurico, mas vai continuar brigando por um Vasco adequado às concepções dele, à filosofia dele e contando com o apoio dele, sabedores nós que tal filosofia e concepção estão presentes na maioria esmagadora da torcida vascaína. Um Vasco forte, altaneiro, independente e nunca secundário ou resignado. Para muitos que já entenderam isso, nossa posição está clara mais uma vez e nossa concepção em nada modificada. Aos que ainda não conseguiram captar isso, por osmose chegarão, provavelmente, a tal conclusão. Quanto aos demais, em particular os euricófabos. São contra a atitude dele? Se são, então, concordam que as contas não poderiam ser aprovadas, portanto, Roberto e sua diretoria estão indevidamente no poder. Se são a favor da atitude dele são obrigados a reconhecer nele alguém com preocupações institucionais, tais como a satisfação do clube, com relação às dívidas que constam em balanço, a preocupação com a inviabilização da instituição e por fim, como adoram dizer, a preocupação em não criar polêmica num momento tão positivo do futebol.

Equipe CASACA!


Fonte: Casaca