Tamanho da letra:
|

Abílio Borges e Roberto Monteiro comentam reunião do Conselho Deliberativo


Sexta-feira, 28/10/2011 - 22:21

Abílio Borges, presidente do Conselho Deliberativo e Roberto Monteiro, vice, comentaram sobre a última reunião do Conselho, realizada na última terça-feira (25/10), em participação no programa de rádio Só Dá Vasco.

REUNIÃO

Abílio Borges: "Estamos satisfeitos. Conseguimos levar a cabo a nossa reunião. Foi algo muito legal, muito democrático. Todos que pediram a palavra falaram, obedeceram o tempo de fala. Até o ex-presidente também. Foi muito legal. Deu-se aparte a todos que quiseram. Foram explicadas todas as conotações. Deu tudo certo, então eu estou muito satisfeito. Vou para casa tranquilo. Vou dormir com o dever cumprido. Estou muito feliz."

Roberto Monteiro: "Falando da nossa reunião, primeiro que as contas de 2009 e 2010 agora são águas passadas. O Conselho já deu um avanço. A gente agora pode começar a se preocupar concretamente com as coisas atuais, as demandas concretas do nosso clube. Por fim, não ficou muito bem esclarecido a questão da proposição, não nossa, mas uma proposição do presidente, de uma nova comissão para a reforma do estatuto. Mas como a gente entende que ainda tem um tempo pela frente para entabular melhor e trocar ideia com todos os poderes do clube, todos os grandes beneméritos, beneméritos e conselheiros, é um grande passo. Pelo menos essa gestão e boa parte desse Conselho Deliberativo está entendendo que se faz necessária e que isso muito em breve vai ocorrer no clube. Fica esse saldo positivo porque foi a primeira reunião dessa atual gestão. Foi uma reunião, do ponto de vista político, vitoriosa porque teve as contas aprovadas, contas essas remanescentes. Esse é o saldo. Fica também para as próximas reuniões os novos desafios para o Vasco. Está sendo colocado hoje um novo desafio para o Vasco, que é a reforma do seu estatuto, algumas coisas que serão importantes dentro da perspectiva de firmar essa atual gestão, diretoria ou esse mandato do Conselho Deliberativo do Club de Regatas Vasco da Gama. Esse é o saldo que fica. Como teremos outras oportunidades e batalhas a serem travadas, outras reuniões onde assuntos de interesse gerais serão abordados, dentro do Conselho Deliberativo do Vasco tem muito a somar para essa atual gestão."

REFORMA DO ESTATUTO

Abílio Borges: "Foi feito um trabalho. Foi-me entregue uma minuta. Só o que ocorreu é que essa minuta não foi entregue aos outros poderes. O presidente anterior não entregou essa minuta aos poderes anteriores. Essa minuta traz avanços interessantes, mas nós achamos que o Conselho mudou. Tem novos membros e novas pessoas. Elas têm um pensamento diferente. O Conselho rejuvenesceu também. Nós precisamos escolher e escutar o que esses novos membros têm. Como não dava, com a alegação de que os dois presidentes não tinham recebido, nós resolvemos deixar para a próxima reunião o comunicado do estatuto."

Roberto Monteiro: "A gente tem que colocar algumas observações que foram feitas pelos antigos membros dessa antiga comissão. Primeiro, que nem todos eles anuiram com a apresentação de um novo estatuto do doutor Maquieira, apresentando, no meu ponto de vista aqui, pelo que me pareceu, algumas divergências e até mesmo algum desconforto por não terem participado da formulação. Esse é um dado. O segundo dado é que eu entendo o seguinte. Quando aquela antiga comissão foi aprovada, teria que até o final do mandato do Conselho Deliberativo apresentar uma proposição, o que não foi feito. Já que não foi feito, eu entendo que essa comissão foi extinta. Mas ainda que a gente possa pensar em aproveitar o trabalho dos notórios colegas que efetivamente trabalharam nessa reforma estatutária, nós deveríamos, por precaução, pegar uma nova comissão e apresentar essa proposta ou uma proposta com alguns aditivos a essa proposta, para todos os conselheiros e os poderes do clube. O que fica, eu acho que a gente vai trabalhar bem e fazer uma proposta de normatização deste processamento, que é uma coisa de certa forma trabalhosa, mas que deve ser feita. Ela vai ter que ser feita em algum momento. Da nossa parte, resta a vontade política de que isso seja realizado e contemple um Vasco moderno, que é realizar a reforma do estatuto. O espírito que ficou é de que nós vamos tocar isso adiante. Com os membros da comissão anterior ou com novos membros, isso vai ser aplicado com prioridade por essa atual gestão."

Fonte: NETVASCO (transcrição)