Tamanho da letra:
|

Ricardo Gomes foi responsável direto pela evolução de alguns jogadores


Terça-feira, 13/12/2011 - 13:31

Os pedidos de 'Volta logo' feitos pelos atletas vascaínos na matéria especial produzida pelo LANCENET!, em homenagem ao aniversário de 58 anos de Ricardo Gomes, mostram o carinho que existe entre os jogadores e o comandante. Além de ter ajudado o Vasco a conquistar um título nacional após 11 anos de jejum, Ricardo contribuiu para o ressurgimento e a consolidação de bons nomes dentro das quatro linhas.

Contratado no início de fevereiro, após o péssimo começo de Campeonato Carioca, Ricardo chegou com a missão de reestruturar um time que possuía uma base formada em 2009 e que demonstrava uma grande dificuldade para conquistar bons resultados. Com o treinador, nomes como Fagner, Rômulo, Felipe, Diego Souza e Eder Luis começaram a mostrar um bom futebol.

Mesmo não contando com o treinador em boa parte da temporada, em função do AVC (Acidente Vascular Cerebral) sofrido por Ricardo no final de agosto, o Vasco conseguiu manter o desempenho que o levou ao título da Copa do Brasil. E o sinal da boa fase esteve presente nas convocações de Mano Menezes. Entre os selecionados, a presença de Dedé, Rômulo e Diego Souza. O zagueiro e o volante chegaram a titularidade em alguns jogos.

Apesar de não ter conquistado os títulos do Brasileirão e da Sul-Americana, com o interino Cristovão Borges e a presença de Ricardo como uma espécie de 'amuleto', a temporada para grande parte dos atletas vascaínos foi bastante proveitosa.




ATLETAS QUE EVOLUÍRAM NAS MÃOS DE RICARDO GOMES

FAGNER
Uma contusão atrapalhou os planos do lateral no início da temporada. Fagner voltou ao time somente no início do Brasileirão, quando o Vasco atuava com um time formado em sua maioria por reservas. Com a sequência de jogos, o lateral ganhou a confiança necessário para se destacar, principalmente no setor ofensivo. Foi eleito o melhor lateral-direito do Brasileirão-2011.

DEDÉ
O Mito da Colina já havia vencido o prêmio de atleta revelação do Brasileirão de 2009. Mas, a temporada atual foi espetacular para o defensor. Seleção Brasileirão, títulos, prêmios e contrato novo. Dedé está na lista dos melhores zagueiros do Brasil

RÔMULO
A consolidação do futebol do volante veio com a ajuda de Ricardo Gomes. Rômulo se firmou como primeiro volante do time e fez ótima dupla com Eduardo Costa na campanha do título da Copa do Brasil. Ao logo do ano, o camisa 37 despertou a atenção de Mano Menezes e a convocação para Seleção Brasileira veio logo com a titularidade, na segunda partida dos duelos frente a Argentina.

ALLAN
Um verdadeiro 'curinga'. Lateral, volante ou meia, Allan se firmou no elenco vascaíno. No início da temporada, substituiu Fagner na lateral e não decepcionou. Foi campeão da Copa do Brasil na posição. Outro fato marcante foi o título Mundial Sub-20 pela Seleção Brasileira.

FELIPE
O maestro fez jus ao nome. Passes certeiros e grandes gols fizeram de Felipe peça fundamental no esquema de Ricardo Gomes. O homem pensante no meio de campo Cruz-Maltino.

DIEGO SOUZA
Voltou a mostrar o futebol que o levou para Seleção Brasileira quando atuava pelo Palmeiras. Diego foi um dos artilheiros do Vasco na temporada e a convocação de Mano Menezes foi o prêmio após suas boas atuações. Atuando como um meia mais avançado, o camisa 10 se destacou com gols e assistências. Na partida contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão, fez um dos gols mais bonitos do ano.

EDER LUIS
Nas mãos de Ricardo Gomes virou um autêntico ponta. Pelo lado direito, Eder formou ótima dupla com Fagner. Além disso, o atacante não deixou de marcar seus gols. Uma lesão na reta final da temporada tirou o camisa 7 dos jogos que definiram o futuro cruz-maltino na Sul-Americana e no Brasileirão.

Fonte: Lancenet