Tamanho da letra:
|

Rodrigo Caetano fala sobre 2011 e do planejamento para o próximo ano


Sábado, 03/12/2011 - 20:21

Na tarde deste sábado (03/12), o diretor-executivo do Vasco, Rodrigo Caetano, participou do programa 'Liga dos Trepidantes', da Rádio Globo, e falou de diversos assuntos relacionados ao Gigante da Colina. Mostrando que está feliz com o atual momento vivido pelo cruzmaltino, Caetano relembrou o início repleto de dificuldades e fez algumas revelações.

Confira na íntegra a transcrição de trechos da entrevista:

O elenco do Vasco foi o que mais se valorizou em 2011?

"Em termos assim de reconhecimento talvez. Não quero afirmar isso, porque é muito díficil. Eu vi pesquisas em relação a valor de mercado desse ou daquele jogador e isso é muito díficil. Muitas vezes nós já falamos que a multa rescisória e esse valor que a gente tem no mercado são coisas totalmente distintas. Mas acho que em termos de valorização como reconhecimento, por parte do torcedor e de todos vocês da mídia, sem dúvidas. O segundo semestre do Vasco, que é o que nos interessa, depois da Copa do Brasil, a sequência de boas campanhas no Brasileiro e na Sul-Americana fez com que essa equipe que o Vasco tem hoje, que tem suas limitações e nós sabemos disso, atingisse um estágio de reconhecimento nacional, público, muito grande e consequentemente veio a valorização do elenco, mas eu prefiro não colocar preço nos atletas."

Qual a satisfação pessoal do diretor-executivo que trabalho no Vasco desde 2009?

"Eu acho que o que prevaleceu nisso tudo foi o projeto apresentado lá atras, em 2009, ao nosso presidente e ao Mandarino, nosso vice. Esse foi seguido até o presente momento. Isso tem um valor iquestionável. Muitas vezes você fala no futebol sobre planejamento, sobre projeto, sobre cronograma e o que você vê no decorrer dos meses, dos anos, é que isso não é cumprido e na primeira oportunidade todo o trabalho é criticado. Nós tivemos muitos momentos de dificuldade, muitos momentos, mas tínhamos a certeza do que caminho que tínhamos trilhar. Quando acabou 2008 o cenário era bastante díficil, não escondo de ninguém que fiquei assustado. O mais díficil de você não ter é você ter que ir ao Mercado e você perceber que também não tem crédito nesse mercado. Muitas vezes nós perdemos jogadores, muitos que não tinham qualidade necessária para jogar no Vasco, por eles acabarem optando por equipes de uma menor expressão. A situação era díficil, mas conseguimos terminar o ano de 2009 como devíamos. Além de termos chegado ao título, conseguimos chegar a semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, onde fomos eliminados por conta do gol fora de casa. 2010 foi um ano de transição, era o ano do retorno a Série A e tinha aquela expectativa muito grande, na qual nós não conseguimos atingir a expectativa do nosso torcedor. Apesar disso, sabíamos que em 2011 iria ser o ano do Vasco, de uma grande conquista e ela veio com a Copa do Brasil. Nós damos seguimento ao projeto até agora e vamos em busca de mais títulos. O Vasco precisa de títulos. O clube recuperou seu prestígio, a auto-estima do torcedor, seu espaço e, principalmente, seu espaço como grande, que é entrar em qualquer disputa mirando o título. Independente do desfecho de amanhã, o Vasco cumpriu seu papel nesse ano. Por conta, respondendo a pergunta, todos no Vasco estão orgulhosos, desde o presidente até os funcionários."

Carlos Alberto volta ao Vasco?

"Certamente o vínculo dele ainda é com o Vasco. Pelo nosso momento, que está totalmente voltado para a decisão de amanhã e para a Libertadores, ele não é pauta. O Carlos Alberto não é pauta no Vasco. Nós vamos avaliar o que pode ser feito no momento certo, que não é esse. Eu não quero ficar fazendo projeção, pois não temos isso definido. Hoje, dentro daquilo que estamos planejando, é óbvio que ele não se encaixa, pois nós temos outros tantos jogadores na função, na posição, que atingiram posição de destaque nessa temporada de 2011. Agora sem rotulá-lo jamais, pois foi um profissional que ajudou o Vasco."

Quem volta dos emprestados?

"Para aproveitamento nós temos ainda definido. A princípio temos o interesse de que os que estão emprestados sejam emprestados novamente ou negociados, assim como alguns jogadores que estão conosco aqui, para que se abra a possibilidade de investimentos para qualificar nosso elenco para a Libertadores"

Como ficará a situação do Elton, do Leandro, do Juninho e do Bernardo?

"Cada um deles vai ser tratado separadamente. Já falei que o Bernardo o Vasco deve fazer a aquisição, o Juninho deve renovar com o Vasco, ele manifestou interesse de ficar e o Vasco também. Agora é uma questão de sentarmos e apresentar um novo contrato para eles. Os casos do Leandro e do Elton vão ser avaliados"

O Vasco vai ao mercado a partir de segunda-feira (05/12) atrás de quais posições?

"Nós não temos prazo nem para começar e nem para terminar nosso planejamento de equipe para 2012. Seria muita pretensão acharmos que teremos datas para finalizar esse trabalho. Muitos jogadores foram ofertados para nós nesse momento e nós colocamos uma observação em todo tipo de situação porque vamos fazer reuniões, nos reunir nos próximos dias com o presidente de futebol e certamente com o Cristóvão e com o Ricardo Gomes"

O torcedor do Vasco pode esquecer Vargas e Montillo por enquanto?

"Não projetamos e não falamos em nomes. Eu não posso, por uma questão até de coerência, ficar falando em nomes que hoje não são pauta. Não tem nenhum nome mais importante hoje do que a instituição do Vasco. Como líder desse processo, não posso fazer isso. Depois, seguindo a nossa filosofia de trabalho, nós vamos fazer aquilo que for possível dentro da realidade do clube. Ninguém muda o patamar de investimento de uma hora para outra. No meu entedimento estamos nesse processo de melhoria."

Está satisfeito com o título da Copa do Brasil ou só ficará satisfeito com a conquista da Taça Libertadores?

"Vai chegar um dia que nós vamos entender, eu e a direção, que o ciclo se encerrar. Estabelecer isso é muito díficil. Muito mais do que a conquista dos títulos, eu vejo que o trabalho é muito mais amplo. São etapas que te levam aos títulos. Nós hoje a cada momento que passa nós temos que enaltecer o esforço que o clube faz para fazer melhorias que ajudem os atletas. O Vasco se modernizou, não só no vestiário, mas também na sala de musculação. É do nosso interesse ter um campo anexo. O clube dá todas as condições para que os atletas possam ter todas as condições de executar o seu melhor. Isso é bom para imagem do clube, que passará a atrair mais jogadores. Não é só com uma boa proposta de contrato que você atrai jogadores e sim uma série de fatores. Esse final de 2011 independentemente do que acontecer, claro que é sonho do torcedor e nosso conquistar o título de amanhã, a recepção feita pelos torcedores no aeroporto, no dia de ontem e no dia de hoje eu resumo da seguinte forma: o torcedor do Vasco voltou a ter orgulho da sua equipe. Isso não tem preço. Olhe que eles estão manifestando isso antes de uma decisão, mas não é pelo fato de estarmos decidindo, mas sim pelo orgulho. O executivo de futebol, quem trabalha nisso, quando consegue fazer isso é porque o trabalho está sendo bem feito"

Fonte: Supervasco