Tamanho da letra:
|

Eurico elogia Rodrigo Caetano por blindagem ao elenco do Vasco


Sexta-feira, 02/12/2011 - 06:41

Alberto Dualib está há quatro anos totalmente afastado da vida do Corinthians. Eurico Miranda, depois de mais de duas décadas na linha de frente, está há três anos longe do poder em São Januário.

Mesmo assim, ambos veem pitadas de suas políticas como ingrediente principal para que Vasco e Corinthians estejam brigando pelo título do Campeonato Brasileiro.

Ao ser questionado sobre estar fora do clube na possível conquista -após ter participado dos outros quatro títulos nacionais-, Dualib não espera nem a pergunta terminar. "Não foram só os Brasileiros. Em 14 anos como presidente, ganhei seis paulistas, um Ramón de Carranza, um Mundial. Cada vez que ganhava via a alegria do povão", interpela o ex-dirigente para exaltar seu mandato.

Ele lembra que há no atual elenco um jogador formado na sua gestão. "Do meu tempo, tem o goleiro [Julio Cesar], que estava nas categorias de base", diz Dualib.

Mas para o cartola de 91 anos o principal responsável pelo Corinthians estar brigando pelo título é Tite. E já lembra da passagem do técnico pelo Parque São Jorge na época em que era presidente.

"Eu sempre gostei do Tite. Queria segurar ele, mas o Kia [Joorabichian] tinha alguns problemas com ele e não tive o que fazer", recorda.

O técnico foi contratado em 2004, reergueu o time, mas foi demitido no início do ano seguinte por problemas com a então parceira do Corinthians, a MSI.

Técnico é também, na visão de Eurico Miranda, o grande trunfo do Vasco. O ex-presidente do clube considera que a política que prega, de manter técnicos à frente da equipe, foi a responsável pelo sucesso vascaíno. Entende que foi correto ter mantido Cristóvão Borges no comando da equipe após Ricardo Gomes ter sofrido um AVC.

"O grande acerto foi manter o Cristóvão. Mas eu não atribuo a ele [Roberto Dinamite, atual presidente] isso. Foi uma questão de resultado. Se não obtivesse resultado, teriam demitido. Com o Dinamite o Vasco já teve dez técnicos. Comigo não era assim. Eu nunca dispensei treinador por resultado", conta Eurico, que, como dirigente, participou dos títulos de 1989, 1997 e 2000. Em 1974, era apenas conselheiro.

Para o ex-presidente, o mérito até agora da atual gestão foi ter contratado um diretor executivo para o futebol. Explica que Rodrigo Caetano blindou o futebol do clube, fato importante para o Vasco chegar à disputa do título.

Disputas políticas à parte, Eurico e Dualib confiam em seus clubes para ganhar o título. O vascaíno, no entanto, vê o Corinthians com "benefícios" para a conquista.

"O Corinthians foi beneficiado na tabela. Não joga dois clássicos no fim. E o Andres Sanchez foi convidado para a CBF", esbraveja Eurico.

Fonte: Folha de São Paulo