Tamanho da letra:
|

Há 90 anos, Palmeiras, já eliminado, tirou o título do Corinthians


Sexta-feira, 02/12/2011 - 07:14

Em 25 de dezembro de 1921 o Palmeiras conseguiu o que pretende repetir neste domingo: venceu o Corinthians, tirou o título de suas mãos e o entregou a outro clube.

Há 90 anos, o Palmeiras ainda era o Palestra Itália, a maior força do Estado era o Paulistano -que foi o campeão paulista graças à derrota corintiana-, e as rivalidades apenas esquentavam.

Nove décadas depois, os dois arquirrivais voltam a se enfrentar em um cenário semelhante àquele que ficou conhecido como o "Derby de Natal" de 1921, episódio quase esquecido pelas páginas amareladas da história.

TRIO DE FERRO

"Nós assistimos futebol há mais de vinte anos, e confessamos que nunca vimos uma lição tão boa, tão esplêndida, como a que deu hontem, no Parque Antarctica".

Assim começa o texto da vitória do Palestra Itália sobre o Corinthians por ruidosos 3 a 0 na seção Vida Esportiva, da Folha da Noite, uma das publicações que deram origem a esta Folha, na edição de 26 de dezembro, primeiro ano do jornal.

Na página, duas marcas de lança-perfume, Ypiranga e Pierrot, disputavam o leitor.

Naquele Campeonato Paulista, jogado em pontos corridos, Palestra, Corinthians e Paulistano -que deu origem ao São Paulo- duelaram pelo título até o fim.

Na última rodada, o Paulistano venceu o Sírio por 3 a 2, alcançou 39 pontos e assumiu a liderança. O Corinthians, com 38 pontos, enfrentaria o Palestra que, após um campeonato irregular, estava com apenas 36 pontos -a vitória valia dois pontos.

Ou seja, bastava um triunfo para que os corintianos levantassem a taça; ao Palestra, restava disputar o vice-campeonato e a possibilidade de impedir o título daquele que seria seu maior rival.

"Durante os dias que antecederam o jogo, a imprensa dizia que o Palestra entregaria o jogo para o Corinthians", conta Fernando Galuppo, historiador do Palmeiras.

Explica-se: naquela época, o Paulistano era talvez o maior rival do Palestra: clube da aristocracia, foi tetracampeão paulista e perdera o penta justamente para os palestrinos um ano antes.

E se fosse o campeão de 1921, o Paulistano garantiria a posse definitiva da Taça Cidade de São Paulo. Para isso, dependia de um tropeço corintiano na última rodada.

Então no Natal de 1921 palestrinos e corintianos, que já rivalizavam pela soberania de suas torcidas, ambos clubes da massa trabalhadora, decidiriam se o título ficaria com Corinthians ou Paulistano.

"A rivalidade começou em 1917, quando se enfrentaram. Nascia o sentimento de torcida, a ideia de ir ao estádio para torcer", diz Galuppo.

Mas foi o "Derby de Natal" de 1921, aliado ao fim do futebol do Paulistano em 1929, que polarizou a rivalidade entre corintianos e palmeirenses. Aquele jogo foi emblemático para aquela que seria a maior rivalidade do Estado.

Foi no Parque Antarctica, ainda acanhado e recém-comprado pelos italianos, que o Palestra Itália derrotou o Corinthians por 3 a 0 e deu o título ao Paulistano -com a entusiasmada presença de torcedores do Paulistano.

"Já eram rivais, mas o jogo serviu para incrementar a rivalidade. Mas na época era o chamado tempo que as pessoas tinham vergonha na cara. O conceito de entrega [de resultado] é recente", disse Celso Unzelte, autor de livro sobre a história corintiana.

O Paulistano ainda enviaria um ofício ao Palestra reconhecendo o "grande princípio esportivo" de seu rival.

"Nós não vamos entrar em detalhes nesta refrega sensacional, que não se pode e nem se deve mesmo descrever", contou a Folha da Noite.

Fonte: Folha de São Paulo