Com poucos recursos para contratações, Abel Braga precisará apostar na base em 2020
Segunda-feira, 23/12/2019 - 10:22
Ainda tentando praticar uma política de austeridade, o Vasco terá poucos recursos para contratar neste mercado da bola visando a temporada de 2020. A maioria dos reforços deverá chegar livre de contrato ou por empréstimo. Por isso, o técnico Abel Braga já definiu que as categorias de base — que têm dado bons resultados — terão atenção especial no planejamento.

Somente em 2019, o sub-20 foi vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior, da Copa RS, do Campeonato Carioca, da Taça OPG e chegou nas semifinais do Campeonato Brasileiro. Algumas das promessas, inclusive, já haviam sido promovidas pelo ex-técnico Vanderlei Luxemburgo, casos do lateral esquerdo Alexandre, do meia Bruno Gomes e dos atacantes Gabriel Pec e Talles Magno, este último se tornou um dos jovens mais badalados do país e com multa estipulada em mais de R$ 200 milhões.

Outros que já foram testados no time de cima deverão ter mais oportunidades e sequência em 2020, casos dos zagueiros Miranda e Ulisses, do lateral direito Cayo Tenório, do lateral esquerdo Riquelme e do meia Caio Lopes.

Abel Braga revelou que já conversou com o coordenador de futebol, PC Gusmão, sobre o processo de transição entre a base e o profissional: "A base está chegando em todas as competições. Isso é muito importante. Fiquei empolgado porque vocês sabem dessa minha característica de trabalhar com os garotos. Ele (Luxemburgo) lançou muitos e responderam. Às vezes, o garoto formado em casa sente muito menos o peso do que um jogador vindo de outra equipe".

O Vasco encerrou 2019 tendo utilizado 17 jogadores oriundos da base. Foi o segundo maior aproveitamento da década, perdendo apenas para 2018, com 19 atletas.



Fonte: UOL