Alexandre Campello e Roberto Monteiro falam sobre racha na política vascaína
Sexta-feira, 15/11/2019 - 15:42
Durante o episódio 22 do podcast GE Vasco, publicado na última terça-feira, o presidente do clube, Alexandre Campello, revelou as razões que o fizeram cortar relações políticas com Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo e, talvez, seu maior adversário atualmente dentro do clube. Segundo Campello, o grupo de Monteiro quis "tomar conta da gestão" logo nos primeiros meses após a decisão das últimas eleições.

Em resposta longa, que durou sete minutos (OUÇA A PARTIR DO MINUTO 33), Campello explicou sua trajetória como aliado de Monteiro e a posterior ruptura durante o mandato. Tudo isso sem citar o nome do atual desafeto.

- Eu nunca havia me envolvido com política no clube. Em 2012, fui procurado para apoiar a candidatura do atual presidente do Conselho Deliberativo com o pretexto de reestruturar o departamento médico. Existiam posições contrárias ao então candidato, mas depois de algumas conversas acabei topando. Ele foi derrotado na eleição (de 2014), e a partir daí esse grupo (Identidade Vasco) passou a entender que deveria ter outro candidato que não tivesse rejeição (em 2017) e me convidaram. Nunca tinha passado na minha cabeça. Em algumas dessas conversas, eu disse para o atual presidente do conselho que não seria uma pessoa para ser conduzida, para ser Rainha da Inglaterra. A partir do momento em que assumimos, por conta de outros interesses, ele e outros conselheiros passaram a querer tomar conta da gestão e caminhar em um sentido contrário.

De acordo com Campello, a publicação do balanço de 2017, último ano da gestão Eurico Miranda, foi fundamental para o racha com Roberto Monteiro.

- Eu entendi que quem deveria realizar o balanço e publicar deveria ser eu, por ser na minha gestão (abril de 2018). Por uma questão política, ele tinha interesse em fazer alguns beneméritos, ele começou a querer me forçar a deixar o Eurico fazer o balanço. E eu não abri mão de que o balanço fosse publicado pela minha gestão. Outros dois pontos de estresse foram operação de jogo e controle do cadastro de sócios.

Procurado pelo GloboEsporte.com, Roberto Monteiro se mostrou surpreso com as declarações de Alexandre Campello quanto a ser "Rainha da Inglaterra" e afirmou que o presidente se aproximou do seu grupo por ter se sentido traído por Julio Brant nas últimas eleições.

Além disso, também citou a negociação do atacante Paulinho para o Bayer Leverkusen, no ano passado, como fator determinante para a quebra de relação. Roberto Monteiro disse que, na época, Campello tomou as decisões sozinho e ignorou a presença do então vice de futebol, Fred Lopes, que acabou exonerado do posto logo em seguida.

- Foi o mesmo argumento que ele trouxe para o Identidade Vasco. Que ele teria sido traído pelo Julio (Brant). Me trouxe uma ruptura com o próprio Julio. Agora muito estranhamente vem dizer de Rainha da Inglaterra. Melhor a gente voltar no tempo para entender isso. E quando o vice presidente de futebol não toma conhecimento da negociação do Paulinho? Ele (Campello) se vitimiza agora. Fala também de interesses escusos, mas de quem? Dentro do acordo na minha posição política fiquei na mesma. Eu, como o grupo, acreditou em uma pessoa que não falava com a verdade. O fato que gerou a discussão e o rompimento foi a questão do Paulinho.

A próxima reunião do Conselho Deliberativo será para votar a reforma do novo Estatuto e, também, a mudança do processo eleitoral. Existe a proposta de estabelecer eleições diretas no clube e não precisar mais passar pelo voto do próprio Conselho. Ou seja, a decisão dos sócios seria respeitada após a apuração dos votos.

Na última terça, Campello solicitou a remarcação dessa reunião do Conselho, inicialmente prevista para 6 de dezembro. Segundo ele, neste dia a sede náutica da Lagoa estará ocupada para um evento.

- Essa história das datas não é correlacionada com a verdade. Na sexta, existe uma dificuldade. As pessoas querem escolher a data, pois têm muita confraternização de fim de ano. Não estou vendo problema em antecipar e vou amadurecer isso. Quero reafirmar que a data foi marcada sem nenhum evento. Só me passaram que tinha evento na Sede Náutica nos dias 13 e 14 de dezembro - afirmou Monteiro.



Fonte: GloboEsporte.com