Renato Gaúcho: 'Não é porque o Vasco fez e fez muito bem, que minha equipe não faz'
Sexta-feira, 15/11/2019 - 16:08
Renato Gaúcho quebrou o protocolo habitual e concedeu entrevista coletiva após o treino desta sexta-feira, antes da partida do fim do de semana. O motivo? O reencontro com o Flamengo, algoz do Grêmio nas semifinais da Libertadores, e rival de domingo, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro.

O treinador, que costuma pedir a palavra nesses momentos para tirar o peso dos jogadores, negou qualquer clima de revanche após a goleada por 5 a 0 e disse que sua equipe tem condições de repetir a boa atuação do Vasco no empate de quarta-feira contra os rubro-negros.

Questionado se o Flamengo estava "engasgado" na garganta do Grêmio, o treinador gremista lembrou que a única coisa que tinha a lamentar a atuação do próprio time na fatídica goleada no Maracanã. Mas ressaltou que o Tricolor tirou lições da derrota e soube reagir rápido no Campeonato Brasileiro. Desde então, o Grêmio emendou cinco vitórias consecutivas na competição e entrou no G-4.

– Não. Nós estamos entalados com o nosso desempenho. O Flamengo fez a parte dele. O Flamengo jogou futebol como fez isso muito bem nos últimos cinco meses. Nos atropelou porque demos oportunidade. Não está entalado não. Nós é que infelizmente não estivemos numa noite que a gente costuma estar em uma semifinal de Libertadores. O Flamengo fez o que vinha fazendo, jogou futebol, aproveitou as oportunidades e venceu. Não tem nada de revanche agora pelo Brasileiro. Espero que minha equipe esteja numa noite melhor do que aquela no Maracanã. Uma tarde, melhor dizendo, do Gre-Nal, que jogamos bem. Nada de revanche – afirmou Renato.

O técnico gremista também falou sobre o empate em 4 a 4 entre Flamengo e Vasco na última quarta-feira, no Maracanã, em um jogo marcado por muitos gols e reviravoltas no placar. Teria o time de Vanderlei Luxemburgo mostrado o caminho para enfrentar esse Flamengo de Jorge Jesus? Não para Renato. Renato disse que o Vasco teve uma grande atuação, assim como sua equipe teve em outros momentos, mas que não vai mudar a maneira do Grêmio atuar.

– O Vasco jogou muito bem, grande jogo. O que o Vasco fez minha equipe faz. Infelizmente não fizemos contra o Flamengo no Maracanã, no primeiro tempo da Libertadores aqui. No mais minha equipe vem fazendo. Importante é fazer o que estamos acostumados a fazer há muito tempo. As palavras que sempre peço. Estar focado e concentrado e competir. Essas três palavras sempre coloco. Eles têm feito. Não é porque o Vasco fez e fez muito bem, que minha equipe não faz. A gente faz sim. Pode ter certeza que o exemplo do Grêmio é o exemplo para outras equipes – declarou.

Por fim, o técnico também falou sobre Jorge Jesus. Se a prévia dos duelos pela Libertadores foi marcada por declarações polêmicas e provocações de lado a lado, desta vez o treinador gremista adotou um discurso mais comedido, com elogios ao treinador português e também o argentino Jorge Sampaoli, técnico do Santos. Os dois estrangeiros vêm fazendo grandes trabalhos nos seus clubes, reconheceu Renato.

– Tem espaço para todo mundo desde que seja competente, seja brasileiro ou estrangeiro. Os dois estrangeiros são competentes. Até o ano passado tivemos outros estrangeiros aqui no Brasil que não estiveram tão bem. Não significa que não sejam bons. Às vezes não têm sucesso no trabalho não porque são ruins. Tem espaço para todo mundo. Cada um mostra seu trabalho. Jesus vem fazendo um belíssimo trabalho, Sampaoli no Santos. Tem que dar os parabéns. Como outros treinadores brasileiros têm sucesso nos seus clubes. Não vejo lado de ciúmes. Não vejo por isso. Tem espaço para todo mundo. Quem é competente é competente, no futebol ou fora dele. A competência no trabalho mais cedo ou mais tarde vai aparecer – completou.



Fonte: GloboEsporte.com