Vasco já ajudou o Fluminense algumas vezes; relembre

Quarta-feira, 04/11/2015 - 13:36
comentário(s)

Jornal 'O Globo' de 18/11/1996 ressalta 'ajuda' ao Flu com vitória do VascoA rivalidade entre Vasco e Fluminense aflorou em 2015, ano de disputas políticas, provocações e polêmicas. Começou com a briga dos dois clubes pelo local de suas torcidas no Maracanã; teve um como situação e outro como oposição no racha da dupla Fla-Flu com a federação de futebol carioca; contou com ambos concorrendo à disputa pela contratação de Ronaldinho Gaúcho, e ainda reservou deboches dos dois lados no pós-vitória. Agora, a temporada termina com polêmica no campo: na última terça-feira, o meia tricolor Vinícius lembrou que o time ainda enfrenta Chapecoense, Avaí e Figueirense - três adversários diretos do Cruz-Maltino na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro - e que jogadores e torcedores do Flu ficarão felizes em caso de derrotas nessas partidas porque prejudicaria o rival.

Internamente em São Januário há a preocupação com a possibilidade de o Fluminense, praticamente livre do risco de rebaixamento e cumprindo tabela nas rodadas finais, não se esforçar para ganhar esses jogos. O presidente Eurico Miranda não quis comentar a entrevista de Vinícius nem as chances de "entrega" do rival, mas garantiu que para o Vasco "ainda não acabou" - segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o risco de o Cruz-Maltino cair para a Série B é de 96%. O vice de futebol, José Luis Moreira, por sua vez, já deu declarações lembrando que o Vasco já ajudou o Tricolor em outras oportunidades. Em meio à polêmica, o GloboEsporte.com relembra alguns casos em que, de fato, a rivalidade ficou à parte.

CARIOCA 1975



No triangular final no Maracanã, o Vasco foi goleado pelo Fluminense no primeiro jogo por 4 a 1, ficando com saldo de -3 e com só mais um jogo para disputar, praticamente fora da disputa pelo título estadual. Mesmo assim, no duelo com o Botafogo, ganhou por 2 a 0 e deixou o Tricolor com a mão na taça. Tanto que o time das Laranjeiras perdeu do Botafogo por 1 a 0 na última partida e ainda assim foi campeão.

BRASILEIRO 1996

Na antepenúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Brasileiro, que ainda tinha 24 clubes, o Vasco estava em 16º lugar e praticamente cumpria tabela quando jogou em Juiz de Fora (MG) diante do Criciúma, concorrente direto do Fluminense contra o rebaixamento. O Cruz-Maltino venceu por 4 a 2, mas o Tricolor perdeu para o Flamengo e se complicou. Na rodada seguinte, o time de São Januário fez jogo dura contra o Bahia - outro brigando para não cair - na Fonte Nova, só que levou a virada nos minutos finais com um gol de pênalti muito contestado por vascaínos e tricolores na época. O Flu acabou descendo para a Série B.

BRASILEIRO 2006

Também na antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro deste ano, o Vasco venceu o São Caetano por 1 a 0 no Anacleto Campanella e diminuiu a pressão sobre o Fluminense na briga contra o rebaixamento - se o time do ABC Paulista tivesse vencido, ficaria a dois pontos do Tricolor, o primeiro fora do Z-4. Por fim, o Flu desta vez acabou se salvando da queda. A diferença para os anos anteriores é que o Vasco não estava cumprindo tabela, mas brigando por uma vaga na Libertadores.

CARIOCA 2012

Na fase de classificação da Taça Guanabara - primeiro turno do estadual -, o Vasco fez campanha perfeita e venceu todos os jogos. Na última rodada, já estava classificado e foi a Saquarema enfrentar o Boavista, que estava um ponto à frente do Fluminense e só dependia de si para ficar com a última vaga do Grupo B. O Cruz-Maltino escalou um time misto para a partida, mas não teve nada de entrega. Ganhou por 1 a 0 e ajudou o rival, que ganhou do Bangu, a avançar à semifinal. O Flu acabou campeão do turno sobre o próprio time de São Januário e ainda levou o título carioca no final.

CARIOCA SUB-20 2012

Até nas categorias de base há um histórico. Também em 2012, o time de juniores do Fluminense chegou à última rodada da Taça Rio precisando vencer o Olaria e torcer para que o Nova Iguaçu não passasse pelo já eliminado Vasco para ser campeão do returno e impedir que a equipe da Baixada, campeã do turno, ficasse com o título estadual. E foi o que aconteceu. O Cruz-Maltino ganhou por 1 a 0 em Itaguaí, enquanto o Tricolor fez 3 a 1 na Rua Bariri. No final do jogo, membros da comissão técnica das Laranjeiras - incluindo o atual diretor de futebol dos profissionais Fernando Simone - ligaram para os vascaínos para saber o resultado e agradecer pelo "profissionalismo" (veja no vídeo aos 37s). O Flu foi para a final contra o Nova Iguaçu e ainda levou o troféu. Na época, ainda havia bom relacionamento na base dos dois clubes, o que não acontece mais atualmente por conta do caso do meia-atacante Paulo Vitor.

BRASILEIRO 2012

E o caso mais recente foi no Campeonato Brasileiro do mesmo ano. O Fluminense tentava o título antecipado na 35ª rodada contra o Palmeiras fora de casa, mas para isso precisava que o Atlético-MG não derrotasse o Vasco em São Januário. O Cruz-Maltino, com remotíssimas chances de G-4, saiu perdendo, mas buscou o empate por 1 a 1. Na saída de campo, o meia Richarlyson, do Galo, acompanhava os minutos finais da partida do concorrente (veja no vídeo), que estava com 2 a 2 no placar, e celebrava o fato de seu time ainda estar vivo, quando o Tricolor marcou o terceiro gol e sagrou-se campeão na ocasião.

Fonte: GloboEsporte.com