Tamanho da letra:
|

Vídeo da corrente do time infantil no vestiário emocionou vascaínos


Quarta-feira, 09/11/2011 - 08:35

Já imaginou os jogadores do Vasco, após a corrente antes de entrar em campo, puxando, a plenos pulmões, “Uh! Pula aê, deixa o Caldeirão ferver” e “O sentimento não pára, pois todo vascaíno tem amor infinito...”, tradicionais músicas das arquibancadas de São Januário? Entre os profissionais isto ainda não aconteceu, mas na base, sim, e, inclusive, virou o combustível que se transformou em título para o Cruz-Maltino.

Nos últimos dias, o fato tornou-se público. O vídeo da equipe infantil (com meninos de 15 anos) foi transmitido pela Vasco TV (que produz conteúdo exclusivo do clube) e rapidamente virou febre entre os torcedores nas redes sociais. Nele, aparece o grupo de garotos reunidos numa corrente no vestiário antes do primeiro jogo da final do Campeonato Carioca da categoria, contra o Fluminense. Juninho, o goleiro, puxa um discurso carregado de emoção e, logo em seguida, os jogadores entoam efusivamente os hits.

Naquela partida, o Gigante da Colina empatou em 2 a 2. No jogo de volta, realizado sábado passado, nas Laranjeiras, conseguiu vencer de virada, por 2 a 1, com menos um, e conquistou o campeonato.

Cristovão Borges, técnico da equipe profissional, acha que justamente os quesitos vistos no vídeo são os que precisam ser retomados:

– Do que temos avaliado, vai ser importante retomarmos o espírito, comportamento e atitude nossa que caiu em alguns jogos.

Já o lateral-direito Fagner traduziu em apenas uma palavra o que andou faltando nos últimos jogos e que o elenco não pode abrir mão nas partidas restantes.

– Acho que, nestes cinco jogos que faltam, a única coisa que tem de mudar é a atitude. Não vencemos, mas temos de ter atitude de time que quer ser campeão – ressaltou o camisa 23.

Bate-bola com Cássio
Ex-lateral do Vasco na década de 90 e atual treinador da equipe sub-15

"Geralmente, antes do jogo, quem fala sou eu. Mas, nesta partida, pedi para que eles falassem, extravasassem. Acabou que o Juninho (goleiro), que é mais extrovertido, começou a falar. Essas músicas da torcida não são de agora, eles sempre cantaram. Esse grupo de 96 é muito maduro e tem muita entrega. Tento formá-los como homens, mas também passo a ideia de que devem ser profissionais. Hoje não há espaço para boleiro. Estamos buscando atletas de referência, senão eles se perdem no caminho com empresários e outras coisas deste meio."

Canções viram tradição na base

Se engana quem pensa que as canções da torcida nas correntes de vestiário são algo exclusivo da equipe infantil do Vasco. De uns tempos para cá, isso se tornou tradição nas divisões de base, desde as categorias mais baixas.

O time sub-15 destacado no vídeo, campeão estadual, poderá entrar em campo antes da partida contra o Universitario (PER), nesta quarta, em São Januário.

A campanha da equipe no Carioca foi expressiva, com 33 partidas, 26 vitórias, três empates e quatro derrotas. O elenco vascaíno ainda teve o melhor ataque da competição, com 129 gols, somando uma média de 3,9 gols por partida.

Vestiário também ganha jogo...

Final da Copa do Brasil

Na corrente antes do primeiro jogo contra o Coritiba, em São Januário, Felipe ressaltou: “Final tem que jogar de acordo com final. Se puder jogar bonito, ótimo. Se não puder, vamos jogar feio, mas vamos vencer.”. Em seguida, Diego Souza completou: “Vamos ter coragem para jogar. Da maneira que começamos o jogo até o fim, porque esses caras não vão jogar aqui dentro da nossa casa”.

Apoio de Ricardo Gomes

Antes do jogo contra o Atlético-MG, Cristovão Borges surpreendeu e colocou Ricardo Gomes, pelo viva-voz, para falar com os jogadores. Muito chegaram as lágrimas. O Vasco venceu por 2 a 0.




Fonte: Lancenet (texto), VascoTV (vídeo)