Tamanho da letra:
|

VASCO EMPATA COM O SÃO PAULO EM SÃO JANUÁRIO: 0 A 0


Domingo, 30/10/2011 - 17:52

A festa estava pronta. A torcida, que esgotou a carga total de ingressos (23.468) e bateu o recorde de público no Campeonato Brasileiro deste ano em São Januário, fez sua parte. Em campo, no entanto, o Vasco esteve aquém das expectativas e perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro. Encontrou pela frente um valente São Paulo que, mesmo desfalcado de três de seus principais jogadores, jogou de igual para igual com o líder e segurou o 0 a 0 fora de casa.

O resultado não foi bom para as pretensões do Vasco. Com a vitória sobre o Avaí, o Corinthians reassumiu a ponta do Brasileirão. O Vasco, agora, é o segundo colocado, com 58 pontos. A mesma pontuação do time paulista, porém, uma vitória a menos.

Com o empate, o São Paulo, que não vence há oito jogos, chegou a 50 pontos, mas está cada vez mais fora da disputa pelo título. A vaga na Libertadores, no entanto, ainda é bem possível. O time está na sexta colocação, a dois pontos do Flamengo, último time da zona de classificação.

O JOGO

Antes da partida, princípio de confusão entre as duas torcidas nos arredores de São Januário. Em campo, muitos desfalques. Enquanto o Vasco não contou com Fagner e Diego Souza, suspensos, o Tricolor não teve seu ataque titular (Luis Fabiano e Dagoberto) e seu capitão (Rogério Ceni). Com tantos problemas, Leão teve de mexer no esquema, escalando três zagueiros e apenas Willian José na frente.

No Vasco, Cristóvão Borges surpreendeu e escalou Felippe Bastos na vaga de Diego Souza, deixando Bernardo no banco. Juninho, porém, não estava sozinho na armação, uma vez que Felipe – escalado na lateral -, foi um meia esquerda na prática, com Jumar fazendo sua cobertura. E foi justamente nas costas de Felipe que surgiu a primeira chance do jogo. Lucas caiu por ali e achou Carlinhos Paraíba livre para soltar a canhota de fora da área. Prass foi bem e colocou para escanteio.

A ousadia inicial logo transformou-se em precaução, e o São Paulo optou por recuar e aguardar o Vasco no campo defesa, apostando nos contra-ataques. A estratégia deu certo. Com o meio-campo abarrotado de tricolores, o time carioca errou muitos passes, Juninho pouco criou, enquanto a equipe paulista chegou com perigo em chutes de William José, Marlos e Carlinhos Paraíba. O Vasco, por sua vez, ameaçou apenas em uma conclusão de Juninho, defendida por Dênis. Antes do intervalo, o Cruz-Maltino soltou-se um pouco e tentou com Eder Luis e Alecsandro, que acertou uma cabeçada renta à trave.

O momento de maior vibração da torcida, no entanto, foi quando o placar eletrônico anunciou o gol do Avaí, contra o Corinthians, no Pacaembu. Os vascaínos foram à loucura e comemoraram ao gritos de "Aloha".

No volta para o segundo tempo, os nomes eram os mesmos, mas posturas mudaram. Mais soltos, os dois times se mandaram ao ataque, deixando o jogo escancarado. O Vasco, porém, era mais perigoso. Allan, em linda jogada individual, invadiu a área pela direita e chutou forte para uma espetacular defesa de Dênis. Foi a senha para incendiar o “caldeirão”. Embalado pela torcida, o time carioca pressionou. Rômulo e Juninho arriscaram e tiveram muito perto do gol inaugural.

Quando Juninho sentiu a panturrilha, aos 15 minutos, o técnico mexeu três vezes quase simultaneamente . Primeiro, Nilton entrou no lugar do “Reizinho”. Em seguida, para abastecer o ataque, Bernardo substituiu Jumar, e Felipe saiu para a entrada do zagueiro Douglas. Leão também mexeu. Trocou Marlos pelo argentino Cañete, Lucas por Henrique, e William José por Rivaldo.

As mudança desestruturaram o jogo taticamente, mas o Vasco não parou de atacar. O problema foi outro: Dênis. Sem jogar uma partida oficial há 805 dias, o goleiro substituiu Rogério Ceni à altura e foi o principal responsável pelo placar sem gols. Em duas cabeçadas de Elton, Dênis, inspirado, se esticou todo e evitou o tento vascaíno.

Antes do fim do jogo, quando o Vasco pressionava, os vascaínos vibraram quando o placar eletrônico de São Januário anunciou o segundo gol do Avaí no Pacaembu. No entanto, por engano ou não, o gol era o da virada do Corinthians, o que gerou uma grande frustação e custou a perda da liderança a seis rodadas do fim do Campeonato Brasileiro.

GALERIA

Felipe
Felipe
Felipe
Felipe
Felipe
Felipe
Juninho
Juninho
Juninho
Juninho
Eder Luis
Eder Luis
Allan
Allan
Allan
Allan
Allan
Allan
Eder Luis
Eder Luis
Felipe
Felipe
Romulo
Romulo
Elton
Elton
Elton
Elton
Elton
Elton
Elton
Elton
Fellipe Bastos
Fellipe Bastos
Dedé
Dedé
Eder Luis
Eder Luis
Fellipe Bastos
Fellipe Bastos
Defesa do Vasco
Defesa do Vasco
Felipe
Felipe
Elton
Elton
Fellipe Bastos
Fellipe Bastos
Juninho
Juninho
Juninho
Juninho
Bernardo
Bernardo
Felipe
Felipe
Felipe
Felipe
Jumar
Jumar
Jumar
Jumar
Romulo
Romulo
Cristóvão Borges
Cristóvão Borges

VÍDEO

FICHA TÉCNICA

VASCO 0 X 0 SÃO PAULO

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 30/10/2011 - 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Kleber Lucio Gil (SC)
Cartões amarelos: Xandão, Wellington, Henrique(SPF) e Rômulo (VAS)
Público/ Renda: 17.575 / R$ 729.200

VASCO: Fernando Prass; Allan, Dedé, Renato Silva e Felipe (Douglas 22'/2ºT); Rômulo, Jumar (Bernardo 20'/2ºT), Felipe Bastos e Juninho (Nilton 15'/2ºT); Eder Luis e Elton.
Técnico: Cristovão Borges

SÃO PAULO: Denis, João Filipe, Rhodolfo e Xandão; Piris, Wellington,Carlinhos, Lucas (Henrique 22'/2ºT) e Juan; Marlos e Willian (Rivaldo 23'/2ºT).
Técnico: Emerson Leão.

TROFÉU NETVASCO 2011

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Dedé8.12637.7639
Fernando Prass8.04017.2371
Allan6.979916º6.0793
Renato Silva6.795717º6.0756
Felipe6.59036.8988
Juninho6.57027.6149
Jumar6.54786.5443
Romulo6.335311º6.3287
Elton6.183012º6.3233
10ºBernardo6.08746.6487
11ºEder Luis5.773310º6.5145
12ºDouglas5.6281*5.4258
13ºNilton5.5077*5.9867
14ºFellipe Bastos4.891414º6.1541
* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 847 | Ranking 2011


Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), Lancenet (ficha), Site oficial do Vasco (fotos), Fotocom (fotos), UOL (fotos)