Tamanho da letra:
|

Bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva defendeu Vasco e São Paulo


Domingo, 30/10/2011 - 11:01

Nesta tarde, com transmissão tem tempo real pelo LANCENET! , enquanto o São Paulo quer dar um salto para voltar ao G5, o Vasco espera é saltar para bem longe dos rivais e seguir na liderança. E olha que de pulo eles entendem bem. Adhemar Ferreira da Silva foi bicampeão de salto triplo nos anos 50. Em um dos títulos, defendia o Tricolor, no outro, o Cruz-Maltino. Foram os dois clubes que ele defendeu durante a carreira. A inspiração pode vir de longe, mas segue viva até hoje.

Considerado um dos maiores atletas do país de todos os tempos, Adhemar começou a carreira no São Paulo. Quando atleta do clube, bateu dois recordes mundiais, eternizados até hoje com duas estelas no escudo do Tricolor paulista.

Já em 1955, ele chegou ao Vasco. Um ano depois, foi campeão de salto triplo na Olimpíada de Melbourne, feito que completará 55 anos no próximo mês e que vai ganhar espaço de luxo no novo museu do clube. Fotos e documentos são guardados cuidadosamente no acervo.

Hoje, na Colina, nenhum dos vascaínos detém recordes olimípicos. Talvez sequer entendam de salto triplo. Mas sabem muito bem da importância dos três pontos para pular para bem longe. É o que garante o mais velocista do que saltador Eder Luis, que, nos últimos dois confrontos contra o Tricolor, fez dois gols.

- Sem dúvida, uma vitória sobre o São Paulo seria um salto importante rumo ao título, não apenas pelos três pontos, mas também por se tratar de um adversário que ainda está na briga - destacou Eder Luis, que, coincidentemente, também já passou por ambos os clubes.

Para a partida, o Vasco não poder á contar com Diego Souza e Fagner, suspensos. Bernardo e Allan ficam com as vagas.

Por menos candidatos

Para os vascaínos, uma vitória hoje vai servir não apenas para saltar para longe do Corinthians, vice-líder, por exemplo. O atacante Elton destaca que o São Paulo ainda pode brigar pelo título deste Brasileiro. Por isso, seria importante tentar 'eliminar' um dos candidatos.

- Emcaso de vitória, acho que eliminaremos um candidato a título, sim. Nesta fase final de campeonato, faltando poucos jogos, quem for perdendo pontos vai saindo da briga pelo título. Derrotar o São Paulo será bom por isso. Ainda mais porque estamos jogando em casa, com apoio da nossa torcida - disse o atacante.


Do São Paulo ao Vasco

Recordes pelo Tricolor: Defendendo as cores do Tricolor, clube no qual começou a carreira aos 20 anos, Adhemar quebrou, por duas vezes, o recorde mundial da modalidade, marca eternizada com estrelas douradas na camisa do clube. Dois títulos Pan-Americanos e o ouro nas Olimpíadas de Helsinque, em 1952, marcaram o nome do atleta na história do clube paulista.

Pelo Vasco: Defendeu o clube da Cruz de Malta por quatro anos. Nas Olimpíadas de Melbourne, em 1956, tornou-se o primeiro brasileiro bicampeão olímpico, marca somente igualada 48 anos depois do seu feito. Além de cinco títulos estaduais, Adhemar ainda conquistou o tricampeonato Pan-Americano, no ano de 1959. Morreu em 2001.

CENÁRIOS PARA O FUTURO VASCAÍNO

Vitória

Melhor situação: Um vitória somada a um tropeço do vice-líder, Corinthians deixaria o Cruz-Maltino folgado na liderança.

Pior situação: A vitória de todos os outros candidatos ao título não daria a tranquilidade tão desejada para as próximas rodadas.

Empate

Melhor situação: Mesmo não sendo o melhor resultado, o Vasco pode abrir três pontos de vantagem caso o Timão perca para o Avaí.

Pior situação: Um empate vascaíno somado a uma vitória do Corinthians dará a liderança aos paulistas pelo número de vitórias.

Derrota

Melhor situação: A derrota Cruz-Maltina não será tão sentida caso o Corinthians perca para o Avaí,no Pacaembu.

Pior situação: A vitória do Corinthians, com as vitórias de Bota e Flu, além da rubro-negra, embolaria a disputa pelo título.

Com a palavra: João Ernesto, vice-presidente de relações especializadas do Vasco

Um atleta que agregou muito valor ao clube

Aqui no clube, não dá nem para dimensionar o quanto Adhemar agregou de valor para o atletismo do Vasco e para o clube como um todo. Pois era um atleta de primeira linha, reconhecido mundialmente. É o maior atleta que tivemos. Por tudo o que ele representa, terá uma posição de destaque em nosso novo museu. Teremos um espaço para atletas olímpicos e o acervo que temos no clube sobre o Adhemar Ferreira da Silva será diferenciado.

As estrelas

Recordes: O São Paulo decidiu imortalizar os dois recordes mundiais de Adhemar Ferreira da Silva incluindo duas estrelas douradas no escudo do clube, em 1955, após o atleta alcançar o segundo recorde. Em 1997, as estrelas douradas foram introduzidas no uniforme usado pelo tricolor paulista em todos os esportes.

Números

9 Títulos: Esse é o número de troféus de Adhemar pelo clube da Cruz de Malta. Entre eles, uma medalha de ouro Olímpica.

3 Pans: Além do bicampeonato olímpico, Adhemar conquistou o tricampeonato Pan-Americano e cinco títulos Sul-Americanos.

Frases

'A equipe deles é muito boa. Isso torna uma vitória ainda mais importante. Será um pulo importante na briga pelo título, pela ponta da tabela. Temos que ganhar em casa'- Elton, atacante do Vasco.

'Só poderemos ser considerados os melhores do Brasil se conquistarmos o título. Por isso a importância de um salto, de uma vitória sobre o São Paulo' - Rômulo, volante do Vasco.






Fonte: Lancenet (texto), Centro de Memória do Vasco (foto), Terceiro Tempo (foto)