Tamanho da letra:
|

Leão foi o primeiro a dizer que Cristóvão seria treinador


Sábado, 29/10/2011 - 13:29

O torcedor em geral passou a conhecer as qualidades de treinador de Cristovão Borges há pouco tempo. Desde que Ricardo Gomes sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), ele assumiu o comando da equipe vascaína e tem chamado atenção com seu lado estrategista. Mas Emerson Leão, rival deste domingo, já sabia dessas características há tempos.

Atualmente no comando do São Paulo, Leão foi treinador de Cristovão em 1992, na Portuguesa. Já em fase final da carreira de jogador, ele, que era capitão do time, ouviu do comandante a seguinte frase:

– Você tem uma boa leitura de jogo. Vai ser treinador no futuro.

Naquele tempo, Cristovão não sabia se isso realmente se concretizaria. Mas não esqueceu daquela “profecia” de seu então treinador.

– Trabalhei com técnicos ótimos, que conheciam de estratégia e que eram bastante intuitivos. Leão foi um deles. Eu tinha boa leitura de jogo, era capitão. Até por isso ele disse que eu poderia ser treinador. Jamais esqueci disso – lembrou o treinador vascaíno.

Quase 20 anos depois, Cristovão vai enfrentar o ex-treinador pela primeira vez neste domingo. Até por isso, não confirmou o time titular. Afinal, qualquer trunfo de última hora poderá definir o jogo:

– A estratégia pode ganhar, à medida que se tenha um trunfo para surpreender. O Leão tem desfalques e com certeza vai aprontar alguma. E não vou contar meu trunfo. Contra o Bahia, isso praticamente me deu a vitória.

Lição do Leão

Aula tática
Cristovão Borges lembra que aprendeu bastante com Leão em uma partida entre Portuguesa e Corinthians, em 1992. Na ocasião, contra o vascaíno, a Lusa enfrentaria o Timão, que tinha como ponto forte as jogadas pelas pontas. Por isso, colocou dois laterais fixos na parte defensiva. O time jogou praticamente com quatro zagueiros, anulou o rival e fez uma grande partida.

Confronto no Brasileiro de 1982

Como jogadores, Cristovão e Leão nunca estiveram lado a lado, mas já se enfrentaram. E o ex-goleiro levou a melhor.
Na semifinal do Brasileiro de 1982, O Grêmio, de Leão, empatou com o Fluminense, de Cristovão, por 1 a 1 no Olímpico, mas venceu no Maracanã por 2 a 1 e foi à final da competição.

Fonte: Lancenet