Tamanho da letra:
|

Dedé ratifica boa fase e se torna maior ladrão de bolas do Brasileiro


Terça-feira, 13/09/2011 - 10:19

Unanimidade nas últimas convocações de Mano Menezes para a seleção brasileira, ídolo da torcida do Vasco e apontado como um dos melhores zagueiros do país, Dedé tem novos motivos para comemorar. Com a boa atuação do último domingo, diante do Figueirense, o jogador se tornou o maior "ladrão" de bolas do Campeonato Brasileiro, segundo as estatísticas do Datafolha, e ratificou a boa fase vivida nos últimos tempos.

Com um média de 22,8 desarmes por jogo, o defensor vascaíno superou o volante Ralf, do Corinthians, que tem 21,8 intervenções a cada partida. Surpreso com a informação, Dedé credita boa parte do sucesso nas roubadas de bola aos companheiros de zaga e à sua velocidade na recuperação após um lance perdido.

"Sinceramente, não esperava, pois esta é uma função que acaba ficando mais para quem joga como volante. Acho que quando temos um bom companheiro de zaga, a confiança é maior para dar um bote e tentar roubar a bola. Mas fico feliz em fazer parte dessa importante estatística, que demonstra eficiência, mesmo, de vez em quando, levando alguns dribles atacantes rápidos e habilidosos (risos)", brincou o zagueiro cruzmaltino, acrescentando.

"Também tento explorar minha velocidade, pois quando sou driblado, no mano a mano, essa é uma das maneiras de tentar se recuperar e correr atrás do adversário, quando essa marcação ocorre um pouco mais longe da área. Não levar dribles é, praticamente, impossível, mas os números demonstram que tenho sido um pouco mais esperto que os atacantes", comemorou Dedé, que desbancou outros ladrões como Leandro Euzebio, do Fluminense, Titi, do Bahia, e Anderson, do Atlético-GO.

A fase é tão boa que o jogador, antes comedido na seleção, já projeta voos mis altos também no time de Mano Menezes. Após dois amistosos onde participou como mero expectador, assistindo tudo do banco de reservas, o zagueiro espera uma chance como titular no desafio da próxima quarta-feira, quando o Brasil enfrenta a Argentina no jogo de ida do Superclássico das Américas, em Córdoba.

"Acho que dá para jogar, vamos torcer. Espero entrar e realizar mais um sonho na minha carreira. Os outros zagueiros têm qualidade muito alta e estaremos bem servidos. Não posso escolher parceiro, é o Dedé que tem de se encaixar com alguém e no esquema", disse o jogador, na última segunda-feira, no embarque rumo à Argentina.

Apesar do compromisso com a "amarelinha" no meio da semana, a torcida do Vasco não precisa se preocupar com um possível desfalque do jogador para as próximas partidas. O zagueiro, assim como o volante Rômulo, outro vascaíno convocado, está confirmado para o jogo do próximo sábado, contra o Grêmio, às 18h, em São Januário, pela vigésima quarta rodada do Brasileiro.

DISPUTA ACIRRADA ENTRE OS 'LADRÕES'

DEDÉ (Vasco)
22,8 desarmes/ jogo

RALF (Corinthians)
21,5 desarmes/ jogo

Fonte: UOL