Tamanho da letra:
|

VASCÃO VENCE CORITIBA EM SÃO JANUÁRIO: 2 A 0


Quinta-feira, 08/09/2011 - 22:27

Três meses depois da final da Copa do Brasil, muita coisa mudou tanto para Vasco como para o Coritiba. Mas no reencontro dos dois clubes, uma coisa não se alterou: o sorriso dos vascaínos. Assim como no dia em que time conquistou o título nacional, todos os cruz-maltinos saíram sorrindo com a vitória por 2 a 0, na noite desta quinta-feira, em São Januário. Os gols foram marcados por Juninho Pernambucano, em cobrança magistral de falta, e Romulo.

Com a vitória, o Vasco voltou a ser o více-líder do Campeonato Brasileiro, com os mesmos 41 pontos do líder São Paulo (perde no saldo de gols). O Corinthians, que tem 40 pontos e joga ainda nesta noite contra o Flamengo, pode ultrapassar vascaínos e são-paulinos. Já o Coritiba, que vinha de boa vitória sobre o Timão, está em décimo lugar, com 29 pontos conquistados.

O Vasco volta a entrar em campo no próximo domingo, contra o Figueirense, às 16h (de Brasília), no Orlando Scarpelli. O Coxa terá nova missão complicada contra outro clube carioca. O time vai receber o Botafogo, no Couto Pereira, no mesmo dia e horário.

O JOGO

O jogo lembrava muito a primeira partida da final da Copa do Brasil. O Vasco, até por causa da responsabilidade de atacar, não conseguia se organizar em campo. Torto, atacava somente com Eder Luis e Fagner pelo lado direito. O Coritiba sim era mais perigoso e até o ídolo vascaíno Dedé, que voltava ao time nesta noite de quinta-feira, foi driblado em um dos ataques do Coxa. Foi, inclusive, dos visitantes o primeiro lance de perigo com Pereira, desviando falta cobrada por Tcheco.

Aos poucos, com lances isolados de Juninho e escapadas de Eder Luis, o Vasco voltava a aparecer no campo de ataque. O caminho era a direita, até pelo retorno de Jumar ao time. O volante voltou a ser improvisado na lateral esquerda e subia pouco para auxiliar o ataque. Assim como no jogo contra o América-MG, o Vasco tinha mais posse de bola, mas não chegava a traduzir o domínio em chances e a bola parada voltava a ser o caminho mais viável.

E bola parada no Vasco hoje em dia atende pelo nome de Juninho Pernambucano. Antes de a bola rolar, ele aqueceu com Fernando Prass batendo três bolas para o gol. Era só um aperitivo. Quando o jogo estava valendo mesmo, o Reizinho precisou de três chances para acertar uma. E foi um golaço. De longe, o camisa 8 bateu forte e a bola ainda explodiu no travessão para cair dentro do gol do Coritiba. Foi seu terceiro gol de falta em quatro marcados no Brasileiro.

O gol deixou Juninho ainda mais à vontade. Já no fim da primeira etapa, ele deu uma arrancada que lembrou o garoto que chegou de Recife em 1995. Enquanto isso, o Coritiba tentava se reerguer. Marcos Aurélio era o jogador mais perigoso, mas, em determinados momentos, pecou pelo individualismo chegando até a receber reclamações dos companheiros. E mesmo com o esforço, o time não conseguiu mudar o panorama do jogo.

Na volta para o segundo tempo, o Coritiba promoveu duas alterações. O técnico Marcelo Oliveira sacou o zagueiro Pereira, machucado, e colocou o jovem Luccas Claro. No meio, Willian, que já tinha amarelo, deu lugar a Everton Costa. Desta forma, o Coxa passou a jogar com dois volantes e três meias.

Sem forçar muito o ritmo, o Vasco chegou ao segundo gol. Após cobrança de falta de Juninho, aos 9 minutos, Romulo meteu a cabeça e correu para a galera. O time da casa ainda teve uma chance mais para ampliar, com Elton, mas o chute do atacante foi muito ruim.

Aos poucos, o Coxa se animou um pouco mais, o suficiente para incomodar o Vasco. Everton Costa, de cabeça, obrigou Fernando Prass a fazer grande defesa, aos 17. O técnico Cristóvão Borges tentou dar novo gás ao time vascaíno, e trocou Diego Souza por Bernardo. O panorama, entretanto, continuou parecido. Fechada, a equipe carioca tentava sair na boa, mas errava muitos passes. Os paranaenses, por sua vez, não mostravam ímpeto suficiente para buscar uma reação.

O Vasco, então, administrou o placar. A nota triste, já no fim da partida, foi o choque de cabeças entre Luccas Claro e Renato Silva. O zagueiro vascaíno levou a pior e chegou a ficar desacordado em campo. Já consciente, Renato deixou o campo de ambulância e foi encaminhado a um hospital próximo ao estádio. Victor Ramos entrou no time do Vasco e recompôs a zaga até o apito final.

Nos acréscimos, o Coxa chegou a balançar a rede, com Bill, mas a arbitragem erradamente anulou o lance, apontando um impedimento inexistente do atacante.

GALERIA

Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Juninho
Juninho
Juninho
Juninho
Diego Souza
Diego Souza
Juninho
Juninho
Juninho
Juninho
Juninho
Juninho
Juninho
Juninho
Juninho e Dedé
Juninho e Dedé
Juninho e Dedé
Juninho e Dedé
Juninho e Dedé
Juninho e Dedé
Juninho e Dedé
Juninho e Dedé
Juninho
Juninho
Juninho
Juninho
Eder Luis
Eder Luis
Eder Luis
Eder Luis
Jumar
Jumar
Juninho
Juninho
Elton
Elton
Elton
Elton
Dedé
Dedé
Diego Souza
Diego Souza
Juninho
Juninho
Juninho e Fagner
Juninho e Fagner
Romulo e Renato Silva
Romulo e Renato Silva
Renato Silva e Romulo
Renato Silva e Romulo
Jogadores comemoram gol de Romulo
Jogadores comemoram gol de Romulo
Jogadores comemoram gol de Romulo
Jogadores comemoram gol de Romulo

VÍDEO

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 0 CORITIBA

Local: São Januário, no Rio de Janeiro
Data: 08/09/2011
Horário: 20h30
Árbitro: Jefferson Schmidt (SC)
Auxiliares: Márcia Lopes Caetano (Fifa-RO) e Claudemir Maffessoni (SC)
Cartões amarelos: Juninho Pernambucano, Eduardo Costa (Vasco); Pereira, Willian, Bill, Luccas Claro (Coritiba)

Gols: Juninho Pernambucano 28/1°T (Vasco), Rômulo 9/2°T (Vasco)

Vasco: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Eduardo Costa, Juninho e Diego Souza (Bernardo); Eder Luis e Elton. Técnico: Cristóvão Borges

Coritiba: Vanderlei; Jonas, Demerson, Pereira (Luccas Claro) e Lucas Mendes; Willian, Leandro Donizete, Tcheco e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill. Técnico: Marcelo Oliveira

TROFÉU NETVASCO 2011

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Juninho9.40977.6257
Dedé8.67977.7196
Fernando Prass8.24797.1180
Romulo8.238711º6.2360
Jumar7.32556.5681
Renato Silva7.0665*5.9396
Fagner6.505513º6.2140
Eder Luis6.47816.4457
Diego Souza6.44626.4773
10ºEduardo Costa6.219814º6.1898
11ºBernardo5.93746.7406
12ºElton5.754115º6.1439
13ºVictor Ramos5.1331*4.4256
* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 1533 | Ranking 2011


Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), SRZD (ficha), Site oficial do Vasco (fotos), Fotocom (fotos), O Globo online (foto)