Biografia de Edmundo está disponível também em versão falada; narração é do ator Emilio Orciollo Netto
Sexta-feira, 07/06/2019 - 14:56
Conhecido dos amantes do futebol pela alcunha de Animal, o jogador Edmundo teve sua vida nos gramados escrita pelo jornalista esportivo Sérgio Xavier no livro "Edmundo: instinto Animal". A biografia, que aborda a vida do atacante dentro e fora de campo, chega às livrarias nesta quinta-feira (dia 6), com sessão de autógrafos do jogador e do autor na Livraria Travessa do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. Também hoje estreia no Ubook, plataforma de audiotainment por streaming da América Latina, a versão falada do livro, na voz do ator Emilio Orciollo Netto, intérprete do traficante Taylor Smith na novela "Topíssima", da Rede Record.

Assumidamente palmeirense, Orciollo Netto celebra a oportunidade de narrar a história de um dos grandes ídolos do time de que é fã:

— A história do Edmundo é interessante não apenas para quem é torcedor do Palmeiras ou do Vasco. Ela está presente também nas lembranças de quem sofreu seus gols. Por isso, é inegável dizer que o Animal não passou desapercebido pelo nosso futebol, e por isso poder contar essa história é uma experiência vibrante".

O lado polêmico e contestador de Edmundo é abordado no livro. De personalidade forte, o atacante nunca fugiu de uma briga. O artilheiro fala sobre sua infância, a carreira, os problemas extracampo e uma coleção de polêmicas como jogador e comentarista no lançamento da Editora Seoman.

— A minha história precisava ser contada. Não a historinha feliz do jogador de sucesso, e sim a história real, de golaços e tropeços. Tropecei muito, adoraria poder voltar atrás para evitar os tombos. Falar o que faltou dizer, reformular certas decisões, corrigir os erros — comenta Edmundo.

Assim como tantos exemplos, Edmundo teve uma infância difícil e encontrou no futebol a oportunidade de ter e dar melhores condições de vida à sua família. Entre suas diversas experiências em campo, o livro relata com clareza de detalhes sua participação na Copa do Mundo de 1998, na França, em especial quando fora preterido por Ronaldo para disputar a final contra os donos da casa. O susto que todos levaram quando o camisa 9 entrou em convulsão. O choro de uns, misturado à reza de outros. E a sensação de perder a titularidade a 30 minutos da (que seria) partida mais importante de sua carreira.

Também, o acidente de carro em que se envolveu no final de 1995, em que três pessoas morreram e que ele afirma ter mudado sua vida e a forma como enxergava o mundo. Segundo o livro, Edmundo pagou indenizações às famílias de todos os envolvidos e carrega essa mácula em sua história até hoje.

Alçado ao time profissional do Vasco em 1992, Edmundo também estreou na seleção Brasileira em jogo contra o México nesse mesmo ano. No ano seguinte transferiu-se ao Palmeiras e lá tornou-se ídolo pela entrega, pelos títulos e pelos gols. Foi um dos protagonistas no Paulistão que tirou o Verdão da "fila" de títulos que durava desde a década de 1970. A partida final ficou marcada, além da goleada de 4 a 0, pelo imprudente carrinho que aplicou no atacante Paulo Sérgio. Foi em sua primeira passagem pelo clube que ganhou do narrador Osmar Santos o apelido de Animal, o qual carrega até hoje em sua carreira como comentarista esportivo.

O jogador teve ainda passagens por Flamengo e Fluminense no Rio e Corinthians e Santos em São Paulo. Sua carreira internacional rumou para Japão e Itália, onde formou estupenda dupla de ataque com Gabriel Batistuta pela Fiorentina. Mas, novamente, problemas extracampo como sua vinda ao carnaval de 1999 alimentaram mais polêmicas ao redor de seu nome.

Após deixar os gramados, o camisa 7 não ficou longe do futebol. Tornou-se comentarista esportivo. Pela TV Bandeirantes participou da transmissão da Copa do Mundo na África do Sul em 2010. Saiu da emissora do Morumbi em 2016 e virou reforço do time de comentaristas da Fox Sports.



Fonte: Extra Online