Basquete: Vasco enfrenta o Mogi nesta 4ª-feira às 20h fora de casa; Twitter do NBB transmite
Quarta-feira, 13/02/2019 - 05:18
Com mais de dois terços da fase de classificação já disputados, o NBB CAIXA 2018/2019 caminha para sua reta final. As brigas por posições começam a ficar mais claras e as partidas se tornam cada vez mais emocionantes.

Nesta quarta-feira (13/02), Mogi das Cruzes/Helbor e Vasco da Gama se enfrentarão no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), às 20 horas, com transmissão ao vivo no Twitter do NBB (@NBB).

Na quarta colocação, com campanha de 14 vitórias e cinco derrotas (73,7% de aproveitamento), o Mogi terá dois compromissos fundamentais em casa – Vasco e Paulistano – para ficar mais próximo de garantir uma vaga entre os quatro primeiros e folgar na primeira rodada dos playoffs.

A primeira partida será contra o Vasco, que não vive um grande momento no campeonato, na 12ª colocação, com cinco triunfos em 18 jogos (27,8% de aproveitamento).

Ainda no primeiro confronto entre as equipes, no Ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), deu Mogi, por 88 a 75, com direito a grande atuação de Shamell, o maior cestinha da história do NBB CAIXA, com 6,960 pontos.

Mesmo com os detalhes favoráveis ao time paulista, o pivô JP Batista prega cautela e muita atenção com o cruzmaltino que reforçou seu elenco desde a última partida entre as equipes, principalmente no garrafão.

"Temos ótimas condições de terminarmos em quarto lugar, se vencermos estes dois jogos. Ganhamos do Vasco no Rio, mas é um time que trouxe o Caião [Torres], que está jogando muito bem. Então, vamos focar e trabalhar duro para buscar essas duas vitórias", ressaltou JP Batista.

Cria do Mogi, Vithinho terá dia de reencontro

A partida ainda contará com um reencontro para lá de especial, do armador Vithinho, do Vasco, com sua ex-equipe, o Mogi, onde atuou por cinco temporadas.

"Será uma partida dura. O Mogi é uma das equipes que está no topo da tabela e jogar lá é sempre muito difícil para os visitantes. Sei como é a força da torcida mogiana e como isso influência no jogo deles. Temos alguns desfalques para a partida, mas estamos preparados", afirmou Vithinho.

Cria do Mogi, o armador cruzmaltino chegou na equipe paulista ainda com 17 anos (2013). Por lá, o jogador atuou por cinco temporadas, entre 2013 e 2018, até se transferir para a equipe de São Januário.

Desde sua saída, essa será a primeira vez que o jovem armador enfrentará o Mogi no Hugão.

Vithinho fez parte do elenco do Mogi na campanha que levou o time paulista a final do último NBB CAIXA (FotoJump/LNB)

"Estou bem ansioso. Tenho certeza que um filme irá passar pela minha cabeça. Cheguei aqui para jogar no juvenil, com 17 anos, e realizei aqui minha transição para o profissional. A sensação de reencontrar o Mogi será boa, mesmo agora do outro lado do duelo. Passei por muitas etapas importantes no Mogi e fiz amigos no basquete e para a vida. Sou muito grato por todos que me ajudaram na minha passagem aqui", disse o jogador.

Um dos destaques do Vasco na temporada, Vithinho tem feito boas atuações e adquiriu médias de 9,2 pontos, 3,5 rebotes e 6,4 assistências (líder do fundamento no Vasco e 4º do NBB CAIXA), em 11 jogos.

Agora, após o retorno da pausa para o Jogo das Estrelas 2019, o jogador é um dos que surge como um raio de esperança de dias melhores no clube de São Januário, que até aqui ocupa apenas a 12ª colocação (cinco vitórias em 18 jogos – 27,8% de aproveitamento).

"Fizemos bons jogos recentemente, mas está faltando um pouco de tranquilidade para fechar as partidas. Agora, na reta final do NBB é hora de se unir, confiar um no outro e colocar em prática nos jogos. Estamos aprendendo com nossos erros e por isso seguimos com esperança de chegar nos playoffs e ter um bom desempenho", finalizou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

Fonte: LNB