Basquete: Pilar projeta Desafio de Habilidades do NBB, que será disputado nesta 6ª-feira
Sexta-feira, 08/02/2019 - 00:29
O Jogo das Estrelas 2019 está prestes a começar. O evento que acontecerá entre os dias 8 e 9 de fevereiro, em Franca (SP), contará com os maiores nomes do basquete nacional justamente na cidade que é a capital do basquete brasileiro.

E essa grande festa contará com atrações de peso. Uma delas será o duelo de habilidades, onde os atletas mostrarão todo seu talento nos fundamentos essenciais do esporte da bola laranja.

Como nas últimas duas temporadas, a disputa contará com "baixinhos e gigantes". Do lado dos baixinhos, teremos Cauê Borges, do Botafogo, Kyle Fuller, do Corinthians, Yago Mateus, do Paulistano/Corpore, e Alexey, do Sesi Franca Basquete.

Do lado dos gigantes, teremos a presença de Wesley, do Life Fitness/Minas, Olivinha, do Flamengo, Pilar, do Vasco, e Márcio Dornelles, do São José Basketball.

Em comparação com a temporada passada, contaremos apenas com os armadores Yago e Cauê Borges, do CAP e Botafogo, respectivamente, como remanescentes da última edição do torneio.

Curiosamente, os dois se enfrentaram na primeira etapa da última edição da competição, e quem saiu vitorioso foi o jogador do Botafogo, que após vencer o armador do CAP, passou por Alex Garcia, do Bauru, nas semifinais, e perdeu para Murilo Becker, do Botafogo, na finalíssima.

Murilo, por sua vez, chegou a ser anunciado para participar do Torneio de Habilidades desta edição, mas acabou vetado pelo departamento médico do Botafogo e não poderá defender o título.

Para o Desafio das Habilidades deste ano, os confrontos iniciais já foram definidos e serão para lá de emocionantes. Os duelos serão: Yago x Cauê Borges, Pilar x Olivinha, Fuller x Alexey e Wesley x Márcio Dornelles.

Como na última edição, baixinhos e gigantes serão separados em lados opostos da chave e só se enfrentarão em um confronto na finalíssima do torneio.

Confira as opiniões dos participantes sobre a competição:

Yago (Paulistano/Corpore)

– O rival (Cauê): "É um jogador de um nível muito alto, sem dúvidas será um grande desafio"

– Segredo do circuito: "Confiança. Acredito que isso vale bastante"

– Virtude pessoal: "Controle de bola velocidade e a alegria"

Cauê Borges (Botafogo)

– O rival:"O Yago e muito perigoso, rápido, tem bom passe e um bom arremesso, que são as principais características para o desafio de habilidades".

– Segredo do circuito:"Fazer o circuito sem errar o passe e o arremesso".

– Virtude pessoal: "Bom equilíbrio entre as características necessárias para o desafio de habilidades"

Pilar (Vasco da Gama)

– O rival: "Olivinha é um ídolo de uma nação, e tenho muita admiração pela carreira dele e carinho pela pessoa sempre alegre e vibrante que ele é. Agora não dá pra perder na habilidade de um cara que se consagrou no Maracanã com um gol de canela (risos)".

– Segredo do circuito: "O segredo é unir velocidade com precisão. Na verdade, isso é a essência do basquetebol. Vou me concentrar e dar meu máximo, que vença o melhor".

– Virtude pessoal: "Velocidade e precisão".

Olivinha (Flamengo)

– O rival: "Meu rival (Pilar) é um cara que eu gosto muito, foi meu companheiro de time na última temporada e é um cara com bastante qualidade e que consegue facilmente fazer mais de uma posição na quadra e tem muita habilidade. É um cara querido por onde passa, pelo seu jeito de ser e eu admiro bastante isso no Pilar".

– Segredo do circuito: "O segredo para vencer o desafio de habilidades eu acredito que seja a concentração. Se você se mantiver focado e conseguir acertar os passes de primeira, te dá uma vantagem sobre o seu rival e te deixa mais tranquilo para terminar o circuito".

– Virtude pessoal: "Acredito que as minhas virtudes sejam ser um cara bem focado e habilidoso".

Fuller (Corinthians)

– O rival: "Ele (Alexey) é muito rápido e passa bola bem, mas eu também tenho essas características, então acredito que será um bom duelo".

– Segredo do circuito: "É a minha primeira vez no circuito, então vou analisar os torneios passados para, assim, aprender com os erros que outros já cometeram e me sair o melhor possível na competição".

– Virtude pessoal: "Preciso focar no passe por que as outras coisas já fazem parte do que treino todos os dias para melhorar".

Alexey (Sesi Franca Basquete)

– O rival: "Fuller é um grande jogador e que domina muito bem os fundamentos com muita intensidade. Em especial, os fundamentos que são importantíssimos nessa competição".

– Segredo do circuito: "Acredito que não tem segredo. Vai vencer quem conseguir conciliar melhor a velocidade com a precisão".

– Virtude pessoal: "Velocidade e o controle de bola".

Wesley (Life Fitness/Minas)

– O rival: "Sou suspeito pra falar do Márcio, é um cara que eu gosto muito! Um exemplo de atleta! Ele faz todos os fundamentos com bastante êxito. Podem esperar um confronto eletrizante!!!"

– Segredo do circuito: "Manter a calma, tenho certeza que todos os atletas dominam muito bem todos os fundamentos da competição, quem tiver mais calma levará".

– Virtude pessoal: "Acho que a transição com a bola que costumo fazer e a bola de 3 fizeram eu chegar até aqui".

Márcio Dornelles (São José Basketball)

– O rival: "O Wesley está em um momento excepcional na carreira, além da juventude. Espero que o confronto seja decidido no arremesso final, para que a disputa seja bem emocionante"

– Segredo do circuito: "O diferencial, na minha opinião, é estar tranquilo. Além de não errar os passes e acertar o arremesso. Se você não errar os passes e acertar o arremesso de primeira, tem grandes chances de ser campeão"

– Virtude pessoal: "Minha principal virtude é que jogo basquete há 25 anos. Na verdade, a habilidade não é muito a minha, mas vou tentar fazer o melhor possível para fazer um belo espetáculo e passar de fase"

O Jogo das Estrelas 2019 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a NBA e conta com os patrocínios da CAIXA, Avianca, Nike, Penalty, Infraero, Eurofarma, McDonald's, TNT Energy Drink e CAOA CHERY e os apoios da FIESP, Algar Telecom, Unimed Franca, Prefeitura de Franca, UNISAL, Açúcar Guarani e Ministério do Esporte e Governo Federal.

Fonte: LNB