Basquete: Alberto Bial fala sobre duelo contra o Basquete Cearense, time que comandou por 6 anos
Quinta-feira, 06/12/2018 - 13:22
A partida reunindo Vasco e Basquete Cearense, na próxima sexta-feira, dia 7, às 19h, em Fortaleza, pelo NBB, será mesmo especial para o técnico do Vasco, Alberto Bial. Não se trata de uma final ou semifinal, mas de um confronto que vai mexer com o coração do treinador de 66 anos, 48 deles passados numa quadra de basquete. Sem exageros, haverá uma disputa muito diferente de outras em que ele já esteve envolvido. Afinal, o treinador vascaíno é o fundador do Basquete Cearense.

"Contra o Basquete Cearense será um jogo emotivo demais para mim. Será um confronto 'Criador x Criatura'. Mas vou enfrentar esta situação de peito aberto, usando o amor como o principal sentimento envolvido nesta partida", afirmou. "Afinal, o Vasco é o meu time, que eu dirijo e quero levar à vitória e a posições mais altas no campeonato. E o Basquete Cearense, eu criei, vi criança engatinhando, vi se tornar um adolescente e espero ver ficar adulto."

Antes do trabalho de Bial em Fortaleza, não havia naquela capital uma equipe de basquete capaz de disputar uma competição nacional:

"Foram seis anos lá, e todos no Basquete Cearense foram formados por mim, do presidente ao roupeiro. Nos aspectos técnico, tático e de organização, eles seguem a nossa escola, os nossos conceitos."

Há quatro meses, porém, a realidade de Bial é o Vasco, pelo qual foi campeão sul-americano como técnico em 1997. Trata-se de um clube cuja história não se cansa de exaltar.

"É um clube que todo dia em que piso aqui dentro, eu me emociono. Cada detalhe, cada pedra levantada neste estádio, saber da história, de todos os paradigmas que foram quebrados", costuma repetir.

Na partida contra a equipe cearense, o Vasco vai estrear seu novo reforço, o armador americano Deonta Stocks, ex-Joinville. Já o pivô Caio Torres, que atuou na seleção brasileira, no Flamengo e no basquete espanhol, fará sua primeira partida com a camiseta vascaína em São Januário, no dia 11, contra o Pinheiros.

"Stocks é o tipo de armador que gosto: impetuoso, com excelente leitura de jogo, atua de forma simples e é muito técnico. Já o Caio Torres poderá dar muita qualidade ao nosso jogo de garrafão. Tem experiência de seleção e do basquete Espanhol. Vai agregar muita qualidade ao time", explicou Bial. "Vithinho é o armador principal da equipe, e Stocks vem para revezar com ele. Mas os dois podem atuar juntos em diversos momentos de uma partida. Nossa luta é para nos classificarmos entre os oito melhores e disputarmos a Copa Super Oito (oito melhores do turno do NBB), entre os dias 22 e 29 de dezembro. Para nós, o algo mais seria terminarmos entre os cinco melhores do NBB, para lutarmos por vaga numa competição internacional."

No último sábado, dia 1, atuando em casa, o Vasco foi batido pelo Botafogo por 97 a 79, após ter obtido duas vitórias seguidas em São Januário, diante de Corinthians e São José. Bial reconheceu a superioridade alvinegra.

"Tatica e tecnicamente, o Botafogo foi superior, e nós cometemos muitos erros", analisou Bial. "Mas o NBB é muito longo, e vamos ficar mais fortes com as chegadas do Stocks e do Caio Torres."

Fonte: Divulgação