Basquete: Conheça a Copa Super 8, que reunirá os 8 melhores do 1º turno do NBB
Terça-feira, 04/12/2018 - 04:22
O calendário da temporada 2018/2019 do basquete brasileiro terá uma novidade para lá de interessante: a Copa Super 8. O torneio reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB CAIXA e dará ao campeão uma vaga na Liga das Américas da próxima temporada.

A competição será realizada em duas janelas: a primeira entre os dias 20 e 22 de dezembro, e a segunda entre 26 a 29 do mesmo mês. As partidas serão sediadas na casa das equipes de melhor campanha.

O formato de disputa será em cruzamento olímpico: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Ao todo, sete partidas eliminatórias serão realizadas (quatro de quartas de final, duas semifinais e uma final).

Lembrando que a vaga ao campeão do Super 8 não valerá para essa próxima edição da Liga das Américas, que acontecerá em fevereiro de 2019, mas sim para a edição seguinte, que acontecerá em outubro do mesmo ano.

Dando continuidade à multiplataforma do NBB CAIXA, a Copa Super 8 terá partidas transmitidas ao vivo pela Band, BandSports, ESPN e Fox Sports. A ordem dos confrontos e os horários dos mesmos ainda serão definidos.

"Há três temporadas colocamos jogos no período de final de ano e foram um sucesso. Agora, não só estamos repetindo essa prática como também estamos dando um grau ainda maior de importância para essas partidas, selecionando os melhores times e valendo vaga na Liga das Américas", disse o presidente da LNB, João Fernando Rossi.

Em análise feita pelo departamento de estatísticas da LNB, constatou-se que, levando em conta as dez edições anteriores do NBB CAIXA, são necessárias no mínimo seis vitórias para um time terminar o primeiro turno entre os oito primeiros colocados, sendo que com oito vitórias a vaga é quase certa.

Baseando-se nessa análise, Sesi Franca e Flamengo já têm oito vitórias e dificilmente ficam fora do G-8. Já Paulistano e Pinheiros com sete vitórias cada, e Mogi com seis, também caminham com segurança para o grupo que vai à Copa Super 8.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

Programação da Copa Super 8:

Quartas de final:

20/12 (Quinta-feira)
21/12 (Sexta-feira)
22/12 (Sábado)

Semifinal:

26/12 (Quarta-feira)
27/12 (Quinta-feira)

Final:

29/12 (Sábado)



Fonte: LNB