Basquete: Alberto Bial projeta clássico diante do Botafogo e mira o G8 do NBB
Sábado, 01/12/2018 - 03:31
Depois de duas vitórias seguidas em casa, sobre Corinthians, no último dia 17, por 78 a 68, e São José, na noite desta quinta-feira, por 81 a 77, o técnico de basquete do Vasco, Alberto Bial, quer buscar o terceiro triunfo consecutivo em São Januário, pela liga Novo Basquete Brasil (NBB). Desta vez, o adversário será o Botafogo, neste sábado, às 14h, num clássico carioca. O treinador espera somar pontos para levar a equipe à Copa Super Oito, que vai reunir, em dezembro, os oito melhores do primeiro turno da competição.

"O Botafogo está fazendo um excelente campeonato, e a gente espera um jogo duríssimo. Só espero que meu time tenha tempo suficiente para se recuperar e fazer um jogo à altura para que a gente consiga seguir nesta luta por uma vaga neste Super Oito, uma competição em que a gente teria muito orgulho de participar", declarou Bial. "Uma vitória no sábado seria uma catapulta para terminarmos entre os oito primeiros do primeiro turno. Sabemos da dificuldade de recuperar o time. Mas vamos buscar perna, cabeça e pulmão, para lutar pela terceira vitória consecutiva em casa."

Ao se aprofundar na análise do adversário, Bial, que tem 48 anos de carreira como treinador, elogiou o técnico alvinegro Léo Figueiró, estreante como treinador no adulto.

"Ele está indo muito bem, tem conceitos muito modernos de basquete e está fazendo o time jogar muito bem, desde o Estadual. Tem como destaque absoluto o armador Jamaal, que vem há muitas temporadas se destacando no basquete brasileiro. É um armador tinhoso, matreiro e muito bom de bola. Está fazendo um campeonato excelente. Está arrebentando", destacou Bial. "Ele, o Arthur e o Ansaloni formam o tripé de segurança do time do Botafogo, que tem um jogo muito físico. Tem jogadores muito físicos. O Erike entra muito bem, o Maique entra muito bem. O Fabrício, o Mogi, são jogadores que têm muito físico. É um time que joga num sistema moderno, com movimentações explorando muito bem as características de seus jogadores."

A respeito do triunfo desta quinta-feira, diante do São José, o comandante vascaíno reconheceu a queda de seu grupo no último período. Ao término do quarto inicial, o Vasco liderava por 19 a 13. No intervalo, o placar era de 37 a 24 a favor do Vasco, que chegou a abrir 44 a 24 no terceiro quarto, encerrado em 62 a 43 para o time carioca. No último quarto, a equipe paulista cresceu na defesa, encaixou contra-ataques e obteve 34 pontos contra 19 dos vascaínos, e o placar fechou em 81 a 77 a favor da equipe carioca.

"A gente não teve a categoria suficiente para manter o placar. Mas o que vale nesta competição é a vitória, não importa de que forma ela venha. Este time (São José) perdeu por dois pontos (95 a 93) para Franca, que é o líder do campeonato. O rendimento da nossa equipe caiu. Mas vencemos e mantivemos acesa a chama da vitória", analisou Bial.

"No último quarto, nosso time caiu na pilha deles. Nós propiciamos contra-ataques, o que é muito ruim, porque eu havia alertado para que isso não ocorresse. Mas o importante mesmo foi a segunda vitória seguida em casa, depois de termos superado o Corinthians."

No jogo desta quinta-feira à noite, os destaques individuais do elenco de São Januário foram o ala Duda, com 25 pontos - incluindo seis bolas de três em nove tentativas - e o armador Vithinho, com 17 pontos. Além deles, Bial elogiou todo o grupo.

"Vithinho organizou muito bem o time, e Duda hoje (quinta-feira) voltou a jogar bem", encerrou o comandante vascaíno.



Fonte: Divulgação (texto), Reprodução Internet (foto)