Basquete: Líder em rebotes no NBB, Gemerson fala sobre boa fase e projeta Vasco x São José
Quinta-feira, 29/11/2018 - 10:40
Falar de Gemerson no NBB CAIXA 2018/2019 é falar de "barba, cabelo e bigode". Não, não é sobre sua aparência, até porque ele não tem barba nem bigode, e o cabelo é no estilo raspado. O negócio dele é o serviço completo.

Com 2,00m de altura e muita força física, o ala de 25 anos vem sendo um "faz-tudo" no Vasco da Gama e tem feito, até aqui, a melhor temporada de sua carreira no NBB CAIXA.

No embalo de Gemerson, o Vasco receberá o São José Basketball, nesta quinta-feira (29/11), em São Januário, às 20h45, com transmissão ao vivo no BandSports.



Os números dele impressionam. A começar pelos rebotes. Ele é o líder no fundamento no campeonato, com 8,8 sobras por jogo. Isso mesmo, um ala "3" – que, é verdade, tem atuado bastante como ala/pivô "4" – lidera o ranking de rebotes da competição.

É difícil lembrar alguma vez que um ala liderou o ranking de rebotes do NBB CAIXA. Aliás, nunca na história um jogador desta posição terminou uma edição do campeonato no Top 5 do fundamento.

E olha, a maior média de um ala ao final de uma temporada do NBB CAIXA é de 6,6 por jogo, com o norte-americano ex-NBA Bernard Robinson (Minas) em 2010/2011 – ele foi o 10º no ranking de rebotes daquela edição.

"Mesmo sendo ala, o (Alberto) Bial tem me usado bastante na posição 4, para explorar um time mais leve e abrir mais a quadra. Tenho por característica brigar por todas a bolas e, atuando mais como 4, acredito que rebotes vêm naturalmente", explicou Gemerson.

Mas Gemerson não é só rebote. Pelo contrário. Ele é dono da sexta maior média de pontos do NBB CAIXA (17,4 ppj) e também da quarta maior de eficiência (17,8 epj), além de 2,8 assistências.

Ainda por cima, o baiano de Lençois (BA) é o atleta que mais converte bolas de 3 pontos no Vasco (2,3 convertidas por jogo) e tem o segundo maior aproveitamento do time nesse tipo de arremesso (37,4%). Não falei que ele fazia de tudo? Veja alguns lances dele contra o Corinthians:



Essas são, de longe, as maiores médias de sua carreira no NBB CAIXA, que conta com passagens por Paulistano/Corpore (quatro temporadas) e EC Pinheiros (duas temporadas). Antes, seus números mais expressivos haviam sido os 9,5 pontos de média pelo Pinheiros em 2016/2017 e os 5,1 rebotes em 2015/2016 pelo CAP.

Mas mais do que os números, o jogador vem apresentando um leque variado de recursos ofensivos, tanto no jogo interno quanto externo. É bola de 3, é infiltração, é pé de pivô… tem de tudo.

Mas, afinal, quem é esse Gemerson que está deitando e rolando neste início de temporada? Ele mesmo respondeu.

"O Gemerson dessa temporada é muito brigador, que busca crescimento, que quer fazer a diferença, que está motivado e focado para evoluir e ajudar a equipe no máximo que puder", declarou o jogador, que completou:

"Eu vinha evoluindo desde o Paulistano e também no primeiro ano de Pinheiros, mas essa evolução foi interrompida por lesões no ano passado, uma no púbis bem chata e uma cirurgia no cotovelo direito. Vim para o Vasco para dar sequência na minha evolução e acredito que esteja acontecendo. Espero agora continuar crescendo cada vez mais", concluiu.

Com Gemerson no comando, o Vasco da Gama está na décima colocação do NBB CAIXA, com campanha de três vitórias e cinco derrotas (37,5% de aproveitamento), e segue mirando a classificação à Copa Super 8.

O torneio reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB CAIXA em sistema de mata-mata e dará ao campeão uma vaga na Liga das Américas da próxima temporada. Décimo colocado, o Vasco tem totais chances de chegar lá até o final do turno – restam quatro jogos.

Para isso, o time do técnico Alberto Bial terá que vencer o São José Basketball, 12º colocado da competição, nesta quinta-feira (29/11), no Ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro, às 20h45, com transmissão ao vivo do BandSports.

"É uma partida de extrema importância para nossas ambições no campeonato. Uma vitória contra eles nos deixa ainda mais perto do grupo que vai ao Super 8 e esse, sem dúvidas, é o nosso maior objetivo a curto prazo", analisou o cestinha e reboteiro vascaíno.

"O São José tem um jogo coletivo muito bom e peças individuais que precisamos ficar atentos, caso do Pedro e do Douglas Nunes. Mas estamos nos preparando muito bem e com certeza estaremos prontos para enfrentá-los", finalizou Gemerson.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

Fonte: LNB