Basquete: Vasco enfrenta o Botafogo neste sábado às 14h em São Januário com TV Bandeirantes
Sábado, 01/12/2018 - 00:10
#Vasco120 @VascodaGama
Hoje tem #GigantedoBasquete . Vamos, #VascodaGama !

🆚 Botafogo
🏟 São Januário
🏆 NBB
📺Band
🗓 01/12
🕚 14h
📷: Rafael Ribeiro / Vasco da Gama



Fonte: Twitter oficial do Vasco


VAS X BOT: PRETO NO BRANCO

Com campanhas quase idênticas na atual edição do NBB CAIXA, o confronto marcará a disputa direta por uma das vagas para a zona de classificação da Copa Super 8.

Pelo lado botafoguense, sétimo colocado na competição, a equipe soma até aqui cinco vitorias em nove jogos e está entre os oito melhores que vão para o Super 8.

Já no lado vascaíno a situação é similar. Com quatro triunfos em nove partidas, o cruzmaltino ocupa a nona colocação e se mantém próximo do primeiro na zona de classificação do Super 8 – Basquete Joinville.

A Copa Super 8 é um torneio que reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno no final do mês de dezembro e, em formato de mata-mata, dará ao campeão uma vaga na Liga das Américas, a "Libertadores do Basquete", da próxima temporada.

Por conta do tamanho desse clássico, que saiu dos campos de futebol e chegou às quadras, separamos alguns fatos importantes sobre a partida. Confira:

Histórico no NBB

Vasco e Botafogo tem uma coisa em comum além das cores de suas camisas: ambos retornaram para a elite do basquete nacional entre as duas últimas edições do NBB CAIXA.

O time vascaíno participou pela primeira vez na edição 2016/2017 da competição, após conseguir a vaga ao conquistar a Liga Ouro 2016. Logo em sua temporada de estreia, o cruzmaltino ficou em nono lugar na fase de classificação (14 vitorias e 14 derrotas, 50% de aproveitamento), foi para as quartas de final, contra o Pinheiros, e perdeu por 3 a 2 na série.

Já do outro lado, o Botafogo, após vencer a Liga Ouro 2017, garantiu o acesso para participar pela primeira vez do NBB CAIXA, na edição 2017/2018. Em sua primeira aparição no maior campeonato do basquete nacional, o alvinegro carioca terminou a competição com sete vitorias em 21 jogos (25% de aproveitamento) e ficou com a 12ª colocação na tabela de classificação.

Com este cenário, o encontro entre os dois só pode acontecer na edição 2017/2018 do NBB CAIXA. Na ocasião, quem saiu na frente na disputa, ao vencer o clássico nos dois turnos, foi o Vasco, pelo resultado de 72 a 68 no primeiro jogo e 94 a 87 no segundo.

Dupla função

O duelo marcará o encontro entre dois dos maiores reboteiros da atual edição do NBB CAIXA: o ala/pivô Gemerson, do Vasco, e o pivô Ralfi Ansaloni, do Botafogo. Com bons números na competição, os jogadores acumulam médias de 8,3 e 7,9 rebotes por jogo, respectivamente. Além dessas médias, os dois também são semelhantes em outra função: a de pontuadores.

Ansaloni, por exemplo, tem média de 6,1 rebotes defensivos por partida. No geral, o atleta é a cara do Botafogo: firme na defesa – segunda melhor defesa do campeonato, com média de 74,67 pontos sofridos por partida.

Mas quando é exigido no ataque, o pivô não deixa a desejar. Até aqui, Ansaloni têm surpreendido os torcedores do Botafogo ao assumir o papel de maior pontuador do alvinegro carioca. Com a melhor média de pontos de sua carreira (15,4 pontos de média), o pivô botafoguense se tornou peça chave da equipe montado por Léo Figueiro.

Já no Vasco, o ala/pivô Gemerson tem se destacado na tábua defensiva. Na atual edição do NBB CAIXA, o atleta acumula média de 6.2 rebotes defensivos, o maior dentro do top cinco atletas com mais rebotes na competição.

Além da força defensiva, Gemerson também é líder de pontuação no time vascaíno. Até aqui, o jogador do Gigante da Colina é o cestinha do cruzmaltino, além de ser o sexto maior da atual edição do NBB CAIXA, com média de 17,0 pontos.

Os dois também detém outro título em comum, o de jogadores mais eficientes de suas equipes. Do lado vascaíno, Gemerson está com 17,8 no índice de eficiência; já Ansaloni, com 17,6, liderá o quesito no lado botafoguense.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

Fonte: LNB