Ceará x Vasco tem duelo particular entre Lisca e Alberto Valentim
Domingo, 02/12/2018 - 14:33
Cada um a sua maneira, dois técnicos performáticos à beira do campo disputam uma vaga na Sul-Americana de 2019. Lisca e Alberto Valentim assumiram Ceará e Vasco com a missão de livrar os times da Série B e, se possível, beliscar um lugar na competição internacional. Hoje, às 17h, no Castelão, descobrirão qual dos dois terminará o ano mais feliz.

Lisca, mais folclórico, já pode sorrir. Afinal, garantiu permanência na Série A na rodada passada. De olho na Sul-Americana, a torcida do Ceará prepara grande festa esta tarde — a última vez que o Vozão disputou uma competição internacional foi há oito anos.

Já a Valentim, ainda falta escapar da queda. O Vasco está a um empate da salvação. Se vencer, pode até se garantir na Sul-Americana.

Em comum, eles tentam se firmar no primeiro escalão dos treinadores. Entretanto, a semelhança para por aí. Lisca é um andarilho, são 18 clubes em 11 anos de carreira como técnico dos profissionais e um jeito peculiar de celebrar as vitórias. Valentim não dança e nem corre para abraçar a torcida. Mas, à beira do campo, é um dos técnicos mais enérgicos da Série A. Na função desde a temporada passada, ele pula, grita e gesticula como poucos.

Hoje, a pirotecnia gestual não vai adiantar se o Vasco não resistir à pressão inicial que o Ceará tentará impor no Castelão. Ciente disso, Valentim cogita recorrer novamente ao esquema com três volantes, deixado de lado nas últimas sete rodadas, quando soltou o time atrás das vitórias que evitariam o rebaixamento. Elas não vieram na quantidade que precisava. Agora, pode jogar para segurar o empate. Se conseguir a vitória e a vaga na Sul-Americana, já será lucro.

— É a última chance que nós temos de fazer com que o Vasco esteja entre os grandes, onde é o seu lugar, no ano que vem — lembrou o goleiro Fernando Miguel: — O Vasco já jogou com estádios lotados, sofreu grandes pressões. Então estamos preparados para o que iremos encontrar no Castelão.

Todas as vezes que jogou a Série B, o Vasco enfrentou o Ceará. Em 2019, isso não vai acontecer. O Vozão de Lisca já fez a parte dele. Falta o Vasco de Valentim.



Fonte: Extra Online