Vasco x Botafogo é o clássico estadual com mais gols em 2018
Sexta-feira, 05/10/2018 - 13:51
A chave virou em General Severiano após a eliminação na Sul-Americana, e o alerta segue ligado em São Januário. O momento é de preocupação contra a degola nos dois lados, porém, o que se espera para o Botafogo x Vasco da próxima terça é um duelo de muitos gols. Pelo menos a julgar por 2018.

Em clássicos entre times da Série A, o confronto é de longe o recordista em gols na temporada: foram cinco jogos e 19 gols marcados (média de 3,8 por partida). O placar mais repetido foi o de 3 a 2, um a favor do Botafogo e os outros dois em vitórias cruz-maltinas.

Zé Ricardo e Alberto Valentim foram os treinadores nos cinco confrontos, mas ambos trocaram de lado. Zé pega o Vasco pela primeira vez na condição de botafoguense, e Valentim faz o oposto. Gols nos minutos finais das partidas, viradas aos montes e até título já foi decidido em campo entre os rivais neste ano. Confira abaixo um resumo jogo a jogo.

Botafogo 2x3 Vasco - 18 de março

No primeiro duelo da temporada, o Vasco deu impressão de que poderia sair do Nilton Santos com um placar elástico e foi para o intervalo com 2 a 0 (Riascos e Ríos). Os donos da casa reagiram com Lindoso e Brenner, mas no fim do jogo, aos 38 minutos, Paulinho, principal jogador cruz-maltino, decidiu a parada. A partida foi válida pela última rodada da Taça Rio.

Vasco 2x3 Botafogo - 21 de março

Três dias depois, um encontro no mata-mata e valendo vaga na final da Taça Rio. E emoção de sobra. O Botafogo abriu o placar no início, o Vasco virou rapidamente, e um novo empate aconteceu ainda na primeira etapa. No fim, desta vez aos 39, Igor Rabello, que sofrera com vaias por erro no primeiro gol, consolidou atuação redentora com o gol da classificação - já havia lançado Luiz Fernando no segundo. Comemorou com homenagem a João Paulo, que sofreu grave contusão no jogo anterior.

Botafogo 2x3 Vasco - 1º de abril

Mais um 3x2 consecutivo e com roteiro parecido ao do jogo anterior. Botafogo na frente com três minutos (Renatinho), Vasco vira em curto espaço de tempo (dois de Pikachu), e Brenner consegue o empate ainda na etapa inicial. A diferença é que dessa vez o Cruz-Maltino saiu vencedor, com gol de Ríos, aos 48 do segundo tempo.

Vasco 0x1 Botafogo - 8 de abril

O clássico entre Botafogo e Vasco com menos gols de 2018 foi justamente o mais importante. Com um gol de Carli aos 49 do segundo tempo, o Alvinegro, desacreditado no início do Campeonato Carioca, acabou como campeão após vitória nos pênaltis. Gatito Fernández foi o herói nas penalidades.

Vasco 1x2 Botafogo - 2 de junho

Desta vez em São Januário, o Botafogo não tomou conhecimento do rival e, com 35 minutos, já vencia por 2 a 0 (Kieza e novamente Igor Rabello). No segundo tempo, o Vasco reagiu, diminuiu com Andrey, e o confronto foi equilibrado até o fim. A derrota, porém, fez Zé Ricardo pedir o boné. Após trabalhos consecutivos de forte pressão, pediu demissão por questões pessoais.

Médias de gols nos clássicos entre times da Série A

Clássico Média de gols por jogo

Botafogo x Vasco 19 gols em 5 jogos (3,8)
Bahia x Vitória 9 gols em 3 jogos (3)
Palmeiras x São Paulo 6 gols em 2 jogos (3)
Flamengo x Fluminense 8 gols em 3 jogos (2,66)
Fluminense x Vasco 7 gols em 3 jogos (2,33)
Corinthians x São Paulo 9 gols em 4 jogos (2,25)
Palmeiras x Santos 9 gols em 4 jogos (2,25)
Botafogo x Flamengo 8 gols em 4 jogos (2)
Atlético-PR x Paraná 6 gols em 3 jogos (2)
Corinthians x Santos 4 gols em 2 jogos (2)
Grêmio x Internacional 9 gols em 5 jogos (1,8)
Botafogo x Fluminense 7 gols em 4 jogos (1,75)
Atlético-MG x Cruzeiro 8 gols em 5 jogos (1,6)
Flamengo x Vasco 4 gols em 3 jogos (1,33)
Corinthians x Palmeiras 6 gols em 5 jogos (1,2)
Santos x São Paulo 2 gols em 3 jogos (0,66)



Fonte: GloboEsporte.com