Vasco não perde para o Santos no Maracanã desde o milésimo gol de Pelé, em 1969
Sábado, 01/09/2018 - 05:11
Vasco e Santos entram em campo neste sábado (1º de setembro), em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Visando um grande público, a diretoria cruzmaltina decidiu levar a partida para o Estádio do Maracanã. Além de tentar obter um bom retorno financeiro, os cariocas têm mais um motivo para gostarem da ideia de jogar no ‘Maior do Mundo': o Gigante da Colina possui um ótimo retrospecto contra o Peixe, atuando no principal estádio do país.

Os clubes já atuaram no Maraca em 26 oportunidades, com ampla vantagem para o Cruzmaltino. São 14 vitórias para o Vasco, oito empates e apenas quatro vezes em que o Santos saiu vencedor.

A última partida no ‘Maior do Mundo' em que o Peixe comemorou os três pontos conta o Vasco foi justamente na data do milésimo gol do Pelé. Os times se enfrentaram em novembro de 1969, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, e o Santos venceu de virada, com o Rei do Futebol marcando o gol de número mil na sua carreira. Em cobrança de pênalti aos 33 minutos do segundo tempo, o camisa 10 bateu o goleiro Andrada.

Desde então, algumas outras partidas também foram marcantes para a memória dos torcedores. Em 1999, o Vasco se sagrou campeão do Torneio Rio-São Paulo. Na partida de ida, disputada nos gramados cariocas, o Cruzmaltino venceu por 3 a 1. No jogo da volta, no Morumbi, outra vitória por 2 a 1.

Apesar de não ter perdido desde Pelé, nem tudo foi alegria para os vascaínos. Em 2013, na campanha que terminou com o rebaixamento do clube no Brasileirão, cariocas e santistas empataram por 2 a 2, em partida da 33ª rodada. O mais sentido pelos torcedores cruzmaltinos, no entanto, foi a contusão do ídolo Juninho Pernambucano. O meia se lesionou aos oito minutos de jogo e deixou o campo chorando. A partida foi a última da carreira do ‘Reizinho' no futebol.

Na atual temporada, Vasco e Santos são adversários diretos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Ambos têm 24 pontos em 20 jogos disputados, com o Peixe levando vantagem apenas no saldo de gols.

Fonte: Fox Sports