Basquete: Vasco perde para o Urubu por 93 a 69 pelo Estadual
Sábado, 25/08/2018 - 18:36
Jogando no Tijuca Tênis Clube, o Vasco perdeu para o Flamengo por 93 a 69. Válido pelo 1º turno do Estadual, o jogo foi disputado com torcida única rubro-negra.



Fonte: NETVASCO (texto), Reprodução Internet (foto)


Vasco Basketball 🏀 @BasketballVasco
PLACAR FINAL -
Flamengo 93 x 69 Vasco

1ºQ - 20 x 17
2ºQ - 28 x 16
3ºQ - 26 x 20
4ºQ - 19 x 16

#GiganteDoBasquete #CariocaDeBasquete

PONTUAÇÃO:

Lucão - 14 (Aproveitamento - 87%)
Muldrow - 12 (30%)
Duda - 11 (37%)
Holloway - 10 (30%)
Pilar - 6 ( 60%)
Alexei - 5 (33%)
Vithinho - 5 (33%)
Freelove - 2 (50%)
Lupa - 2 (100%)

REBOTES:

Holloway - 6
Pilar - 6
Muldrow - 5
Vithinho - 3
Alexei - 2
Duda - 2
Lucão - 1
Lupa - 1

ASSISTÊNCIAS:

Vithinho - 8
Duda - 4
Holloway - 4
Muldrow - 3
Pilar - 3
Lucão - 1

TOCOS

Muldrow - 2

TURNOVERS (Erros)

Alexei - 1 (17 min)
Armani - 0 (0 min)
Duda - 2 (21 min)
Freelove - 1 (4 min)
Gemerson - 1 (4 min)
Holloway - 2 (31 min)
Lucão - 0 (30 min)
Lupa - 0 (10 min)
Muldrow - 2 ( 30 min)
Pilar - 1 (13 min)
Rafa Oliveira - 1 (4 min)
Vithinho - 4 (31 min)

Fonte: Twitter Vasco Basketball


Flamengo se impõe, atropela o Vasco e segue líder do estadual de basquete

O Flamengo mostrou nesse sábado que o plano de manter sua hegemonia no basquete carioca segue perfeitamente nos trilhos. Campeão das últimas 12 edições do estadual, o Rubro-Negro da Gávea sentiu dificuldades diante do Vasco no começo, mas soube impor sua superioridade em um Clássico dos Milhões de torcida única no ginásio do Tijuca Tênis Clube. Os grandes destaques do Fla foram Anderson Varejão e Franco Balbi, que carregaram a equipe ofensivamente e somaram juntos 33 pontos na vitória por 93 a 69. O argentino deu show na distribuição de bola, e além dos 16 pontos brilhou com 10 assistências. Deryk Ramos, com 14, e Marquinhos, com 13, também foram decisivos. No Vasco, o destaque foi o pivô Lucas Mariano, com 14 pontos.

- Não sei de estatísticas. Acho que o mais importante foi o placar. De quanto a gente ganhou, como a gente jogou, a intensidade com a qual a gente jogou do início ao fim. É isso que é imporante. É isso que me deixa feliz, e o grupo entendendo e sabendo o que tem que fazer pra ganhar e melhorar a cada jogo - disse Anderson Varejão ao fim da partida, valorizando a evolução na competição.

A partida foi válida pela terceira rodada do primeiro turno da fase de classificação, e a vitória mantém o Flamengo na liderança. Na próxima rodada, terça (28), o Flamengo volta ao ginásio do Tijuca para encarar o Botafogo às 20h, já pela primeira rodada do returno. O Vasco mede forças no mesmo dia às 20h com o Niterói, equipe que inicia sua jornada no esporte profissional, buscando deixar o status de amador.

O jogo

Fla sente dificuldades, mas Marquinhos, Deryk e Franco Balbi comandam "decolagem"

Empurrado por sua torcida logo nos primeiros instantes da partida, o Flamengo começou o clássico mostrando intensidade tanto na defesa quanto no ataque. A boa movimentação de bola também foi uma tônica rubro-negra. O Vasco, no entanto, teve tranquilidade para segurar o ímpeto do adversário e abrir 7 a 2 nos minutos iniciais.

À medida que se recompôs de um início ofensivo errático, o Flamengo equilibrou as ações. O ala Marquinhos puxou a fila, e as bolas começaram a cair. A 24 segudos do fim do quarto inicial, Rafael Mineiro converteu uma importante bola de 3 pontos. E ao fim do primeiro período, o Flamengo vencia por 20 a 17, fazendo a torcida cantar muito alto no ginásio do Tijuca.

Na volta para o segundo período, o Vasco aparentou ter sentido a imposição do adversário. Defensivamente, o time cruzmaltino não se encontrou, e viu o Flamengo deslanchar no placar. Bem postado, o Rubro-Negro fez bom trabalho defensivo, quebrando a linha de passe adversária e gerando pontos fáceis em transição.

Marquinhos seguiu dando as cartas no ataque ao lado do ala-armador Deryk Ramos. Destaque também para o armador argentino Franco Balbi, que distribuiu 5 assistências no primeiro tempo. O time da Gávea também se mostrou ativo nos rebotes, e dessa forma, foi para o vestiário vencendo por 48 a 33 ao fim do primeiro tempo.

Vasco não acompanha o forte ritmo do Rubro-Negro, que deslancha com Varejão

O terceiro período começou com uma queda na intensidade. Franco Balbi manteve a ótima eficiência, ajudando o Flamengo a conservar a vantagem construída nos quartos iniciais. Outro nome que cresceu na partida foi Anderson Varejão. Enérgico perto do aro, o pivô teve um segundo tempo de relevância ofensiva, ajudando sua equipe a minar as chances do Vasco. Ele terminou com 17 pontos.

A superioridade do time vermelho e preto nos rebotes, assim como sua eficiência na transição deu o tom na segunda metade do jogo. No quarto e último período, com o conforto de 74 a 53 no placar, a equipe do técnico Gustavo de Conti apenas administrou sua terceira vitória no estadual. A boa movimentação de bola garantiu consistência ofensiva, e a vitória por 93 a 69 foi confirmada. Com esse resultado, o Flamengo segue na liderança do campeonato, com 6 pontos.

Estreia tímida de David Nesbitt

Além do triunfo sobre o rival, a tarde foi também de estreia para os flamenguistas. O ala-pivô bahamense David Nesbitt, ex-Paulistano, entrou em quadra pela primeira vez com a camisa do Rubro-Negro. Ele teve atuação discreta, no entanto, anotando apenas 5 pontos.

Torcida única no Tijuca Tênis Clube

Por determinação do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), todos os jogos do campeonato serão disputados com apenas a presença dos torcedores do time mandante.

Flamengo: Davi Rossetto, Deryk Ramos, Marquinhos, Olivinha e Anderson Verejão. Entraram: Franco Balbi, Jhonatan Luz, Rafael Mineiro, João Vitor, Pilar, Matheusinho e Camargo. Técnico: Gustavo De Conti.

Vasco: Lucas, Vitinho, Holloway, Henrique Alves e Muldrow III. Entraram: Duda Machado, Gemerson, Luiz Paulo, Rafael, Joshua Freelove e Alexei.

Entenda o formato do carioca de basquete
O Campeonato Carioca masculino de basquete 2018 será disputado em três fases: fase de classificação, seminfinal e final. Na fase de classificação, as equipes jogam todas contra todas, em turno e returno, todas avançando à fase semifinal.

A fase semifinal será disputada em uma série melhor de três partidas, sendo a primeira no ginásio do melhor colocado, a segunda na do pior e a terceira, se necessária, novamente na do melhor colocado, obedecendo ao seguinte cruzamento: 1º x 4º e 2º x 3º. As equipes vencedoras desses confrontos classificam-se à final.

Na grande final, os times decidem o título em uma série melhor de três jogos.



Fonte: GloboEsporte.com