Juvenil: Confira análise dos semifinalistas da Taça BH
Sábado, 28/07/2018 - 10:04
Neste sábado, serão disputadas as semifinais da Taça BH Sub-17. Apenas quatro, das 40 equipes iniciais, sobrevivem, e é certo que um dos finalistas será carioca. Vasco e Fluminense fazem o primeiro jogo às 11h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, palco também do segundo jogo, entre São Paulo e Atlético-MG. Confira, a partir das linhas abaixo, um resumo sobre a campanha de cada equipe.

FLUMINENSE

A boa geração 01/02 do Fluminense ganhou um reforço no terceiro jogo: o atacante Marcos Paulo, que estava com o sub-20, retornou ao sub-17 e em três jogos, marcou quatro gols no torneio, justificando a fama de goleador. João Pedro, que atua pela esquerda, fez outros quatro, e além deles, há várias apostas interessantes, como os volantes Wallace e Martinelli, o zagueiro Davi e o goleiro Marcelo Pitaluga. No banco de reservas, estão os atacantes Miguel e Kaká, ambos com passagens por seleções de base. Para chegar até aqui, o Flu venceu todos os seus jogos, contra AMDH, Figueirense, Ponte Preta, Novorizontino e América-MG. Nos dois últimos, marcou oito gols e sofreu apenas um.

- Nossos jogadores têm se comportado de uma maneira muito profissional durante a competição, que ajuda a desenvolver também o lado social, uma preocupação grande em Xerém. Temos um lema: se você tem uma melhor pessoa, tem um melhor jogador. Sobre o torneio, é de suma importância, bem organizado, conseguimos encontrar escolas de vários lugares do país, o que aumenta o repertório. A única ressalva é que podemos ter campos mais apropriados para o nível da competição, que no geral é muito boa - afirma Eduardo Oliveira, técnico da equipe.

VASCO

Após fazer sete pontos na primeira fase (empatou com o Paraná, derrotou Bahia e Guarani-MG), o Vasco superou o Paraná nas oitavas com uma vitória por 2 a 0 e o forte Internacional nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal. A geração é muito bem vista dentro do clube, que chega a uma semifinal de uma competição sub-17 após dez anos de jejum. A última vez em que isso havia acontecido foi em 2008, na Copa do Brasil da categoria, quando Philippe Coutinho ainda era juvenil. Ofensivamente, o time tem vários destaques: o atacante Talles, artilheiro do time com três gols, é um deles. Vinícius, seu companheiro, é outro, assim como o meia Brendon e os laterais Nathan e Riquelme. No gol, Lucão, goleiro com várias convocações para seleções de base, segura as pontas.

- Estamos bem na competição e perto do nosso sonho. Será um jogo decidido nos detalhes. Todos os duelos do Vasco foram difíceis na competição, passamos por inúmeras situações aqui. É um dos grupos mais concentrados que eu já tive, eles conseguem estar sempre concentrados e isso traz resultados. O Vasco passa por uma reformulação pensando no mais alto nível e estar entre os quatro nesse momento é muito bom para o clube, que só tem a crescer - analisa Celso Martins, treinador da equipe.



SÃO PAULO

Atual bicampeão do torneio, o São Paulo assombrou a todos com a goleada por 5 a 0 em cima do Grêmio na primeira fase. Não satisfeito, aplicou outra goleada nos gaúchos (4 a 0) nas oitavas de final e derrotou o Atlético-PR por 1 a 0 nas quartas. Perdeu o seu camisa 10, Ed Carlos, com uma lesão no ombro, e Lucas Sena, lateral-direito com passagens pela seleção sub-17, expulso. Vitinho, um candidato a destaque do time, está mal no torneio até agora. Mas ainda assim, com tudo isso, a molecada tricolor é favorita para o tri, com destaques como o zagueiro Lucas Fasson, o centroavante Paulinho e o meia Talles, este nascido em 2002.

- Achei o nível técnico do torneio alto, as equipes com bastante qualidade técnica. Jogadores nascidos em 2001 e 2002 com muito potencial, atletas de seleção brasileira. Pudemos ver equipes de outras regiões, de Goiás, Santa Catarina fazendo um bom trabalho. Nossa campanha é muito boa, vemos uma evolução coletiva, melhor ataque, melhor defesa, mas os números não significam nada agora. Precisamos fazer um jogo focado para chegar à final e buscar o tricampeonato - diz Rafael Paiva, técnico do São Paulo.

ATLÉTICO-MG

O Galo é o único semifinalista a já ter perdido um jogo. Foi na fase de grupos, contra o Juventude, por 2 a 1, quando o time já estava classificado e o técnico Leandro Zago rodou o elenco. A estratégia surtiu efeito no mata mata, quando o time derrotou o Flamengo por 2 a 1 e reagiu para empatar com o Santos por 2 a 2 e vencer o duelo das quartas de final nos pênaltis. Se não encanta pela qualidade técnica como o São Paulo, o Atlético-MG tem na dedicação do grupo e nas individualidades de nomes como o volante Neto, o atacante Luís Felipe e o meio-campista Rubens algunmas armas para equilibrar o duelo.

- Vamos enfrentar uma grande equipe, uma geração muito boa, atual bicampeã da competição, mas analisamos todos os jogos do São Paulo e estamos preparados. Um fator que a gente acha que pode ser decisivo é o intervalo de recuperação. Reconhecemos que o adversário tem excelente estrutura e bons profissionais, mas eles irão jogar com uma diferença de 48 horas de um jogo para outro e a gente aposta que será um jogo intenso, pela característica das equipes - afirma Leandro Zago, técnico do Galo sub-17.

Fonte: Blog Na Base da Bola - GloboEsporte.com