Santos estaria interessado no técnico Zé Ricardo
Quinta-feira, 24/05/2018 - 20:25
Após a quarta derrota do Santos em seis jogos, o técnico Jair Ventura está com o cargo ameaçado na Vila Belmiro. O treinador precisa vencer o Real Garcilaso, do Peru, na próxima quinta-feira, na Vila Belmiro, em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América, para se manter empregado.

O UOL Esporte apurou que diversos nomes foram comentados como possível substituto de Jair em reunião do Comitê Gestor do clube paulista na última segunda-feira, mas os preferidos são Abel Braga, do Fluminense, e Zé Ricardo, do Vasco.

O nome de Abel é o predileto do presidente José Carlos Peres, que apesar disso encabeça a turma em defesa de Jair Ventura, argumentando que ele precisa ser testado com a chegada de reforços. A cúpula santista promete quatro novidades na reabertura da janela de transferências internacional no meio ano. A intenção é contratar três jogadores de meio-campo e um atacante.

Peres tem contato direto com Abel Braga, o que facilita uma possível negociação. A experiência do treinador, a facilidade para trabalhar com atletas jovens e até o fato de ter declarado que foi torcedor do Santos na infância, quando assistia ao time no Maracanã, pesam a favor do treinador do Fluminense.

O problema é que Abel Braga tem contrato com o Flu até o fim desta temporada e, no Rio de Janeiro, entende-se que só uma "catástrofe" o tira das Laranjeiras.

Zé Ricardo, por sua vez, agrada bastante a maioria dos dirigentes que pertencem ao Comitê Gestor do clube. Aliás, ele já foi cogitado na Vila antes do acerto com Jair Ventura. O técnico do Vasco sofre um pouco de rejeição por ser jovem e não possuir tanta experiência, assim como Jair.

No entanto, a ala que defende a contratação de Zé Ricardo alega que os seus times – tanto o Vasco, como o Flamengo nas temporadas anteriores – jogam ofensivamente e, mesmo quando não conquista os resultados, a equipe "joga bonito".

A demissão de Jair Ventura divide a diretoria santista. Os dirigentes que ainda apostam em Jair Ventura alegam que o treinador não tem "matéria prima" e, por isso, é preciso ser avaliado somente com o elenco reforçado. Eles acreditam que os reforços chegarão na reabertura da janela de transferências internacional no meio do ano e que o treinador não pode ser cobrado antes disso.

Já o grupo de dirigente que é a favor da demissão de Jair Ventura antes do duelo contra o Real Garcilaso alega que o treinador "perdeu" o grupo e não respeita o DNA ofensivo do Santos. Na visão deles, a equipe santista prioriza o sistema defensivo e sacrifica bastante os seus atacantes: Rodrygo, Sasha e Gabigol.

Após a derrota no clássico contra o São Paulo, Jair Ventura admitiu que corre risco de demissão.

"Eu já temia meu futuro antes de chegar. A vida de técnico sempre está em xeque, faz parte da nossa profissão. O percentual é baixo, mas as classificações foram alcançadas. O Santos junto com outros times está fazendo frente em todos os campeonatos. O melhor percentual do Paulista não foi campeão (Palmeiras), então o aproveitamento não vai te levar aos seus objetivos. O Santos está alcançando seus objetivos", disse.

Fonte: UOL