Juniores: Gabriel Norões e Rafael França falam sobre superação nas carreiras
Sábado, 19/05/2018 - 10:15
Levante a cabeça, amigo, a vida não é tão ruim
No mundo a gente perde
Mas nem sempre o jogo é assim
Pra tudo tem um jeito
E se não teve jeito, ainda não chegou ao fim."

O trecho acima é parte da música Clareou, composta por Serginho Meriti e Rodrigo Leitte e famosa na voz de Xande de Pilares ou de Diogo Nogueira. Mais do que isso, serve de inspiração para time sub-20 do Vasco na busca pelo segundo título seguido do Campeonato Carioca da categoria. Mais do que isso também, serve para contar a história de personagens do Cruz-Maltino.

A do zagueiro Gabriel Norões, por exemplo. Titular hoje, o garoto era capitão da equipe sub-17, mas os dois últimos anos não foram tão simples: sofreu uma fratura em um dedo do pé e uma lesão no ligamento do joelho. Sem jogar, o defensor de 19 anos perdeu espaço e viu companheiros passarem à sua frente.

Mesmo assim, crente de que "um dia a gente perde, mas nem sempre o jogo é assim", Norões foi forte. Em 2018, retomou a vaga na equipe titular. Maduro e consciente de tudo pelo que passou, Norões não esconde que neste sábado, quando a bola rolar, às 16h, no Maracanã, para o clássico contra o Flamengo valendo o título carioca, tudo isso passará pela sua cabeça.

- Perdi duas Taças São Paulo. Consegui dar a volta por cima. Tenho orgulho de falar isso. É muito complicado, porque às vezes você vê o tempo passando na sua frente, pessoas novas vindo tomando seu espaço. Isso é muito complicado, mas não podemos desistir, temos de entregar nas mãos de Deus. Depois do mar revolto, sempre encontramos o que estamos procurando - disse Norões ao GloboEsporte.com, em São Januário.

A história de superação de Norões não serve de motivação apenas para ele, mas para todo o time sub-20 do Vasco. O capitão e volante Rafael França pensa, por exemplo, em quem não é do Rio de Janeiro e mora longe da família. Para eles, o maduro garoto de 20 anos diria: "você já sofreu demais, agora chega."

- Toda história de todos os nossos jogadores coopera para que a gente se uma mais. Temos jogadores que moram longe dos familiares, e abraçamos ainda mais. O Norões passou por tudo isso e tinha família, amigos, imagina quem não é daqui... Cada um com seu problema e sua dificuldade, fazemos um time vitorioso e guerreiro - garante Rafael.

A final deste sábado ganhou ares ainda mais especiais por causa do palco, o Maracanã. Mas Rafael França prefere nem pensar nisso e pede foco aos companheiros.

- Temos de tomar cuidado para que o Maracanã não se torne uma euforia e nos atrapalhe durante a partida. Prefiro que saibamos da importância do palco, mas que foquemos as ações dentro do jogo para sairmos bem dentro da partida - diz Rafael.

Norões também tem o mesmo discurso e prefere não colocar o Maracanã com grande foco para que isso não atrapalhe o Vasco. Admite, também, que a preparação para uma final é diferente.

- Acho que o que muda é o foco mesmo, estar todo treino concentrado querendo evoluir mais. Temos de fazer um bom jogo, mas sempre com alegria, apesar de ser Maracanã e um jogo histórico, por ser Vasco x Flamengo - completou Norões.

No clima da importante final carioca, Rafael França e Norões garantem que não têm dancinha ensaiada em caso de gol, mas já sabem que música vão cantar se o título for para São Januário:

- Clareou! - disseram, juntos, antes de Norões timidamente arriscar soltar a voz como Diogo Nogueira (é essa a versão que eles escutam).



Fonte: GloboEsporte.com