Natação Paralímpica: Conheça o nadador vascaíno Glauber Quintela
Quinta-feira, 22/03/2018 - 06:27
Ser pioneiro é uma raiz, está na essência do Vasco da Gama. Valores como inclusão e respeito também estão no DNA do clube, que diariamente dá exemplos de como reforçá-los junto à sociedade. No Dia Internacional da Síndrome de Down, contamos a história de um talento das piscinas: Glauber Quintela, de 17 anos. O jovem é um dos integrantes da equipe de natação paralímpica do Gigante da Colina, formada no início dos anos 2000.

Morador da cidade de Araruama, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, o garoto chegou ao Almirante no ano passado para integrar a equipe de natação. Portador da Síndrome de Down, Glauber começou a dar as primeiras braçadas ainda na infância por orientação médica e logo se apaixonou pela modalidade. A oportunidade de fazer o que ama num clube da dimensão do Vasco foi bastante comemorada pelo atleta.

- Faço natação desde pequeno e estou muito feliz por ter a chance de treinar aqui. Eu sempre fui vascaíno e falava para a minha mãe que o meu sonho era fazer o que amo em São Januário. Tenho muitos amigos e todos eles me ajudam nos treinos. Gosto de brincar com a professora Lívia, que me trouxe e ensina muita coisa - afirmou Glauber Quintela, que nada os quatro estilos da natação: crawl, costas, borboleta e peito.

Responsável pela vinda de Glauber Quintela para São Januário, a coordenadora de esportes paralímpicos Lívia Prates fez questão de destacar seu poder de superação. Para participar dos treinamentos na Colina Histórica, o garoto precisa perde grande parte do seu dia na estrada. Esse detalhe, entretanto, não o faz diminuir o rendimento nas atividades. O nadador é considerado uma promessa dentro do Vasco.

- Ele é um atleta bastante esforçado e que possui uma força de vontade incrível. Ele mora em Araruama, mas vem sempre duas ou três vezes na semana para treinar aqui no Vasco. É um grande exemplo de superação para nós. Além disso, se trata de um menino que está sempre sorrindo e alegrando o ambiente. O Glauber é querido por todos da equipe - declarou Lívia Prates, coordenadora de esportes paralímpicos do Vasco.



Fonte: Site oficial do Vasco