Chapa de Julio Brant calcula ter 73 votos dos 150 novos conselheiros
Terça-feira, 16/01/2018 - 12:01
A decisão da "Identidade Vasco" de não fazer mais parte da diretoria executiva do Vasco se a chapa "Sempre Vasco Livre", do candidato Julio Brant, assumir o clube deixou os favoritos com um pé atrás. Se o clima era de vitória por causa da maioria entre os novos conselheiros, agora deixa a oposição fazendo contas (veja mais abaixo como eles acreditam estar a divisão do Conselho Deliberativo).

Explica-se: em dezembro, a chapa "Sempre Vasco Livre" venceu a eleição do Vasco (o resultado está sub júdice, mas, sem os votos da urna 7, é favorável à oposição). O passo seguinte, então, será tomado na próxima sexta-feira, quando, em reunião na sede da Lagoa, 150 novos conselheiros serão empossados.

Entre os 150, estão 120 vencedores da eleição do ano passado e 30 da chapa encabeçada por Eurico Miranda. Eles e os 150 conselheiros natos decidirão quem será o presidente do Vasco no próximo triênio. Até este fim de semana, Julio Brant era visto como franco favorito para assumir o posto. Não é mais assim que seus aliados estão vendo.

Um desentendimento nos bastidores, de acordo com pessoas ligadas a Brant, fez uma das principais bases aliadas da chapa declarar que não fará mais parte da diretoria executiva do clube se a "Sempre Vasco Livre" assumir. Apesar disso, a "Identidade Vasco", encabeçada por Roberto Monteiro, disse que apoiará o candidato no Conselho. Ele ainda disse que "estão alimentando maldade onde não tem", sobre a possibilidade de mudar de lado.

Uma prova disso é que Alexandre Campello (da "Identidade Vasco"), pelo menos até agora, segue como o nome para assumir a vice-presidência geral do Vasco no próximo triênio, com Brant no comando. Ou seja, a mudança foi apenas em relação à diretoria executiva, não a cargos políticos. Não significa que Brant perderá a eleição. Aliás, segue sendo o favorito para vencê-la.

Apesar disso, aliados de Brant estão temerosos. Acredita-se, na oposição de Eurico Miranda, que o Conselho na sexta-feira estará dividido assim:

Dos 150 novos conselheiros, cerca de 73 devem apoiar Brant. Os outros 47, já que o grupo de Roberto Monteiro não tem um candidato, estariam indecisos. Por fim, os últimos 30 são aliados de Eurico Miranda.

Decisivo será o lado dos conselheiros natos, que não foram eleitos na última eleição. Aliados de Brant veem eles como uma "incógnita". O maior temor é que o grupo "Identidade Vasco", na última hora, lance um candidato à presidência.

O presidente do Conselho, Luis Fernandes, não soube responder na última segunda-feira se um candidato que não tinha chapa na eleição do ano passado pode disputar o pleito agora. Outras fontes consultadas garantem que é possível: qualquer membro do Conselho que não seja eleito para o Deliberativo ou Fiscal pode apresentar chapa.



Fonte: GloboEsporte.com