Vascaíno Pelé, o Rei do Futebol, completa 77 anos nesta 2ª-feira
Segunda-feira, 23/10/2017 - 08:26


Nesta 6ª-feira, dia 23 de outubro de 2017, Pelé, o vascaíno mais famoso do mundo, está completando 77 anos.

A relação entre o Rei do Futebol e o Club de Regatas Vasco da Gama é bastante conhecida e está muito bem documentada.

O Vasco está na própria origem do apelido "Pelé". Dondinho, o pai do pequeno Edson Arantes do Nascimento, jogava no Vasco da Gama de São Lourenço (MG), time inspirado no homônimo carioca. O goleiro da equipe se chamava Bilé e era o ídolo do menino, que, no entanto, em vez de "Bilé", só conseguia pronunciar... Pelé.



Em junho de 1957, aos 16 anos, Pelé vestiu a camisa do Vasco em 3 amistosos do Combinado Vasco-Santos no Maracanã, marcando 5 gols, sendo um deles contra o Flamengo. Essas atuações fizeram com que ele fosse convocado pela 1ª vez para a Seleção Brasileira. (Para saber mais, clique aqui.)





Em 1965, o Vasco tentou a contratação de Pelé, já reconhecido como o melhor jogador do mundo, para a disputa da 1ª Taça Guanabara. O dinheiro, 100 milhões de cruzeiros (o equivalente hoje a cerca de R$ 1,8 milhão), viria de torcedores ilustres. O Rei não veio, mas o Gigante da Colina conquistou o título. (Para saber mais, clique aqui.)



Dois anos depois, em 1967, aos 26 anos e no auge da carreira, Pelé concedeu uma entrevista ao Museu da Imagem e do Som em que falou claramente: "Meu time de coração mesmo era o Vasco". (Ouça o áudio no player abaixo; para saber mais, clique aqui.)






Em 19 de novembro de 1969, quando já tinha 999 gols no currículo, Pelé teve a chance de marcar o milésimo contra o Vasco no Maracanã, e não a desperdiçou. Assinalou, de pênalti, o tento que entrou para a história do futebol. Logo depois, Pelé vestiu uma camisa do Vasco da Gama com o número 1000 às costas e deu uma volta ao redor do campo. O goleiro do Vasco era o argentino Andrada. O jogo terminou 2 a 1 para o Santos. (Para saber mais, clique aqui.)





Em 1977, em entrevista à TV Cultura, Pelé reafirmou ser torcedor do Vasco: "O time do meu coração sempre foi o Vasco".



Pelé já recebeu diversas homenagens do Vasco. Em 14 de agosto de 1987, por exemplo, foi presenteado com uma flâmula do clube pelo então presidente Antônio Soares Calçada na tribuna de honra de São Januário. O então vice-presidente Eurico Miranda também participou do evento.



Pelé também sempre demonstrou reconhecimento pela luta do Vasco da Gama contra a discriminação racial e social no futebol. Em 2007, por exemplo, na esteira da comemoração do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Rei do Futebol declarou ao LanceTV: "O Vasco é o time que me abriu as portas para o mundo". (Para saber mais, clique aqui.)



A mais recente homenagem do Vasco a Pelé aconteceu em 2011. O Atleta do Século XX foi presenteado com uma camisa cruz-maltina personalizada, número 10, que exibiu com orgulho, declarando à VascoTV: "O Vasquinho está no meu coração aqui, me abriu as portas no início da minha carreira". (Para saber mais, clique aqui.)





Fonte: NETVASCO (texto), Reprodução Internet (fotos), EBC (áudio), Youtube (vídeos)