Há 50 anos, Vasco tentava contratar Pelé para a disputa da 1ª Taça Guanabara; relembre

Segunda-feira, 09/03/2015 - 07:37
comentário(s)

O último episódio da série “Foi Notícia” fala sobre o esporte no Rio. Conforme mostrou o RJTV neste sábado (7), o último ano de Garrincha no Botafogo, a primeira Taça Guanabara, o título estadual do Flamengo e a popularidade das corridas de cavalo se espalhavam pelas manchetes da época.

Há 50 anos, os jornais dedicavam ao turfe um espaço comparável ao do futebol. Seu Dagoberto, com 97 anos, não se separa do seu companheiro, o binóculo. Uma parceria tão antiga, quanto o amor pelas corridas de cavalo. “Inaugurou em 26, eu estava aqui com o meu pai”, disse.

Quando seu Dagoberto já era veterano do jóquei, em 1965, nascia uma nova taça, a Guanabara. Em 2015, 16 clubes lutam por ela. Atualmente, é a primeira fase do Campeonato Carioca, mas no início era bem diferente.

“Não era disputada acoplada com o Campeonato Carioca, era uma competição independente, à parte. Criou-se a Taça Guanabara porque era preciso apontar um representante carioca na Taça do Brasil, que é uma antecessora da Copa do Brasil de hoje”, disse o jornalista João Máximo.

Para ganhar a taça, o Vasco tentou contratar simplesmente o rei Pelé. Um grupo de torcedores ilustres juntou cem milhões de cruzeiros. Atualmente, o equivalente a cerca deR$ 1,8 milhão. “Essa tentativa não deu certo e o Vasco acabou sendo campeão com um centroavante chamado célio”, disse.

O jogo Botafogo e Vasco que decidiu essa primeira taça Guanabara foram 115 mil pessoas no Maracanã. Enquanto o Vasco levava pra casa a primeira taça Guanabara, o Botafogo vivia um momento de transição, de despedida. Em 1965, foi o primeiro sem Nilton Santos e o último ano com Garrincha. Já Garrincha, se despediu do Botafogo como uma sombra do craque de outros tempos.

Naquela época, o grande objeto de desejo dos times era outro. “O campeonato carioca era a principal competição do calendário do Rio de Janeiro. O campeonato era formado por oito times, turno e returno, fim de papo”, disse Máximo.

O Flamengo foi campeão carioca de 1965, o jogo que decidiu o título foi um FlaxFlu. Cinquenta anos depois, as notícias e os ídolos são outros. O que resiste ao tempo no jóquei e no Maracanã é a paixão dos cariocas pelo esporte.

(Clique aqui para assistir ao vídeo)




Fonte: G1