Vasco segue em 8º lugar no ranking digital dos clubes brasileiros
Terça-feira, 19/09/2017 - 12:26
Com o levantamento deste mês, o IBOPE Repucom divulga o desempenho dos clubes de futebol do Brasil nas redes sociais para setembro/2017. O estudo destaca a marca de 19 milhões de inscritos nas redes sociais do Corinthians, fato inédito entre os clubes brasileiros. O vice-líder Flamengo continua sendo o clube com maior crescimento entre os times nacionais em 2017, somando mais de 272 mil novos inscritos somente em agosto – a diferença para o atual líder caiu pela metade em comparação ao último período: faltam cerca de 82 mil inscritos para a primeira posição.

Após o registro de queda no volume de inscritos em suas redes sociais no mês anterior, principalmente em sua página no Facebook, a Chapecoense retoma o crescimento com 82 mil novas inscrições. Os amistosos internacionais do último mês provavelmente contribuíram para recuperar o volume de inscritos em suas redes.

O ranking atual também destaca a retomada da nona posição pelo Cruzeiro. Seu rival de Belo Horizonte, o Atlético Mineiro, que havia conquistado a 9ª posição em julho, agora retorna à 10ª posição no combinado das redes. No entanto, apenas 4 mil inscritos separam as duas equipes e, provavelmente, a rivalidade local trará novos capítulos nas próximas atualizações do ranking digital.

O levantamento destaca, também, o desempenho do Botafogo. O clube carioca registrou no mês anterior seu maior crescimento mensal (3%), somando cerca de 80 mil novos inscritos em suas contas oficiais. Seu índice de crescimento foi o segundo maior entre os clubes da Série A do campeonato brasileiro. Outro destaque é o Figueirense: o clube atingiu a marca de 1 milhão de inscrições em suas plataformas oficiais e é o 20º time do futebol nacional a ostentar tal feito.

Entre os clubes da Série A, destacamos o crescimento de quase 22% no volume de seguidores do Atlético Goianiense. Este crescimento se concentrou, principalmente, na última semana, após a vitória sobre o Corinthians, atual líder do campeonato. O clube goiano somava antes deste jogo um crescimento de 4% perante o mês anterior, mas na última semana agregou mais de 30 mil novas inscrições e registrou seu maior crescimento em 2017.

Veja abaixo o levantamento completo de setembro de 2017:



Fonte: Ibope Repucon