Alex Evangelista, sobre Luis Fabiano: 'Não há previsão de retorno ainda. Se fosse só o menisco, já estaria pronto para jogar'
Sexta-feira, 15/09/2017 - 08:30
Após ser submetido a uma artroscopia no último dia 29, Luis Fabiano ainda não tem previsão para retornar ao time do Vasco. O centroavante está em tratamento e não iniciou o trabalho de recondicionamento no campo. Seu tempo de recuperação será maior do que o considerado normal em casos parecidos com o dele porque, além do menisco, o Fabuloso corrigiu lesões na cartilagem.

Antes do problema no menisco do joelho direito, Luis Fabiano desfalcou o Vasco em sete partidas porque fez tratamento para amenizar dores no quadril, coluna e joelho esquerdo. Após a partida contra o Bahia, o atacante se queixou de dores no joelho direito, e o exame de imagem apontou a necessidade da cirurgia.

- Estamos respeitando o prognóstico do médico (René Abdalla) para a completa recuperação (seis semanas). Quando o joelho foi aberto na cirurgia, foram feitos outros reparos. Todo atleta, por mais novo ou experiente, acaba tendo danos. Ele tinha lesões na cartilagem, aí aproveitou para limpar tudo para que não tenha mais dores. Estamos sendo conservadores. Não há previsão de retorno ainda. Se fosse só o menisco, já estaria pronto para jogar - afirmou o gerente científico Alex Evangelista ao GloboEsporte.com.

Baseado no histórico de outros jogadores que retornaram em 15 dias após artroscopia, o vice de futebol Eurico Brandão, o Euriquinho, afirmou que, caso Luis Fabiano não jogasse contra o Corinthians - o que não vai acontecer -, a recuperação não teria sido boa.

- A cobrança é pertinente. Ele se baseou no protocolo do Caprres para casos de artroscopia. Andrezinho, Anderson Sales, Guiñazu, Jomar... todos voltaram em 13 dias. Mas no caso do Luis precisamos considerar outras coisas que precisam de mais tempo de cicatrização (cartilagem). Achamos que o médico que operou tem razão - disse Alex Evangelista.

Luis Fabiano faz trabalho em dois períodos diariamente no Caprres para se recuperar. Em alguns dias, complementa com mais um período em casa. Enquanto o Fabuloso não tem condições de jogar, Andrés Rios tem sido o escolhido para ser seu substituto.

Oitavo colocado do Campeonato Brasileiro com 31 pontos, o Vasco enfrenta o Corinthians no próximo domingo, às 16h, em São Paulo.



Fonte: GloboEsporte.com