Números mostram Vasco cauteloso na estreia de Zé Ricardo; confira
Segunda-feira, 11/09/2017 - 09:31
Zé Ricardo prometeu uma cara diferente do Vasco. Ela veio, mas não exatamente como se esperava. A estratégia cautelosa funcionou contra o Grêmio, o time conseguiu a vitória, e os números foram diferentes dos últimos dez jogos da equipe no Campeonato Brasileiro. Mas de outra maneira.

Esperava-se um Vasco com mais posse de bola, buscando propor o jogo. Zé reconheceu que optou por um jeito de jogar que não é seu preferido, muito em virtude da força do rival. As estatísticas da partida seguem essa linha: o Vasco foi, sim, diferente – não alterou o estilo de jogo das últimas partidas; pelo contrário, o acentuou e o executou melhor.

Nos cinco quesitos separados pelo GloboEsporte.com e coletados no site FootStats, o Vasco teve números "inferiores" em relação à média de suas últimas 10 partidas: posse de bola, finalizações, desarmes, faltas e posse de bola. Veja na tabela abaixo:



É preciso relativizar: ter menos posse não é necessariamente ruim, tampouco desarmes. As estatísticas, por outro lado, corroboram a estratégia de Zé.

Zé: "Não é a maneira que gosto de jogar"

Com Milton Mendes, o Vasco era montado para marcar forte e sair em contra-ataques. Foi atrapalhado em muitos jogos porque saía atrás no placar e não tinha um plano alternativo. Em sua estreia, Zé se saiu melhor: controlou o ímpeto do Vasco e foi eficiente nos contra-ataques.

- Jogamos de forma humilde, mas muito intensa. Essa não é a maneira que gosto de jogar. Mas, por essa qualidade do Grêmio, sabíamos que eles teriam condição de nos colocar em situação difícil. Por isso que jogamos de uma forma um pouco mais precavida - explicou o treinador após a partida.

A questão, agora, reside nos próximos jogos. Como o Vasco se comportará? Questionado sobre isso na coletiva, Zé Ricardo evitou dar uma resposta definitiva. Por outro lado, deixou claro que o estilo adotado contra o Grêmio não é seu preferido.

O próximo duelo do Vasco é com o Corinthians, no domingo, dia 17, em São Paulo. Contra o líder do campeonato, notabilizado pela força na defesa e nos contra-ataques, será interessante imaginar como o Cruz-Maltino irá se portar para conseguir a vitória.

Fonte: GloboEsporte.com