Há 25 anos, Vasco goleava o Urubu por 4 a 2 com show de Edmundo e Bebeto

Quarta-feira, 29/03/2017 - 23:20
comentários

No dia 29 de março de 1992, num Maracanã com quase 100 mil torcedores, Bebeto e Edmundo brilhavam contra o eterno freguês da Gávea.

Bebeto que fazia sua 99ª partida com a camisa cruzmaltina e marcava seu 50º gol pelo clube, marcou duas vezes, Edmundo – em seu primeiro ano como profissional – deixou sua marca e o volante Flávio fechou o placar.

Recordar é viver !

Essa diferença de qualidade se fez sentir mal o jogo esquentou. Luis Carlos Winck conseguiu esticar uma bola a Bebeto e, numa velocidade incrível, este passou a Edmundo, que joga em perfeita sintonia com o companheiro. Edmundo cortou Gotardo e, da marca do pênalti, bateu forte para deixar o tinte em vantagem.

A partir dai. o Vasco acentuou seu domínio e o Flamengo, aturdido diante da grande categoria do adversário, truncou o jogo, apelando para faltas. O jogo truncado, porém , só serviu para o juiz Aloisio Viug perder o pulso da partida. No lance da falta de Gotardo sobre Bismarck, Bebeto demorou 3 minutos para fazer a cobrança, que resultou no segundo gol, já que a catimba imperou na área rubro-negra.

O futebol corrido, entretanto. apareceu no segundo tempo, quando o Flamengo reagiu e quis tirar a diferença explorando a velocidade na ligação das jogadas, aproveitando que o Vasco se acomodara aparentemente. Nesse período, Marcelinho, que substituíra o defensivo Uidemar, perdeu gol certo por ter pernas curtas. Ele ainda emendou o centro de Luis António, mas Régis estava atento.

Foi numa bola despretensiosa, porém, que o Vasco voltou a crescer no jogo. Charles tinha a bola dominada e fez passe errado, nos pés de Bebeto, que cortou o lateral para dentro e, na saída de Gilmar, chutou colocado, no canto esquerdo do goleiro. O técnico Carlinhos, arriscou tudo a partir dai: colocou Toto no lugar do dispersivo Paulo Nunes. O Vasco, contudo, tinha Bebeto em grande tarde e as jogadas bonitas se sucediam.

Bebeto aparou com forte cabeçada a cobrança de córner, aos 32, mas a rebatida de Gilmar caiu nos pés de Flávio, que acabara de entrar no lugar de Edmundo, e o quarto gol. longe de despachar o adversário, provocou nova reação rubro-negra. Pena que sua envergonhada torcida não tenha visto os dois gols de Luis Antônio, aos 42 e 44 minutos, quando a defesa vascaína, desatenta, facilitou o trabalho.” (Jornal dos Sports – 30/03/1992)

Vasco Da Gama 4 x 2 Flamengo (RJ)
Data: 29/03/1992
Campeonato Brasileiro
Local : Estádio Do Maracanã (Rio De Janeiro – RJ)
Arbitro : Aloísio Viug
Público : 92.962
Gols : Edmundo (Vasco 7/1ºT), Bebeto (Vasco 41/1ºT), Bebeto (Vasco 21/2ºT), Flávio (Vasco 33/2ºT), Luís Antônio (Flamengo 43/2ºT) e Luís Antônio (Flamengo 45/2ºT)
Vasco – Régis, Luís Carlos Winck, Alexandre Torres, Jorge Luís, Eduardo, Luisinho, Geovani, William, Edmundo (Flávio), Bebeto e Bismarck Técnico : Nelsinho Rosa
Flamengo – Gilmar, Charles, Wilson Gottardo, Rogério, Piá, Uidemar (Marcelinho), Júnior, Marquinhos, Zinho, Paulo Nunes (Toto) e Luís AntônioTécnico : Carlinhos





Fonte: História Cruzmaltina