Com menos jogos, Vasco de 2016 iguala Botafogo de 2003 e 2015 em número de derrotas na Série B

Quarta-feira, 05/10/2016 - 10:49
comentários

Em agosto, o Vasco encerrava o primeiro turno da Série B com 68,4% de aproveitamento e sonhando com a melhor campanha da história da competição. Apenas dois meses depois, o desempenho desabou, e o time já sabe que será o grande que mais perdeu na segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

A derrota por 3 a 1 para o Paysandu nesta terça-feira foi a oitava da equipe cruzmaltina em 2016, já igualando o Botafogo, que também perdeu oito vezes em 2015 e 2003. O agravante é que o Vasco alcançou a marca em 29 jogos (com nove ainda a fazer), contra 38 e 35, respectivamente, do rival.

A chave para a queda brusca do Vasco é o péssimo segundo turno. Considerando a Série B apenas a partir da 20ª rodada, o time de Jorginho tem apenas a 12ª campanha do campeonato, atrás, por exemplo, do Goiás, que, em agosto, estava na zona de rebaixamento na tabela de classificação.

Antes disso, o Vasco tinha chances reais de fazer a melhor campanha da história. Ao final do primeiro turno, o time somou 39 pontos, mesma marca obtida pelo Corinthians em 2008. A seu favor, a equipe carioca ainda tinha o fato de ter vencido uma partida a mais que os paulistas - que perderam menos.

Já nos dez jogos que fez no returno, o Vasco só conseguiu três vitórias, com três empates e quatro derrotas. O aproveitamento de 40% é inferior ao do 14º colocado da segunda divisão, em uma marca que deixaria o time cerca de sete pontos acima da primeira equipe que hoje seria rebaixada.

A situação, claro, é menos preocupante que isso, já que o Vasco ainda não tem seu acesso ameaçado, com uma margem de seis pontos para o atual quinto colocado e primeiro time fora do G-4. O alerta, porém, precisa ligado, visto que a derrota para o Paysandu acabou custando a liderança à equipe.

Foi a primeira vez, inclusive, que o Vasco perdeu a dianteira em 2016, posto que era seu desde a primeira rodada, uma marca que nem mesmo o Corinthians de 2008 tinha conseguido. Para tentar recuperar o posto, o time cruzmaltino volta a campo no sábado, contra o Joinville, em Manaus.



Fonte: ESPN.com.br